duvida: geada vs sincelo

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
o meu avô diz-me em noites frias lá em arruda " hoje vai cair geada".
eu sei que a geada nao cai mas sim forma-se a parir de orvalho que congela o que cai é , em noites frias e humidas, sincelo ( particulas de gelo que precipitam).
sendo assim porque é que cobrindo a copa de uma arvore nao se forma geada na arvore (é como um guarda chuva que miraculosamente salva a arvore do gelo):huh: e porque é que o resto da arvore nao morre do frio ( como o plastico só tapa a copa o resto da arvore fica á temperatura ambiente):huh::huh::confused:
no fundo parece mesmo que a geada "cai":unsure: senão a copa ficaria protegida mas o resto da arvore ganharia geada ,á mesma,( visto que está a temperatura ambiente) coisa que nao acontece....
outra coisa é que ás vezes a copa das arvores fica destruida mas outras partes da arvore na lateral ficam intactas dando a ideia que a geada cai mesmo de cima, na vertical...:confused::confused:
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Vivendo longe do campo, e do frio, em Lisboa não tenho muito argumento ou experiência... Mas..
Quanto ao tapar, é como "estar em casa".. É literalmente pôr um tecto por cima da árvore.. E se nas noites frias, o calor é perdido por radiação do solo para a atmosfera sem nuvens, sendo portanto perdido e não recuperado, levando ao arrefecimento.. Ao colocar uma cobertura, é o suficiente para nesse local, parte da radiação perdida pelo solo, ser reflectida para baixo, em vez de totalmente perdida para a atmosfera mais alta.. Ou seja, mesmo a descoberto e com a "temperatura ambiente" a rondar, algum calor é conservado naquele espaço.. ;)

Quanto ao sincelo, nunca presenciei nevoeiro com sincelo.. Não quero pôr "pé na argola", mas o sincelo não é nevoeiro gelado? Em vez da precipitação de cristais minúsculos de gelo (tipo chovisco gelado) como referiste?? Não são cristais a cair e a acumular, mas sim a "agarrar" à volta das superfícies, tal e qual no congelador...
Mas isso o pessoal do NE, esclarece melhor e rapidamente..
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
A Wikipédia diz o seguinte:

Sincelo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Sincelo ou sanceno é um fenómeno meteorológico que acontece em situações de neblina aliado a uma temperatura abaixo de 0ºC e resulta do congelamento das gotas de água em suspensão, quando estas entram em contacto com a superfície. Quando sob uma neblina muito densa, pode produzir o mesmo efeito que uma nevada e ocorrer a precipitação de cristais de gelo em plena neblina, sem haver nuvens no céu. Não deve ser confundido com geada. A película de gelo forma-se em qualquer superfície que contacte com a neblina, dando às folhas e caules das árvores uma aparência vítrea.

Escarcha é uma forma mais branda do sincelo, ocorrendo com uma névoa ou bruma.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Sincelo
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
o meu avô diz-me em noites frias lá em arruda " hoje vai cair geada".
eu sei que a geada nao cai mas sim forma-se a parir de orvalho que congela o que cai é , em noites frias e humidas, sincelo ( particulas de gelo que precipitam).
sendo assim porque é que cobrindo a copa de uma arvore nao se forma geada na arvore (é como um guarda chuva que miraculosamente salva a arvore do gelo):huh: e porque é que o resto da arvore nao morre do frio ( como o plastico só tapa a copa o resto da arvore fica á temperatura ambiente):huh::huh::confused:
no fundo parece mesmo que a geada "cai":unsure: senão a copa ficaria protegida mas o resto da arvore ganharia geada ,á mesma,( visto que está a temperatura ambiente) coisa que nao acontece....
outra coisa é que ás vezes a copa das arvores fica destruida mas outras partes da arvore na lateral ficam intactas dando a ideia que a geada cai mesmo de cima, na vertical...:confused::confused:

Vou explicar um pouquinho de geada:

1. A geada não cai, como referiste e muito bem.

2. A geada forma-se devido ao maior arrefecimento à superfície, imaginemos que numa noite estrelada onde a temperatura ambiente T2m = 2ºC, a temperatura a 2cm de altura será sempre inferior podendo atingir a Temperatura de orvalho (dependendo para tal da %HR), conseguindo-se com as características de reflectividade da superfície (cor,..). Pelo contrário a temperatura a 20m, é sempre umas décimas mais elevada, por se encontrar afastada 20m da superfície. Quando a temperatura à superfície, incluindo folhagens, atinge a temperatura de orvalho (ex: T=-5ºC) a humidade condensa e se for <0ºC congela acumulando.

3. Quando se coloca uma manta "telhado" por cima de uma árvore, o que acontece é que a reflexão do "calor" à superfície, é de novo reflectida para a origem e assim sucessivamente, adiando o arrefecimento. Cria-se como que um efeito de estufa, e é mesmo como que uma "estufa", pois é um escudo para a perda contínua de calor.

4. Outra forma de evitar uma geada leve, é sulfatar (solução de sulfato de cobre) as folhagens das árvores, pelo que o sulfato de cobre ao hidratar-se, impede que se fixe o orvalho, mantém as folhas secas (excicante) mesmo apesar da evapotranspiração natural e continua da planta/árvore.

5. Outra forma de adiar os efeitos de uma geada leve, é fazer uma fogueira (gerando calor como é obvio).

6. Outra forma de adiar os efeitos de uma geada leve, é regar o solo onde estão as árvores e as culturas, pois adicionando água, que como sabem tem um calor específico elevado, estamos dotando o solo de uma grande capacidade calorifica, pelo que o arrefecimento (sem Tamb<0, sem gelar atenção!!) é bem mais dificil de ocorrer, pois terá de diminuir a temperatura da superficie molhada, secá-la ou retirar-lhe o calor latente da água na passagem de 0ºC (fase líquida) para 0ºC (fase sólida).

7. Muitas vezes apenas alguns dos ramos da árvore se "queimam" com o "gelo", isto significa que a própria árvore tem susceptibilidades, pois é nos ramos mais finos que arrefece mais rápido (menos isolados)! Daí muitas vezes ocorrer, nas pontas e no topo ao vento (com temperatura <0ºC).
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
muito obrigado pelas esplicações.:thumbsup::thumbsup::thumbsup:
escarcha é algo que acontece varias vezes nos vales de bucelas e aqui nos vales perto da louriceira onde nevoeiro se junta com temperaturas negativas especialmente em alturas em que há inversao.:thumbsup:
espero que este topico possa esclarecer outros com duvidas relacionadas:thumbsup:
 

vinc7e

Nimbostratus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
1,045
Local
Vila Verde
Vou explicar um pouquinho de geada:



4. Outra forma de evitar uma geada leve, é sulfatar (solução de sulfato de cobre) as folhagens das árvores, pelo que o sulfato de cobre ao hidratar-se, impede que se fixe o orvalho, mantém as folhas secas (excicante) mesmo apesar da evapotranspiração natural e continua da planta/árvore.


Parece-me uma boa ideia ali pr'os meus limoeiros que estão todos queimadinhos :angry:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Na formação dos sincelos as gotículas que constituem o nevoeiro encontram-se em sobrefusão, ou seja, estão no estado liquido apesar dos valores de temperatura inferiores a zero. Quando essas gotículas colidem com uma superfície sólida, sejam ramos, pontas ou arestas, congelam e formam um depósito de gelo branco principalmente nos lados expostos ao vento. Nas áreas mais elevadas podem formar-se grandes depósitos de sincelo quando o vento é forte.

x435


x435
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Na formação dos sincelos as gotículas que constituem o nevoeiro encontram-se em sobrefusão, ou seja, estão no estado liquido apesar dos valores de temperatura inferiores a zero. Quando essas gotículas colidem com uma superfície sólida, sejam ramos, pontas ou arestas, congelam e formam um depósito de gelo branco principalmente nos lados expostos ao vento. Nas áreas mais elevadas podem formar-se grandes depósitos de sincelo quando o vento é forte.

x435


x435



"Uma imagem vale mais que 1000 palavras..."

:thumbsup::thumbsup::thumbsup:







***************
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Na formação dos sincelos as gotículas que constituem o nevoeiro encontram-se em sobrefusão, ou seja, estão no estado liquido apesar dos valores de temperatura inferiores a zero. Quando essas gotículas colidem com uma superfície sólida, sejam ramos, pontas ou arestas, congelam e formam um depósito de gelo branco principalmente nos lados expostos ao vento. Nas áreas mais elevadas podem formar-se grandes depósitos de sincelo quando o vento é forte.

x435


x435

É u fenómeno de extrema beleza...:w00t:

Pena ainda não o ter visto ao vivo!!!:sad: