Boa noite, sou estudante e vou ter terça feira frequência a climatologia e devido a ser trabalhadora estudante faltei a algumas aulas e estou com uma dúvida se alguém entendido me pudesse ajudar agradecia...a minha questão é a seguinte: Um psicómetro registou ás 9h00: -Temperatura termómetro seco: 18C - Temperatura termometro molhado: 14C Tendo por base este valores como efectuo o calculo da humidade relativa do ar? Sei que a formula é: Humidade Relativa=(Pressão actual vapor de agua/pressao de saturação)x100 para este caso tenho uma formula que é: HR= es(Tm) - a(Ts-Tm)/ es(Ts) sendo es- pressao de saturaçao Tm - termometro molhado Ts - Termometro seco o meu problema é nao saber o que signific a letra "a" ...apenas sei que neste caso o seu valor é de 0,67... e como se calcula depois o ponto de orvalho? desde já desculpem e obrigado...
Humidade Relativa = (PV/PS) x 100 (pressão de vapor parcial exercida pelas moléculas de água no ar e a pressão de saturação na mesma temperatura X 100) EDIT: Entendi o que referes, e queres saber como se pode obter a Hr através de termómetros. Um link brasileiro explica isso: http://www.feiradeciencias.com.br/sala02/02_053.asp
Boa noite, também sou estudante e também vou fazer frequência de climatologia na 3a feira. Tinha a mesma duvida, mas agora reparei que não sei calcular a humidade relativa com os seguintes dados: as 6horas da manha foram registadas as temperaturas: temperatura mínima:12ºc temperatura máxima: 14ºc Hr= ? Obrigado e ajudem me pleasee
Eu tenho uns quantos pdf's que te devem resolver essas dúvidas... mas não sei mete-los aqui... acho que não dá...
Ui... caso complicado.. hehehe. Não tens nenhuma tabela onde ir a ver os resto dos dados? no enunciado? tipo umas constantes... ou metodos de evapotraspirações?...
Tenho uma tabela que penso que deve ser para o ea ou es. a minha ideia era fazer a media das duas temperaturas, usar a formula do es=6,108e^(17.27*t / 237+t), e substituir o t pelo valor médio. e assim descobria o es. mas...nao sei... acho que nao está certo
Quase de certeza que leu mal. À mesma hora obviamente não pode ter 2 temperaturas diferentes. De certeza que uma é a Temperatura T(ºC) e a outra é a Temperatura do Ponto de Orvalho Td(ºC). E com essas duas consegue calcular a Humidade relativa, existem várias fórmulas de cálculo diferentes, provavelmente a que terá que usar é a que deu nas aulas.
Pois agarra nos dados da tabela e tenta fazer como estas a dizer... não me lembro mt bem se é assim... E ora bem... o Vince tem razão nisto que esta a dizer...
Eu penso que o enunciado seja mesmo assim. Uma colega teve me a explicar como é que ela fez, só espero é que esteja certo Obrigados pela ajuda.