Dúvida Humidade Relativa

soniamrtns

Cirrus
Registo
4 Fev 2010
Mensagens
1
Local
Coimbra
Boa noite, sou estudante e vou ter terça feira frequência a climatologia e devido a ser trabalhadora estudante faltei a algumas aulas e estou com uma dúvida se alguém entendido me pudesse ajudar agradecia...a minha questão é a seguinte:

Um psicómetro registou ás 9h00:
-Temperatura termómetro seco: 18C
- Temperatura termometro molhado: 14C

Tendo por base este valores como efectuo o calculo da humidade relativa do ar? Sei que a formula é: Humidade Relativa=(Pressão actual vapor de agua/pressao de saturação)x100

para este caso tenho uma formula que é:

HR= es(Tm) - a(Ts-Tm)/ es(Ts)

sendo
es- pressao de saturaçao
Tm - termometro molhado
Ts - Termometro seco

o meu problema é nao saber o que signific a letra "a" ...apenas sei que neste caso o seu valor é de 0,67...

e como se calcula depois o ponto de orvalho?

desde já desculpem e obrigado...
 


Kati

Cirrus
Registo
25 Jul 2010
Mensagens
4
Local
coimbra
Boa noite, também sou estudante e também vou fazer frequência de climatologia na 3a feira. Tinha a mesma duvida, mas agora reparei que não sei calcular a humidade relativa com os seguintes dados:

as 6horas da manha foram registadas as temperaturas:
temperatura mínima:12ºc
temperatura máxima: 14ºc
Hr= ?

Obrigado e ajudem me pleasee :)
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Boa noite, também sou estudante e também vou fazer frequência de climatologia na 3a feira. Tinha a mesma duvida, mas agora reparei que não sei calcular a humidade relativa com os seguintes dados:

as 6horas da manha foram registadas as temperaturas:
temperatura mínima:12ºc
temperatura máxima: 14ºc
Hr= ?

Obrigado e ajudem me pleasee :)

Não faltam por ai dados?... É que so com as temperaturas não dá...
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
No enunciado so dava estes dados, por isso é que estou meia confusa :S

Ui... caso complicado.. hehehe. Não tens nenhuma tabela onde ir a ver os resto dos dados? no enunciado? tipo umas constantes... ou metodos de evapotraspirações?... :huh:
 

Kati

Cirrus
Registo
25 Jul 2010
Mensagens
4
Local
coimbra
Tenho uma tabela que penso que deve ser para o ea ou es.

a minha ideia era fazer a media das duas temperaturas, usar a formula do es=6,108e^(17.27*t / 237+t), e substituir o t pelo valor médio. e assim descobria o es.


mas...nao sei... acho que nao está certo :huh:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
as 6horas da manha foram registadas as temperaturas:
temperatura mínima:12ºc
temperatura máxima: 14ºc
Hr= ?


Quase de certeza que leu mal. À mesma hora obviamente não pode ter 2 temperaturas diferentes. De certeza que uma é a Temperatura T(ºC) e a outra é a Temperatura do Ponto de Orvalho Td(ºC).

E com essas duas consegue calcular a Humidade relativa, existem várias fórmulas de cálculo diferentes, provavelmente a que terá que usar é a que deu nas aulas.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Tenho uma tabela que penso que deve ser para o ea ou es.

a minha ideia era fazer a media das duas temperaturas, usar a formula do es=6,108e^(17.27*t / 237+t), e substituir o t pelo valor médio. e assim descobria o es.


mas...nao sei... acho que nao está certo :huh:

Pois agarra nos dados da tabela e tenta fazer como estas a dizer... não me lembro mt bem se é assim... :huh:

E ora bem... o Vince tem razão nisto que esta a dizer...
 

Kati

Cirrus
Registo
25 Jul 2010
Mensagens
4
Local
coimbra
Eu penso que o enunciado seja mesmo assim. Uma colega teve me a explicar como é que ela fez, só espero é que esteja certo :p

Obrigados pela ajuda.