Boas, sou novo aqui no forum. Gostava de saber em termos de qualidade qual a melhor central e porquê:
Oregon WMR100N ou Lacrosse WS3650IT
também gostava de saber se estas centrais permitem alem do Wireless ligação por cabo entre sensores e central.
Obrigado,
Nelson
Apesar das supostas superiores características da La Crosse WS3650IT, nomeadamente no que respeita à resolução do pluviómetro; de 0,5mm, a Oregon é sempre superior à La Crosse, na minha opinião.
A começar pela recepção de sinal, que nas La Crosse costuma ser má e, quando ligadas por fios (a opção alternativa ao wireless) costuma haver problemas na leitura dos dados, pois os fios partem-se facilmente e, mesmo enrolados, causam deturpações no envio de dados para as respectivas consolas.
Para além do mais, as La Crosse facilmente se avariam e apresentam, regra geral, uma durabilidade bastante fraca. Qualquer avaria se resume, praticamente, a um sensor novo, com a substituição do antigo e é frequente haver problemas nestes.
Como qualquer outra estação, é necessário instalar o termo-higrómetro dentro de um abrigo, normalmente um radiation shield, para que as leituras sejam o mais correctas possível, mas esta marca de estações apresenta uma certa tendência para apresentar mínimas bastante baixas e tendências de humidade inversas às reais, ou seja, facilmente um termo-higrómetro se descalibra e começa a apresentar níveis de humidade muito baixos quando na realidade são altos e, apresentam tendência de subida da humidade quando, na realidade, esta apresenta uma tendência de descida. São tendências relativamente vulgares nos sensores da La Crosse. Isto para não falar que, o anemómetro que vem normalmente nesta série é de ventoinha, que é um anemómetro menos sensível e fiável do que os de conchas. Se adquirires a série WS3650 terás de comprar um anemómetro de conchas à parte e deixar o original guardado, o que só por si representa uma despesa extra e um desperdício de material.
Já as Oregon apresentam uma maior versatilidade, durabilidade e fiabilidade no que respeita aos sensores, mas o termo-higrómetro não dispensa também a protecção de um radiation shield, abrigo mais comummente utilizado.
A WMR100N da Oregon permite a colocação do mesmo dentro de um abrigo e apresenta um sinal mais forte do que as La Crosse, assim como a qualidade e fiabilidade dos próprios sensores. Neste caso, apenas existe a versão wireless, que é a mais vantajosa (não entendo o porquê de quereres ligação por cabo).
Tens ainda, neste caso, a opção de, por mais cerca de 50 €, adquirires um sensor para a medição da radiação UV.
Tens assim uma estação mais equilibrada e barata, mas de qualidade superior, na minha opinião, pois prefiro a Oregon à La Crosse pelas razões que enunciei em cima.