Duvida, Oregon ou Lacrosse

xelect75

Cirrus
Registo
25 Ago 2009
Mensagens
13
Local
Aveiro
Boas, sou novo aqui no forum. Gostava de saber em termos de qualidade qual a melhor central e porquê:

Oregon WMR100N ou Lacrosse WS3650IT

também gostava de saber se estas centrais permitem alem do Wireless ligação por cabo entre sensores e central.

Obrigado,
Nelson
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Boas, sou novo aqui no forum. Gostava de saber em termos de qualidade qual a melhor central e porquê:

Oregon WMR100N ou Lacrosse WS3650IT

também gostava de saber se estas centrais permitem alem do Wireless ligação por cabo entre sensores e central.

Obrigado,
Nelson

Apesar das supostas superiores características da La Crosse WS3650IT, nomeadamente no que respeita à resolução do pluviómetro; de 0,5mm, a Oregon é sempre superior à La Crosse, na minha opinião.

A começar pela recepção de sinal, que nas La Crosse costuma ser má e, quando ligadas por fios (a opção alternativa ao wireless) costuma haver problemas na leitura dos dados, pois os fios partem-se facilmente e, mesmo enrolados, causam deturpações no envio de dados para as respectivas consolas.

Para além do mais, as La Crosse facilmente se avariam e apresentam, regra geral, uma durabilidade bastante fraca. Qualquer avaria se resume, praticamente, a um sensor novo, com a substituição do antigo e é frequente haver problemas nestes.

Como qualquer outra estação, é necessário instalar o termo-higrómetro dentro de um abrigo, normalmente um radiation shield, para que as leituras sejam o mais correctas possível, mas esta marca de estações apresenta uma certa tendência para apresentar mínimas bastante baixas e tendências de humidade inversas às reais, ou seja, facilmente um termo-higrómetro se descalibra e começa a apresentar níveis de humidade muito baixos quando na realidade são altos e, apresentam tendência de subida da humidade quando, na realidade, esta apresenta uma tendência de descida. São tendências relativamente vulgares nos sensores da La Crosse. Isto para não falar que, o anemómetro que vem normalmente nesta série é de ventoinha, que é um anemómetro menos sensível e fiável do que os de conchas. Se adquirires a série WS3650 terás de comprar um anemómetro de conchas à parte e deixar o original guardado, o que só por si representa uma despesa extra e um desperdício de material.

Já as Oregon apresentam uma maior versatilidade, durabilidade e fiabilidade no que respeita aos sensores, mas o termo-higrómetro não dispensa também a protecção de um radiation shield, abrigo mais comummente utilizado.

A WMR100N da Oregon permite a colocação do mesmo dentro de um abrigo e apresenta um sinal mais forte do que as La Crosse, assim como a qualidade e fiabilidade dos próprios sensores. Neste caso, apenas existe a versão wireless, que é a mais vantajosa (não entendo o porquê de quereres ligação por cabo).

Tens ainda, neste caso, a opção de, por mais cerca de 50 €, adquirires um sensor para a medição da radiação UV.

Tens assim uma estação mais equilibrada e barata, mas de qualidade superior, na minha opinião, pois prefiro a Oregon à La Crosse pelas razões que enunciei em cima.
 

xelect75

Cirrus
Registo
25 Ago 2009
Mensagens
13
Local
Aveiro
Desde já o meu obrigado pela resposta.
Também tenho visto pela net uma central da Oregon WMR968, penso que só vindo dos states, qual é a tua opinião?
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Desde já o meu obrigado pela resposta.
Também tenho visto pela net uma central da Oregon WMR968, penso que só vindo dos states, qual é a tua opinião?

A única vantagem clara da WMR968/928NX é a consola com ecrã tactil, porque a nível de funções e aproveitamento de recursos, no que respeita à análise de dados recolhidos é similar.

O preço acaba por ser bastante superior ao da WMR100N e tem de vir dos EUA, pois não se vendem em Portugal.

É preferível, neste momento, adquirir a WMR100N, pois a WMR968/928NX foi lançada há já vários anos e agora há várias estações à sua altura, a nível de recolha de dados, como a WMR100N e com preços mais acessíveis, para não referir a facilidade com que se compra uma WMR100N, que é muito superior à outra, pois esta vende-se em Portugal, em lojas várias, como a Media Markt e mais do mesmo ramo.

Não sei por quanto mais tempo a Oregon continuará a vender a WMR968/928NX.
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Desculpa discordar de ti Daniel, mas ja tive duas estações Meterologicas LaCrosse e nunca tive nenhum problema que descreveste...Pelo contrario....principalmente a nivel de sinal e sensores nunca falhou e ja levaram com temperaturas de -5ºC , estou na Beira Alta, os extremos sao o prato do dia aqui....
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Desculpa discordar de ti Daniel, mas ja tive duas estações Meterologicas LaCrosse e nunca tive nenhum problema que descreveste...Pelo contrario....principalmente a nivel de sinal e sensores nunca falhou e ja levaram com temperaturas de -5ºC , estou na Beira Alta, os extremos sao o prato do dia aqui....

Para analisares isso terias de ter outra estação de uma marca diferente e analisar as diferenças. Para além de que as avarias surgem mais depressa quando não se tem abrigos. Tinhas um abrigo, ou não ?

Qual era a distância entre o sensor e a consola, no teu caso ?

Eu falo de forma geral dos pontos negativos delas, e não de forma absoluta.
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Ola Daniel

Sensor apenas abrigado pela "capota" que veio de origem, esta estação este ano levou com umas excelentes geadas, neve, chuva.

Esta a uns 80 Metros da consola presa a um mastro virada em sentido contrario.

Envia dados de 4s em 4s. A anterior tambem foi excelente apenas a troquei porque nao tinha anemometro nem pluviometro.

Não estou a querer comparar com outras marcas, apenas posso dizer que estas até à data funcionaram excelente. Aliás o higrometro parece-me mais fiavel que as oregon, isto comparando com duas... No meu serviço temos uma Oregon wmr 200 e outro colega tem uma oregon e ambas sao menos rigorosas com a % de humidade normalmente mostram valores mais baixos.

No entanto nao estou a comparar marcas, mais uma vez acho que ambas sao equiparaveis !

:)
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
É apenas uma opinião...

Eu já tive uma La Crosse. Nada tão sofisticado como essas, mas seja como for, chegava a ter um défice na temperatura de 3ºC (ás vezes por excesso, outras por defeito).
Na altura cheguei a procurar o que levava o sensor a fazer isso etc... e vi mais pessoas (penso que num fórum espanhol), já não me recordo bem onde, a queixar-se de problemas parecidos.


PS: O que disse em cima, não significa que vá acontecer com a tua! Há sempre um conjunto de factores que levam a problemas assim...


Espero ter ajudado.


Abraço:thumbsup:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Eu já tive uma La Crosse. Nada tão sofisticado como essas, mas seja como for, chegava a ter um défice na temperatura de 3ºC (ás vezes por excesso, outras por defeito).

Sim, foi isso que referi em cima. Vi várias La Crosse a fazer isso, embora não com essa diferença tão abismal.

Tendencialmente as mínimas são normalmente mais baixas que as reais, de forma exagerada, na casa de 1 ºC, podendo ser mais, e as máximas são ela por ela, sendo que por vezes até são mais altas.

Mas isso é relativo a determinados modelos da La Crosse, a série WS3650 está menos susceptível a isso, mas é apenas uma tendência da marca para apresentar estes desvios.

A Oregon também avaria com alguma facilidade o higrómetro, tal como disse o Mago, começando a mostrar valores de humidade cada vez mais baixos ao longo do tempo, geralmente cerca de 15 % inferiores ao real. Mas este tipo de avarias nos termo-higrómetros da Oregon só costumam ocorrer quando os sensores não são protegidos dentro de abrigos. Se forem bem cuidados, estes problemas surgirão muito mais tarde e os sensores irão ter uma durabilidade bastante superior.
 

xelect75

Cirrus
Registo
25 Ago 2009
Mensagens
13
Local
Aveiro
ok, mas o que eu queria saber é a vossa opinião entre os 2 modelos que referi.
os sensores vão ser instalados num mastro ao pé dos anexos, ficando a 10 metros do inicio da casa(primeira parede).
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
ok, mas o que eu queria saber é a vossa opinião entre os 2 modelos que referi.
os sensores vão ser instalados num mastro ao pé dos anexos, ficando a 10 metros do inicio da casa(primeira parede).

Eu recomendo a Oregon, pelos vários factores enunciados inspira-me mais confiança. Não deixa de ser uma opinião pessoal.

Se pudesses comprar uma Davis tanto melhor, é plug'n'play sem necessidade de RS e não há nenhum dos defeitos descritos acima a apontar. Problema? o preço....E existe a versão por cabo que sempre é mais barata.
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
olá Mago qual é o modelo da Lacrosse que tens? está ligado por wireless?

Ws1600, nao tem ligaçao ao PC. para o que preciso chega perfeitamente, comparo dados com a estação do IM que fica a uns 300 mts em linha de vista, nao foge muito, e com outro colega com oregon , e com a que esta no meu serviço oregon wrm 200, tambem nao foge muito.

Mas tambem acho que partilho o que ja se disse aqui... quem quiser apostar a sério...acho que a Davis tem patamares de rigor e qualidade superiores.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Mas tambem acho que partilho o que ja se disse aqui... quem quiser apostar a sério...acho que a Davis tem patamares de rigor e qualidade superiores.

Nem mais. ;)

Ninguém se arrependerá de a comprar, nem pelo preço, pois a nível de funções, fiabilidade e durabilidade vence as restantes com distinção.

Facilmente chegam aos 20 anos, com uma ou outra substituição pelo caminho, normalmente os anemómetros, que costumam durar, em média, cerca de 8 anos cada um em condições normais, mas que são sempre substituíveis; o ponto normalmente mais fraco na Davis, mas ainda assim uma durabilidade bem acima da média.

São as melhores estações amadoras do mercado, mas num patamar de preços já um pouco superior.