Duvida!

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Tenho tido uma duvida ao fim de uns tempos em que se calhar voces sabem-me dizer...

Como posso eu converter neve em mm de precipitação acumulada?

Ex: Se neva cerca de 10cm como o pluviometro mede a quantidade de 'agua' caida??

:thumbsup:
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
]ToRnAdO[;114432 disse:
Tenho tido uma duvida ao fim de uns tempos em que se calhar voces sabem-me dizer...

Como posso eu converter neve em mm de precipitação acumulada?

Ex: Se neva cerca de 10cm como o pluviometro mede a quantidade de 'agua' caida??

:thumbsup:

Há uns dias o Brigantia fez a mesma questão no Seg.Especial Entrada Fria - 5 a 11 Janeiro 2009

As respostas foram as seguintes: ;)

Boas,

Gostava que alguém me explicasse como é possível a minha estação apenas ter recolhido 1mm nos dois últimos dias e ter tido uma acumulação de neve de 2/3cm.

Já estive a ver os dados da estação do Fil e também registou muito pouca precipitação e penso que na zona dele a acumulação foi ainda maior...

Qual será então a relação entre a quantidade de precipitação e a acumulação de neve?
Claro que ontem como as temperaturas eram muito baixas acumulava tudo...

Desde já obrigado a quem se dispuser a esclarecer:)

Tenho ideia que para medir correctamente a precipitação na forma de neve que o pluviometro tem que ser especial, com uma pequena resistência que aquece ligeiramente o receptáculo e vai ajudando a derreter a neve.

Tenho ideia que cada centímetro de neve, corresponde a mais ou menos 1mm de água. Mas acho que isso varia muito com o floco de neve em si. Se é muito denso ou não.

Agora, o que pode acontecer, é que à medida que a neve comece a derreter, e caso a humidade seja baixa, a neve pode acabar por evaporar ao invés de derreter e ser recolhida pelo pluviometro.

A percentagem de evaporação deverá ser tanto maior, quanto mais mais lento for o processo de derretimento. Se calhar com 1ºC e humidade nos 45%, a maioria da neve acaba por evaporar ao invés de derreter e escorrer em água.

Digo eu...:unsure:


A densidade da neve pode variar bastante, mas quando é seca a neve fresca pode ter uma densidade de apenas 5%. Neste episódio a neve foi bastante seca e acumulou tudo o que caiu. Dessa forma, 1mm de precipitação corresponderia a 2cm de neve, mas aqui acumulou mais do que isso.
 

ALBIMETEO

Furacão
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
20,960
Local
CASTELO BRANCO (382m)
Há dias na TVE na apresentação do EL TIEMPO não falho nenhum dia há mais de trinta anos que vejo o tempo,a apresentadora disse para converter a neve em mm é tirar a neve que acumula no pluviómetro até ao cimo e depois deitá-la para um recipiente até derreter e depois é fazer a medição,mas ha maioria da rapaziada o penico está lá nas alturas como é o meu caso.:thumbsup:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Pois, neve é água, parece-me óbvio que a resposta da medida em mm de precipitação é simplesmente pegar na neve caída no pluviómetro e derretê-la! :D

Agora claro surgem os problemas de evaporação, perda, ou mesmo da forma do pluviómetro recolher fielmente a neve caída por metro quadrado.. Aí deve haver muito por discutir.. Parece-me complexo..

A outra questão claro é distinta, do volume.. Depende da densidade e forma da neve claro, e sim como disseram também sempre ouvi que em termos "médios" 1mm de chuva dá mais ou menos 1cm de neve em altura..
 

rossby

Cumulus
Registo
10 Mar 2007
Mensagens
159
Local
Ponta Delgada - São Miguel