Duvida!

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Local
Vila Real de Sto António
Tenho tido uma duvida ao fim de uns tempos em que se calhar voces sabem-me dizer...

Como posso eu converter neve em mm de precipitação acumulada?

Ex: Se neva cerca de 10cm como o pluviometro mede a quantidade de 'agua' caida??

:thumbsup:

]ToRnAdO[;114432 disse:
Tenho tido uma duvida ao fim de uns tempos em que se calhar voces sabem-me dizer...

Como posso eu converter neve em mm de precipitação acumulada?

Ex: Se neva cerca de 10cm como o pluviometro mede a quantidade de 'agua' caida??

:thumbsup:

Há uns dias o Brigantia fez a mesma questão no Seg.Especial Entrada Fria - 5 a 11 Janeiro 2009

As respostas foram as seguintes: ;)

Boas,

Gostava que alguém me explicasse como é possível a minha estação apenas ter recolhido 1mm nos dois últimos dias e ter tido uma acumulação de neve de 2/3cm.

Já estive a ver os dados da estação do Fil e também registou muito pouca precipitação e penso que na zona dele a acumulação foi ainda maior...

Qual será então a relação entre a quantidade de precipitação e a acumulação de neve?
Claro que ontem como as temperaturas eram muito baixas acumulava tudo...

Desde já obrigado a quem se dispuser a esclarecer:)

Tenho ideia que para medir correctamente a precipitação na forma de neve que o pluviometro tem que ser especial, com uma pequena resistência que aquece ligeiramente o receptáculo e vai ajudando a derreter a neve.

Tenho ideia que cada centímetro de neve, corresponde a mais ou menos 1mm de água. Mas acho que isso varia muito com o floco de neve em si. Se é muito denso ou não.

Agora, o que pode acontecer, é que à medida que a neve comece a derreter, e caso a humidade seja baixa, a neve pode acabar por evaporar ao invés de derreter e ser recolhida pelo pluviometro.

A percentagem de evaporação deverá ser tanto maior, quanto mais mais lento for o processo de derretimento. Se calhar com 1ºC e humidade nos 45%, a maioria da neve acaba por evaporar ao invés de derreter e escorrer em água.

Digo eu...:unsure:

A densidade da neve pode variar bastante, mas quando é seca a neve fresca pode ter uma densidade de apenas 5%. Neste episódio a neve foi bastante seca e acumulou tudo o que caiu. Dessa forma, 1mm de precipitação corresponderia a 2cm de neve, mas aqui acumulou mais do que isso.

Há dias na TVE na apresentação do EL TIEMPO não falho nenhum dia há mais de trinta anos que vejo o tempo,a apresentadora disse para converter a neve em mm é tirar a neve que acumula no pluviómetro até ao cimo e depois deitá-la para um recipiente até derreter e depois é fazer a medição,mas ha maioria da rapaziada o penico está lá nas alturas como é o meu caso.:thumbsup:

Pois, neve é água, parece-me óbvio que a resposta da medida em mm de precipitação é simplesmente pegar na neve caída no pluviómetro e derretê-la! :D

Agora claro surgem os problemas de evaporação, perda, ou mesmo da forma do pluviómetro recolher fielmente a neve caída por metro quadrado.. Aí deve haver muito por discutir.. Parece-me complexo..

A outra questão claro é distinta, do volume.. Depende da densidade e forma da neve claro, e sim como disseram também sempre ouvi que em termos "médios" 1mm de chuva dá mais ou menos 1cm de neve em altura..