E agora o que se seguirá até final do ano?

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
É uma questão muito interessante.

Quando temos uma situação de bloqueio, independentemente da localização do anticiclone, a Península Ibérica pode apresentar, por vezes, um cento anticiclónico secundário que talvez se deva ao arrefecimento nocturno.

Nem sempre os valores mais baixos de temperatura se devem apenas à advecção de massas de ar. No Inverno passado, os dias mais frios, aqui na região, ocorreram em Dezembro com uma iso a 850hPa de +5ºC e com um pequeno centro anticiclónico na Península.
Noutros Invernos, os dias com temperatura mais baixa, nomeadamente nos valores máximos, costumam ocorrer nessas circunstâncias. No início de Janeiro de 2000 ocorreu também uma situação semelhante.

nao vas tao longe, basta ir ao f-d-s passado para uma situaçao como disseste de minimos fantasticos sem frio em altitude
:D
qtos as maximas mais baixas imagino que refiras especialmente aos dias de sincelo ai em tras-os-montes? :)
 


adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
319
Local
Lumiar
thickness.gif

Thickness lines
Pressure decreases with altitude, and thickness measures the difference in height between two standard pressure levels in the atmosphere. It is proportional to the mean temperature of this layer of air, so is a useful way of describing the temperature of an airmass.
Weather charts commonly show contour lines of 1,000-500 hPa thickness, which represent the depth (in decametres, where 1 dam = 10 m) of the layer between the 1,000 hPa and 500 hPa pressure levels. Cold, polar air has low thickness, and values of 528 dam or less frequently bring snow to the UK. Conversely, warm, tropical air has high thickness, and values in excess of 564 dam across the UK often indicate a heatwave.
FSXX00T_60.jpg

http://www.metoffice.gov.uk/weather/charts/FSXX00T_60.jpg

Para ilustrar melhor a questão que coloquei acima e a previsão do metoffice para o fim-de-semana ;)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
nao vas tao longe, basta ir ao f-d-s passado para uma situaçao como disseste de minimos fantasticos sem frio em altitude
:D

Exactamente :D

qtos as maximas mais baixas imagino que refiras especialmente aos dias de sincelo ai em tras-os-montes? :)

Sim, e quando acontece em Trás-os-Montes e Beira Interior, acontece também no interior de Espanha (tanto na bacia do Douro como na do Ebro).
 

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
319
Local
Lumiar
nao percebi mt bem onde queres chegar com a figura adiabatico.. da-me umas luzes sff :)

Queria perceber melhor a questão da espessura das camadas entre 1000hpa e 500hpa (descrita no texto). Também é um bocadinho de preguiça, consigo perceber que quanto menor for a espesssura, maior será o gradiente de pressão e, por conseguinte, mais instável se torna a massa de ar... Verdade? São uns saltos muito grandes aqui, de conceitos que não detenho. Presumo que há um gradiente de pressão que varia com a altitude, uma vez que lhe fazem referência (é verdade, as cabines dos aviões são pressurizadas ;) e lá anularam os recordes do mundo da cidade do México em 19... e não sei quantos ;) também se fala do ar rarefeito das montanhas). É disto que estamos a falar? Existem movimentos constantes de ar, causados por este gradiente, mesmo quando há estabilidade na atmosfera? Que relação é que existe com a temperatura à superfície, enunciada (mas não explicada) no texto em inglês?

A carta era só para situar a questão :D
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
1000 hPa mais ou menos o valor médio da pressão atmosférica ao nível do mar (1013 hPa)
500 hPa mais ou menos a pressão atmosférica a 5500 metros de altitude (550 dam).

O ar frio é menos espesso, por isso podemos ter os 500 hPa a 528 dam (só a 5280 metros)
Com o ar quente sucede o inverso. 500 hPa a 560 dam, ou seja 5600 metros.

Segundo a figura, para o Reino Unido:
528 dam pode indicar uma situação de neve ao nível do mar.
560 dam pode corresponder a uma onda de calor.