Ébola.

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
A Organização Mundial de Saúde alertou hoje que a situação pode agravar-se nas próximas semanas antecipando que deixaremos de ter mil novos doentes para termos 10 mil a cada semana.

http://www.publico.pt/mundo/noticia...os-ue-discute-controlo-nas-fronteiras-1672825

Relatório da OMS de março deste ano com 112 casos confirmados e 70 mortes na Guiné, 3 mortos na Libéria e 2 na Serra Leoa e onde se alertava já para a rápida propagação da doença.

http://www.afro.who.int/en/clusters...ebola-virus-disease-guinea-30-march-2014.html
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Desculpem o que vou dizer ....

Mas apresta-se para aparecer uma nova paranoia na sociedade, a paranoia do Ébola !

Dentro de semanas arriscamo-nos a chegar ao ponto em colocar em isolamento pessoas a se queixarem-se de febre e afins !

PS: Já agora vamos abater pessoas como abateram o pobre animal da auxiliar de enfermagem em Espanha ?
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Não me choca nada isolar pessoas. A doença tem uma mortalidade de 65% dos casos.
Febre e afins são sintomas da doença se associados com ter estado nos países afectados.

A Nigéria teve casos de Ébola importados e conseguiu isolar o problema.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sim ...
Pois o fulano A teve na Nigéria contraiu Ébola, veio para Espanha, falou com fulano B que contactou fulano C que é amigo de fulano D com quem almoçou, que foi visitar fulano E, F, H ...
No meio disto fulano E queixa-se de febre ....
Resultado fica tudo de quarentena !

Vamo-nos deixar de paranóias, Ébola não se transmite por ar, mas através de sangue infectado, e por isso a maior parte dos infectados são enfermeiros, auxiliares e médicos !
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Todos os anos morrem milhares de pessoas com malária e já nem é notícia, porque haveremos de estar com tanto alarido com o ébola? É uma doença grave, ninguém dúvida, mas há tantas outras doenças por aí que não merecem destaque e algumas delas bem mereciam...

Isto é cíclico, de vez em quando temos uma histeria global devido a uma qualquer doença:
Pneumonia atípica (síndrome respiratória aguda)
Gripe das Aves (H1N1)
Gripe A (H5N1)
Ébola

Qual será a proxima?
...
 
Última edição:

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Porque a malária tem um tratamento reconhecido como 90% eficaz e o ébola não...

A malária mata muita gente em meios subdesenvolvidos onde não existe acesso a medicação ou o acesso é demasiado tardio. O tratamento do.ébola, até ver, tem a mesma eficácia seja mundo sub-desenvolvido ou não.

Para mim é tão perigosa a histeria como a leviandade com que se aborda este tema.
 
  • Gosto
Reactions: Scan_Ferr e CptRena

Zé Carapau

Cirrus
Registo
23 Mai 2014
Mensagens
46
Local
Galamares
Vamo-nos deixar de paranóias, Ébola não se transmite por ar, mas através de sangue infectado, e por isso a maior parte dos infectados são enfermeiros, auxiliares e médicos !

É preciso ter atenção quando se afirmam coisas sem o mínimo de conhecimento, a febre hemorrágica Ébola é transmitida por simples contacto físico, um simples aperto de mão é suficiente, o vírus é transmissível por fluidos corporais, mesmo após a óbito, não se tem a certeza que não possa ser transmitido pelo ar, (estudos recentes indicam que sim) porque o vírus sofreu uma mutação.
Isto é um assunto bem sério e que não tenho dúvida que ira matar milhares de pessoas inclusive em Portugal e explico vos porque:
Os sintomas do Ébola manifestação-se após 2 a 3 semanas podendo existir propagação do vírus nesse espaço de tempo.
Não existe tratamento especifico, neste momento na Europa por existirem poucos casos, os pacientes tem um acompanhamento exemplar, com milhares de pessoas a trabalhar para um caso, quando forem muitos nem quero imaginar como será.
A sociedade esta demasiado permissiva, neste momento algumas fronteiras deveriam ser fechadas, certas ligações aéreas canceladas ou muito controladas, situação que não se verifica e com a aproximação do Natal será muito complicada.
Portugal não esta minimamente preparado, e isto é o que mais me preocupa, enfermeiros, médicos e hospitais não estão minimamente preparados (com a excepção de duas unidades), digo vos isto com conhecimento, de várias pessoas ligadas à saúde, que não sabem o que fazer, isto sim é triste e preocupante.
Por isso, levem este assunto com muita seriedade, e preparem se porque mais cedo ou mais tarde existirá um primeiro caso no país
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
É preciso ter atenção quando se afirmam coisas sem o mínimo de conhecimento, a febre hemorrágica Ébola é transmitida por simples contacto físico, um simples aperto de mão é suficiente, o vírus é transmissível por fluidos corporais, mesmo após a óbito, não se tem a certeza que não possa ser transmitido pelo ar, (estudos recentes indicam que sim) porque o vírus sofreu uma mutação.
Isto é um assunto bem sério e que não tenho dúvida que ira matar milhares de pessoas inclusive em Portugal e explico vos porque:
Os sintomas do Ébola manifestação-se após 2 a 3 semanas podendo existir propagação do vírus nesse espaço de tempo.
Não existe tratamento especifico, neste momento na Europa por existirem poucos casos, os pacientes tem um acompanhamento exemplar, com milhares de pessoas a trabalhar para um caso, quando forem muitos nem quero imaginar como será.
A sociedade esta demasiado permissiva, neste momento algumas fronteiras deveriam ser fechadas, certas ligações aéreas canceladas ou muito controladas, situação que não se verifica e com a aproximação do Natal será muito complicada.
Portugal não esta minimamente preparado, e isto é o que mais me preocupa, enfermeiros, médicos e hospitais não estão minimamente preparados (com a excepção de duas unidades), digo vos isto com conhecimento, de várias pessoas ligadas à saúde, que não sabem o que fazer, isto sim é triste e preocupante.
Por isso, levem este assunto com muita seriedade, e preparem se porque mais cedo ou mais tarde existirá um primeiro caso no país


Neste fórum ainda não existe o prémio "post do dia"...

Subscrevo na íntegra.
 
  • Gosto
Reactions: Scan_Ferr

Zé Carapau

Cirrus
Registo
23 Mai 2014
Mensagens
46
Local
Galamares
Eu também considero o post do dia, mas pela negativa .....
O Ébola tem tido várias variantes e desde que o seu ressurgimento neste ano, tem vindo a propagar-se gradualmente, só que felizmente o seu contágio tem sido somente através de fluidos corporais (como sangue, urina, suor, etc ...).
Caso se propaga-se por via do ar, nesta altura não tinhamos pouco mais de 3000 infectados, mas mais de 3 milhões de pessoas certamente. Eu diria felizmente ...

Já basta de sensacionalismo de imprensa e politico, não precisamos disso também aqui no Forum.
É verdade que não se pode ser levianos com a doença, mas o que não precisamos é de histeria colectiva, quando o risco de contágio é minimo. Por isso todos os casos existentes fora de África é de pessoal relacionado com a Medicina.

Quando se julga que se sabe o que se diz mas não se sabe, só serve para alastrar mais histeria colectiva. Já chegou a GRIPE A, não precisamos de mais ....

Obviamente que caso haja uma mutação e hipoteticamente se transmita pelo ar, aí sim o risco é grande, mas neste momento não é esse o caso !

Felizmente sei do que falo, pois tenho estado atento ao contrário de outros ...

Sensacionalismo? Histeria? Nada, disso, eu apenas, estou com os pés bem assentes na terra, preocupo-me, porque este vírus é um dos mais letais da historia, a falta de responsabilidade e o pensamento de que é apenas mais um vírus pode levar a milhões de fatalidades.
Temos de olhar para as coisas tal e qual como são, os últimos estudos em macacos indicaram propagação pelo ar, por isso nos humanos poderá acontecer mais ainda não esta confirmado.
Por cada 3000 infectados poderão estar 9000 a incubar o virus.
O maior problema e que do ébola pouco se sabe, porque sempre foi encarado como um problema de África.
Mas da opinião que tenho sua e de outros comentários seus, sempre se achou dono da razão é da verdade, achou que devia comentar e indicar que o meu post era negativo, respondeu sem conteúdo e com desconhecimento total, a sua menção a gripe A foi no mínimo ridícula, porque por desconhecimento seu, existem 3 pacientes em hospitais em Portugal com gripe A, existiram óbitos em Portugal, e milhares pelos mundo.. mais enfim, foi apenas histeria..
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
A falta de conhecimento e principalmente o medo é o principal obstáculo nesse tipo de coisas. Não podemos comparar totalmente a Europa com África, mas várias coisas são sempre comuns. Os serviços de saúde rapidamente ficam assoberbados. Uns com queixas legítimas outros com suspeitas.

Situações como esta dificilmente ocorrerão na Europa mas podem:



Quanto a doenças, não pode haver complacência. Lá por causa que outros surtos foram mais ou menos localizados ou inofensivos (exceto para os infectados) não quer dizer que o próximo o seja também.

Curiosamente, o CDC americano tem uma patente de uma estirpe do Ébola (acho uma aberração haver patentes sobre doenças ou sobre genes que só impedem investigações mas isso é outra questão).

http://www.google.com/patents/CA2741523A1?cl=en

Por fim, e num outro assunto paralelo, há outro surto nos EUA:

The rare virus suspected of sickening 1,000 kids in 11 states can start out like the common cold but quickly evolve into something much more serious, health officials say.

(...)

Studies on enterovirus 68 are limited, and so is knowledge about how the virus spreads.

http://abcnews.go.com/Health/enterovirus-outbreak/story?id=25345098

Concluo, reiterando, não deve haver complacência. A globalização permite que um qualquer vírus se possa espalhar num espaço de horas para qualquer ponto do globo. Se isso passa pelas vacinas, prevenções ou afins, novamente, é outra questão.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
ainda quem em situações muito específicas, os porcos domésticos possam transmitir o ébola aos macacos por via aéria. Os porcos domésticos parecem ser os animais mais afectados pela doença ou onde ela tem uma mortalidade mais elevada.

Aliás, também é nos porcos domésticos que se espera que a gripe das aves possa dar o salto para os humanos recombinando a gripe humana com a das aves.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Concluo, reiterando, não deve haver complacência. A globalização permite que um qualquer vírus se possa espalhar num espaço de horas para qualquer ponto do globo. Se isso passa pelas vacinas, prevenções ou afins, novamente, é outra questão.

Certamente, e é precisamente esse problema que muitos parecem estar a ignorar. Não estamos a falar de um vírus qualquer, estamos a falar de um virus com uma mortalidade que não tem precedentes, mesmo quando os cuidados são prestados na Europa, ou nos EUA (nem vou entrar no caso Africano, onde infelizmente a doença se foi propagando com o dito "mundo civilizado" a olhar para o lado e a assobiar enquanto não se apercebeu que o risco estava a bater a porta).

Nos recentes acontecimentos em Espanha houve uma clara certeza... A falta de conhecimento real sobre o potencial do virus para se espalhar. Fala-se agora do cuidado extremo que a já infelizmente célebre enfermeira tinha e que pelos vistos não foi suficiente. Não existem ainda provas de que a via aérea não seja factor de contágio. Supõe-se que não com alguns indícios que sim. Mas não é por aí a questão sequer: Estamos a falar de um vírus que se propagou a uma velocidade impressionante e de um virus com uma mortalidade que supera qualquer Gripe A. Fechar os olhos na base do histerismo é ignorar um perigo real para o qual os dirigentes e os "decision makers" parecem não ter resposta, numa descoordenação no mínimo irresponsável (basta lhar para o famoso caso suspeito no Porto).

Por fim há uma coisa que é preciso ter noção. Por vezes a paranóia consiste em fechar os olhos para não se ficar paranóico. Fechar os olhos por vezes é sinal de medo... Basta ver a reacção normal de muitas pessoas numa montanha russa. Ser consciente não significa ser-se paranóico.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
o que é isso de ter uma patente de uma estirpe do Ébola ?

Significa que caso surja um surto dessa estirpe só eles podem investigar ?

Relativamente a esse caso dos EUA e das crianças já não é a primeira vez que aparece esse vírus desconhecido nos EUA !

Orion, bom post, mas é assim a complacência pode haver nas pessoas, ou melhor não sei a palavra correcta, mas é qualquer coisa como não haver histeria nas pessoas nem na opinião pública, mas complacência não pode é haver nos serviços de saúde, esses sim é fundamental mas também devem ser razoáveis.

Mandar abater um animal sem qualquer razão só porque a dona estava infectada ? Sei lá podiam ter mandado abater o marido e os filhos, não ? Isso é que parece uma medida de um país do 3º mundo !


A patente da estirpe teoricamente foi feita para promover a investigação do ébola. Aliás, as farmacêuticas foram criticadas. Se quiseres investigar, o CDC dá a permissão sem benefícios económicos (teoricamente).

Se os europeus e americanos tivessem a mesma diligência em conter esta doença que têm em espalhar guerras...

Quanto à complacência. Se começares a ver casos de Ébola em Portugal os serviços de urgência rapidamente vão ficar caóticos. Para além da logística tens o problema da contenção. Não ficarão as pessoas com medo de se deslocarem ao hospital?

Que não venha o dia de uma epidemia transmitida pelo ar. Aí ver-se-á o quão frágil é a nossa 'civilização'.
 
Última edição: