Ébola.

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Sim, o Ébola é transmissível pelo ar. Isto admitido pelo CDC americano. Mas as notícias não reportaram nada:



E a doença em questão pode sobreviver +-24 horas fora do corpo:



Washington Times

Isso não é, de modo algum, o mesmo que dizer que o vírus é 'airborne' como, por exemplo, o vírus da gripe. A questão dos espirros e tosse sempre foi entendida como uma forma de transmissão (se bem que de probabilidade muito baixa). Daí dizer-se que a transmissão se faz pelo contacto com fluidos corporais de doentes infectados, o que, naturalmente, inclui fluidos expelidos durante os espirros/tosse. Se o vírus fosse 'airborne', na verdadeira acepção do termo, teríamos dezenas ou centenas de milhares de mortos. Ser transmissível pelo ar significa que o vírus pode ser 'apanhado' apenas pelo simples facto de respirarmos o onde onde circula, mesmo sem qualquer contacto com fluidos secretados, o que não acontece com o Ébola. Aliás, nenhuma das perto de duas dezenas de pessoas em quarentena por terem entrado em contacto com Teresa Romero antes de esta descobrir que estava infectada, se infectou, o que diz bastante relativamente à taxa de transmissão da doença.
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Nas últimas 24 horas, registaram-se 105 novas mortes como consequência do vírus do ébola.

Segundo um novo balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de mortos vítimas da doença na África Ocidental chegou aos 7693, num total de 19.695 casos registados, nos três países mais afetados (Libéria, Serra Leoa e Guiné-Conacri).

Desde o balanço divulgado a 15 de dezembro, já morreram 852 pessoas, segundo noticia a AFP.

AB
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
O número de pessoas infectadas pelo Ebola nos três países mais afetados pelo surto superou 20.000, e ao menos 7.842 morreram devido à doença até o momento, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta segunda-feira.

O total de casos em Serra Leoa, Libéria e Guiné chega a 20.081, informou a OMS em comunicado.

Mais de um terço dos casos confirmados em laboratório estão em Serra Leoa, que se tornou o país mais atingido no pior surto da doença já registrado.

Reuters
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
O número de mortos no oeste da África pela epidemia de ebola subiu para 7.905, entre 20.206 casos registrados, segundo um balanço da Organização Mundial de Saúde divulgado nesta quarta-feira.

A partir das últimas cifras, registradas em 28 de dezembro, a OMS registrou 9.446 casos em Serra Leoa, dos quais 2.758 resultaram em morte.

Na Libéria, os casos eram 8.018, 3.423 deles fatais.

Na Guiné, eram 2.707 casos registrados, dos quais 1.708 fatais.

Yahoo