Eclipse 3 de Março 2007

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Estejam de máquina em punho :D :D

O eclipse será visível a olho nu a entrada da Lua na umbra está prevista para as 21h29, o máximo para as 23h20 e o fim da efeméride às 2h25.

Fica aqui o endereço de uma webcam para acompanhar a evolução do acontecimento http://www.portaldoastronomo.org/eclipse2007.php

Desejo boas fotos para todos se tal for possivel :w00t: :thumbsup: :thumbsup: ;)
 


Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Só para o pessoal daí do Sul, uma vez que nós cá por cima temos o céu bastante nebulado e assim continuará segundo os modelos...!Pede-se a colaboração dos fotógrafos de serviço!:D

Abraço p tds!
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Por cá o céu limpou bastante e apesar do ainda haver umas nuvens que podem perturbar a visão da lua, eu já consigo ver a parte inferior da lua a desaparecer. Bem tentei tirar uma foto mas com um zoom óptico de 3x o resultado foi super insatisfatório, apenas se vê um disco brilhante :(
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Uma foto tirada às 21:51
img2592ab4.jpg


Neste momento está tapada pelas nuvens :(
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Isto foi o que consegui.... as nuvens estragaram tudo :sad: :sad: :sad:

eclipsekk1.jpg
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Será devido à passagem dos raios solares ;) :)

Exacto! A passagem dos raios solares pelo exterior da atmosfera retém todos os espectros menos o vermelho (tal como o nascer e por-do-sol), por sua vez esse brilho da atmosfera é reflectido pela Lua na mesma cor claro....
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Boa lunameteoloucos! ;)

Por aqui acabou-se o eclipse, que acabou de sair do meu angulo de visão desde as janelas da minha casa! E não me apetece ir lá fora ver o resto, prefiro seguir por aqui na net! :rolleyes:

Aqui deixo a fotografia possível (fraca mas é o que se arranja!).

eclipselua3mar07mediumep9.jpg