Energias renováveis abastecem o país há seis dias Pena tudo isto ser um esquema manhoso, se não certamente o preço da electricidade iria descer .
Basicamente, pagas balurdios pelas PREs, não deixas entrar a hidrica, que poderia ser bem mais do que aquela que aparece aí, e toda aquela exportação foi a preço 0€! Portanto, um óptimo negócio para Portugal.
Devia ser uma boa notícia, mas vai ser desastroso para o estado.. Uma vez que pagamos mais se a energia tiver sido produzida nas energias renováveis e isso vai refletir-se nas contas do estado e nas faturas certamente!
Dizer que houve falta de visão estratégica nacional na redação da regulamentação das PRE's é pouco... o interesse nacional foi nulo e o interesse em ganhar dinheiro 'à pala' do estado foi máximo. Basicamente, o estado compra em renda fixa e vende em preço de mercado. Com o excesso de licenças só podia dar nisto, vender a 0€. E chamar isto de incentivo às PRE's...!! O Mibel e a crescente capacidade de interligação com Espanha torna esta situação quase anedótica.
Além dos problemas referidos, outros factor é a falta de indústria de grande consumo contínuo e a pouca indústria pesada que existe, a grande maioria utiliza o gás natural.