Episódio Sísmico nas Furnas

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Consultar sismicidade nos Açores:
http://www.cvarg.azores.gov.pt/paginas/sismicidade.aspx (>Ml1.5 nas Furnas, >Ml2.0 nos Açores)
www.ipma.pt (>Ml2.0 nos Açores)
http://wpsmap.com/portugal

Para a zona das Furnas, recomendo seguir a actividade sísmica através do website do CVARG, pois o IPMA apenas disponibiliza sismos >Ml2.0 nos Açores e não tem uma rede sismológica tão abrangente em São Miguel como o CVARG.

Informações sobre o vulcão das Furnas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vulcão_das_Furnas
http://www.cvarg.azores.gov.pt/vulcoes-activos/Paginas/vfurnas.aspx
http://www.volcano.si.edu/volcano.cfm?vn=382100

Sismicidade na zona até 2008:
http://ds.iris.edu/ieb/index.html?f...&maxlon=-25.2143&minlon=-25.3956&zm=13&mt=ter

Dados:
Apenas uma estação sísmica a 18km das Furnas:
http://ida.ucsd.edu/?q=station/cmla

Comunicados:
http://www.prociv.azores.gov.pt/?pagina=noticias&subPagina=srpcba
http://www.cvarg.azores.gov.pt/Paginas/home-cvarg.aspx

Notícias regionais:
http://www.acorianooriental.pt/
http://www.diariodosacores.pt/


Sismo sentido nas Furnas (São Miguel - Açores)

2015-01-04 09:44:15 37.777 -25.358 2.0 ML Furnas (S. Miguel) II/III S. Miguel: Furnas

Fonte: CVARG

Está a ser um dia de alguma actividade em São Miguel, provavelmente para a zona das Furnas/Povoação/Ribeira Quente, pelo que vejo na estação sísmica do Fogo, talvez tenham ocorrido mais de 12 sismos com magnitude inferior a Ml2.0. O sismo de maior magnitude não catalogado pelo IPMA/CVARG foi às 10:05, deve ter uma magnitude de ~Ml1.5.

Há dois dias atrás, um sismo de magnitude Ml1.5 foi sentido na Povoação (Fonte CVARG).


furnas_20150104.png
 
Editado por um moderador:


fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
furnas_20150104_cvarg.jpg

A proteção civil dos Açores informou que está a registar-se atividade sísmica com epicento entre quatro a cinco quilómetros a oeste das Furnas, na ilha de São Miguel, desde as 00:58 (01:58 em Lisboa).

Desde essa hora, foram registados pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) sete sismos de baixa magnitude naquela zona.

Um deles, registado às 08:44 locais, com magnitude 2.0 (Richter) e epicentro a cerca de quatro quilómetros a oeste das Furnas, no concelho da Povoação, foi sentido «com intensidade máxima II/III (Escala de Mercalli Modificada)» nas Furnas.

«O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e o CIVISA continuam a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário», diz a proteção civil.

Em caso de sismo, é necessário «manter a calma e contar com a existência de possíveis réplicas» e «estar atento às informações e indicações da proteção civil e forças de segurança», completa.

Fonte: TVI24

Mais 5 sismos no espaço de 15 minutos..
furnas_20140104_1png.png
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Já podemos adiantar algo, se trata-se de origem vulcânica ou tectónica?
Por um lado, é bom que a energia vaia saindo assim devagar e aos poucos sem causar danos maiores...
É mais uma crise sísmica na ilha , daquelas a que há muito nos têm acostumado.... o CIVISA já fala até num incremento da actividade naquela zona da ilha....
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
O problema é que suas excelências nunca falam e raramente esclarecem a população se estamos diante de uma crise tectónica ou vulcânica... ficamos sem saber o que se passa....mas claro, falar sobre isto nos Açores, para alguns, é ainda tabu...
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Em apenas um dia de sismicidade é dificil dizer se isto não se trata apenas de um dia de maior sismicidade ou se entramos numa crise sísmica, não vão dizer à toa que trata-se de actividade sísmica derivado de actividade vulcânica, há que ter alguma descrição para não assustar a população.
Mas tb critico a falta de diálogo com a população, a falta de partilha de dados científicos, etc.. para compreendermos alguma coisa de vulcanismo/sismicidade nos Açores, temos que procurar em papeis científicos (muitas vezes pagos).

Tenho estado a ver a estação sísmica do Fogo que apenas regista em condições sismos >Ml1.0 naquela zona, e desde as 21UTC, apenas consigo encontrar um sismo, os restantes registos são tão pequenos que não consigo confirmar se são sismos ou não..provavelmente a actividade continua, mas com sismos <Ml1.0.
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
A coisa anda mesmo animada no que diz respeito a sismos aqui pelos Açores ...

10712909_794825590586580_8766637558352741240_n.jpg


Dizer ainda que achei um pouco estranho o comunicado referir que o sismo foi sentido aqui na Terceira e não em nenhuma freguesia de São Miguel já que o epicentro se encontra mais próximo de São Miguel do que da Terceira ... Eu pessoalmente aqui na cidade de Angra não senti nada ...
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Possivelmente na altura do comunicado apenas tinham recebido relatos da ilha Terceira, mas em teoria foi mais sentido em zonas a Oeste da ilha de São Miguel como a dos Mosteiros. Por acaso aquela hora estava meio acordado e não senti nada.

Anda tudo com os olhos postos nas Furnas, e assim do nada um sismo de magnitude 4 na Fossa Hirondelle. Sobre as Furnas, o sismo de hoje de maior magnitude foi às 06:07 (UTC)..não sei dizer de sismos <Ml1.0, mas >Ml1.0 a actividade sísmica para os lados das Furnas está mais serena.

15683.jpg


A atividade sísmica na zona das Furnas, na ilha de São Miguel, que se regista desde domingo, tem vindo "a diminuir nas últimas horas", segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
No domingo foram registados na zona das Furnas um total de 48 sismos de baixa magnitude e, segundo o CIVISA, é uma "atividade sísmica acima dos valores normais" que tem o epicentro situado entre quatro e cinco quilómetros a oeste das Furnas, no concelho da Povoação.

João Luís Gaspar, do CIVISA, adiantou à Lusa que desde as 00:00 de hoje a atividade sísmica naquela região "tem vindo a demonstrar uma tendência decrescente", lembrando que desde domingo foram registados "algumas dezenas de microssismos" na zona das Furnas, "todos de muita baixa magnitude e apenas um sentido pela população com intensidade II/III".

Apesar da tendência decrescente desde a última noite, segundo João Luís Gaspar "ainda são registados alguns microssismos na mesma área", pelo que o CIVISA "vai continuar a acompanhar a situação ao longo do dia".

De acordo com o investigador e reitor da Universidade dos Açores, "este tipo de crises sísmicas muito localizadas no espaço e no tempo são frequentes em sistemas simovulcânicos" como o da zona em questão.

"Este padrão de atividade já aconteceu no passado. Normalmente é um padrão caracterizado pela ocorrência de sismos em pequenos grupos e é isto que estamos também a verificar agora. Para todos os efeitos mantêm-se as recomendações para situações deste tipo que devem ser tomadas pela população", salientou.

Além da atividade sísmica que tem vindo a ser registada na zona das Furnas, João Luís Gaspar lembrou que ocorreu também na madrugada de hoje um outro sismo "num outro contexto tectónico, a oeste da ilha de São Miguel".

Tratou-se de "um sismo de magnitude IV [na escala de Richter] com epicentro na Fossa Hirondelle e que foi sentido quer na ilha de São Miguel quer na Terceira com uma intensidade II/III na escala de Mercalli Modificada", explicou João Luís Gaspar, afirmando que este evento, "seguido de algumas réplicas de baixa magnitude, nada tem a ver com a atividade sísmica registada nas Furnas nas últimas horas".

Fonte: AcorianoOriental
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
O que acho curioso neste episódio sísmico é o acompanhamento desde o início do CVARG com a população, ao contrário de outros episódios nos últimos anos, tem actualizado informações no website várias alturas do dia, baixou a magnitude mínima de publicação de sismos para >Ml1.5 e disponibilizam uma contagem de sismos ocorridos nos comunicados da Protecção Civil. Mas compreende-se que devido a profundidade dos eventos (<5km) e proximidade das Furnas, não é preciso um sismo de magnitude relevante para ser sentido. Já que o CVARG/Proteção Civi disponibiliza a contagem total, podiam por numa tabela/mapa com a sua localização, para nós, meros curiosos.
A comunicação social açoriana tem dado algum destaque a este episódio.

Felizmente este episódio tem sido relevante pelo número de sismos e não pela libertação de energia, não sabemos a magnitude da maioria dos sismos, mas provavelmente o total deve ser menor que o equivalente a um sismo de Ml2.5..tem todos uma profundidade <5km (pelo menos os catalogados publicamente) e está tudo centrado num raio muito pequeno, na maioria dos sismos que consigo calcular a distância, anda tudo à volta do mesmo lugar.

Bom, seria o VolcanoCafe ter interesse neste episódio, para aprendermos mais qualquer coisa sobre a nossa geologia..mas por lá só se fala da Islândia eheh