Erupção do Vulcão Cumbre Vieja, La Palma, Canárias 2021

Erupção do vulcão em La Palma deve estar longe do fim​


 
Imagens do dia 4 de Outubro dos satélites SkySat da empresa Planet:

FA9wrXaVEAQja4_


FA9wtSDVIAMP4oz
 
Estimados cerca de 35 milhões de metros cúbicos de lava emitida na erupção de Cumbre Vieja - atualização


A erupção no vulcão Cumbre Vieja continua sem mudanças significativas, embora a intensidade visível e audível mostre uma tendência decrescente. As fontes de lava apresentavam no dia de ontem um comportamento mais pulsatório, contudo menos intenso, acompanhado com a emissão de cinzas, que formaram uma coluna de cinzas com cerca de 3 km de altura a dispersar-se para oeste.

A boca eruptiva localizada no centro da encosta sudoeste do cone, que havia sido o local de emissão abundante de lava na passada semana, ainda ontem estava ativa. Na maioria das vezes produziu uma fonte de lava fluída, por vezes com dezenas de metros de altura, e que continuou a alimentar um canal lávico visível, e que progrediu em direção a Tancade

Desde o inicio da erupção que o Instituto Vulcanológico das Canárias (INVOLCAN) tem avaliado a emissão de dióxido de enxofre (SO2), a qual acumulada desde o dia 19 de setembro até ao dia 4 de outubro foi estimada em 250 000 toneladas. Este valor pode ser considerado subestimado, uma vez que se baseia na realização de medidas de emissão de SO2 em posição móvel terrestre, que apresenta algumas limitações devido a diversos fatores. Apesar destas limitações, conhecer estes níveis de emissão de SO2, permitiu estimar o volume de magma emitido no decorrer da erupção, de aproximadamente 35 milhões de metros cúbicos, a quantidade equivalente estimada através de outras metodologias.





Fontes

Volcano Discovery
INVOLCAN
 
Apesar destas limitações, conhecer estes níveis de emissão de SO2, permitiu estimar o volume de magma emitido no decorrer da erupção, de aproximadamente 35 milhões de metros cúbicos, a quantidade equivalente estimada através de outras metodologias.


Fontes

Volcano Discovery
INVOLCAN

A rectificação do INVOLCAN da estimativa é chamativa. Há dois dias ofereceram valores entre três e quatro vezes superiores.
 
Nova ramificação da escoada principal que, a caminho do mar, atravessa a antiga fajã formada pela erupção de San Juan em 1949.




P.S.:

FBHASxEUYAE0Ece



Saída de um tubo lávico



 
Última edição:
20211008-erupcao-la-palma-atualizacao.png




Erupção de La Palma: atualização


A lava emitida nas últimas 24 horas do vulcão Cumbre Vieja, já ocupou mais 9 hectares de terreno, de um total de 431, enquanto a nuvem de cinzas e gases levou ao cancelamento de várias operações aeroportuárias e a uma deterioração da qualidade do ar.

Neste momento existem três centros emissores ativos, mantendo-se o nível de explosividade em dois, numa escala de oito. A coluna de cinzas alcança os 3200 metros de altitude, e a emissão de dióxido de enxofre continua elevada, com 13,1 mil toneladas diárias, enquanto a emissão difusa de dióxido de carbono naquela área é de aproximadamente 1596 toneladas por dia.

Após ter-se verificado nos últimos dias um decréscimo na sismicidade na ilha, nas últimas 24 horas verificou-se um aumento quer no número de sismos quer em magnitude. Esta manhã o IGN localizou cerca de 40 eventos sísmicos, 33 dos quais sob o município de Fuencaliente, tenho o mais energético magnitude 3,8 (Richter) e uma profundidade de 36 km. O INVOLCAN/PEVOLCA estão a preparar-se para reunir com os residentes dos municípios de Fuencaliente e Villa de Mazo com o objetivo de informar o que fazer em caso de evacuação, mas sobretudo para os tranquilizar, pois estes eventos não sugerem que um novo centro emissor separado do cone vulcânico possa surgir.

De acordo com o Volcanic Ash Advisory Centre (VAAC) Toulouse, a nuvem de cinzas e gases do vulcão começou a mover-se para leste. O aeroporto de La Palma permanece inoperacional devido à acumulação de cinzas, enquanto se procede trabalhos de limpeza, de modo a garantir a máxima segurança. Por sua vez, os restantes aeroportos das ilhas Canárias mantêm-se operacionais. Os dois aeroportos de Tenerife estão atualmente operacionais, mas, por precaução, algumas companhias aéreas atrasam ou desviam as operações de Tenerife Norte para Tenerife Sul.






Fontes
INVOLCAN
El Mundo
 
Noite terrível à volta de Cabeza de Vaca. Colapso de parte do edifício principal, reunificação das bocas, novos grandes fluxos de lava, etc. Destruição de novas áreas de edifícios, linhas eléctricas, instalações públicas...

Algumas capturas do directo:

Screenshot_2021-10-09-08-51-27-402_com.google.android.youtube.webp
Screenshot_2021-10-09-08-52-53-200_com.google.android.youtube.webp
Screenshot_2021-10-09-08-49-59-504_com.google.android.youtube.webp
Screenshot_2021-10-09-08-50-36-271_com.google.android.youtube.webp
Screenshot_2021-10-09-08-53-32-586_com.google.android.youtube.webp
 
especulação brutal.

será esta emissão abundante de cinza uma espécie de limpeza do vulcão para uma chegada muito mais abundante de mais material? uma espécie de descompressão desse mesmo material vindo de grande profundidade atendendo aos sismos de 35-40km que se mantêm há vários dias.
A avaliar pelo que vi às 2h30. A queda parcial do cone e a lava do nada a escorrer a grande velocidade pela encosta a baixo... aquilo está a ficar mais violento a cada dia que passa