Erupção do Vulcão Cumbre Vieja, La Palma, Canárias 2021

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,820
Local
Menorca
Não se vê as imagens.

Não sei qual é a razão, no meu caso posso ver as imagens sem problema.

Vi um video de drone no Twitter que mostrava algum fumo e fogo a sair da casa.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Sim, no vídeo do YouTube há momentos em que é visto.


Dia 71 da erupção. Esta madrugada, por volta das 3, abriu-se um novo centro emissor na encosta nordeste do cone principal com emissão de escoadas lávicas e piroclastos.



FFRpfXaWUAAHPLH
 


Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,820
Local
Menorca

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,820
Local
Menorca
O cone secundário recém-formado substitui o cone principal, agora inactivo. Novas escoadas, na parte norte do campo de lava, ameaçam o que resta do núcleo urbano de La Laguna. Aproximadamente 1.200 hectares cobertos por lava e cerca de 3.000 edifícios destruídos (Dados Copernicus).







 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,453
Local
Olhão (24 m)

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,820
Local
Menorca

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,013
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Erupção do vulcão Cumbre Vieja: atualização


A atividade eruptiva do vulcão Cumbre Vieja diminuiu nas últimas horas de forma significativa, depois de nos últimos dias se terem verificado episódios bastante expressivos de atividade efusiva e explosiva.

Contudo, segundo os dados, prevê-se que nos próximos dias a atividade eruptiva volte a manifestar-se, uma vez que há registo de deformação a nível do solo, o que indicia uma nova reinjeção de magma no sistema vulcânico. O tremor vulcânico também mantém-se, tendo sido registados alguns picos mais intensos.

As plumas de cinzas atingiram os 1900 metros de altura e divergiram para as direções Sul e Sudoeste, deixando o espaço aéreo livre de cinzas, permitindo o normal funcionamento do aeroporto da ilha de La Palma.

A sismicidade continua intensa, embora tenha diminuído comparativamente aos dias 1 e 2 de dezembro. Durante as ultimas 24 horas registaram-se 150 sismos com magnitudes (Richter) acima dos 2,0. O maior sismo registado neste intervalo de tempo ocorreu às 05:14 h (hora local), com uma magnitude (Richter) 4,2 e a 11 km de profundidade.





Fontes

VolcanoDiscovery
 

Younger Dryas

Nimbostratus
Registo
8 Nov 2019
Mensagens
957
Local
...
Conhecem a teoria dos Blobs da Terra? Ora vejam o que está sob as Canárias e Cabo Verde.

blob under canarias.jpg
blob1.jpg
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,820
Local
Menorca