Um índice UV de 14 não é nada normal, para mais
nesta altura do ano. Em Portugal ele pode tanto quanto sei atingir 9 ou 10 mas é no Verão.
Com o "Índice UV" produzido por esta estação vejo vários problemas:
1. Desconformidade da escala com a
internacionalmente reconhecida.
Dupla incongruência dos valores internamente medidos:
2. Por um lado o valor máximo (14) atinge-se com demasiada facilidade. Se ele devolve 14 quando é 6, é de admitir que podendo chegar-se a 10-12 deveria poder (e estar em conformidade "escalado" para chegar a) atingir internamente pelo menos 20.
3. Por outro constata-se uma tendência inexplicável e contraditória para ao longo do dia em condições atmosféricas uniformes reportar valores mais baixos quando o Sol está mais intenso (ou mais altos quanto está mais baixo, dependendo da perspectiva).
Veja-se um exemplo deste comportamento num dia de Sol em Agosto de 2012 (Caparica - note-se a mudança abrupta em torno das 10 e das 18h, vê-se idêntica coisa em estações por todo o mundo):
Ou seja, a estação não só reporta os valores numa escala atípica e de amplitude deficiente com dentro dela os mede mal.
Tudo somado, o UVI da estação é para esquecer.
Para paliar a asneira e no fundo tentar encaixar a realidade no instrumento de medida ao invés de usar este como retrato dela (o que é o contrário do que se pretende) apliquei por software (Cumulus) um factor de compensação de -0.3 cumulativamente com um multiplicador de 0.7, o que tem o efeito de reduzir a escala de 0-14 para 0-10 e se traduz no seguinte resultado (em que A=valor devolvido pela estação e B=resultado da aritmética aplicada):
A B
1 0
2 1
3 2
4 3
5 3
6 4
7 5
8 5
9 6
10 7
11 7
12 8
13 9
14 10
A verdade no entanto parece muito clara: o sensor da estação não está a medir de facto os UV. O que também é confirmado por quem a testou (eu pu-la em cima do telhado antes de me dar ao exercício) aplicando-lhe uma fonte de luz conhecida por não emitir UV e obteve leituras elevadas destes.
Enquanto o
luxmeter (que há-de ser pouco mais ou menos equivalente aos usados nas máquinas fotográficas) é uma solução barata que produz resultados bastante aceitáveis para estimar a radiação, a idêntica estratégia provavelmente usada para estimar os UV é um perfeito disparate.