Estação favorita

Qual a estação favorita?

• Total voters
    24
Pessoalmente a minha estação favorita é o verão, por diversas razões, mas a nível climatológico é sem dúvida alguma a primavera, pela sua instabilidade e eventos convectivos. Ultimamente têm havido poucos, mas geralmente quando ocorrem é, na maioria das vezes, na primavera. :D

• Gosto
Reactions: StormRic
Também adoro todas. Todas conseguem dar coisas boas. Se bem que no fim estou sempre ou farto do frio ou do calor e só quero que acabem.

O inverno gosto pelo frio e neve. Não tenho neve aqui em casa mas consigo chegar lá rápido de carro. É sempre incrível sentir o frio seco das serras em dias de neve. Muito diferente do frio húmido insuportável daqui de Merelim. A chuva abundante aqui no Minho também me tem fartado bastante nos últimos anos. Se bem que neste último outono/inverno até houve bastante trovoada por cá. Se fosse sempre assim não era mau. Mas apenas chuva sem mais nada durante semanas é bastante deprimente.

O verão tem o calor por vezes insuportável mas isso também traz as noites quentes, que para dar um passeio ou para convívios são muito boas. Praia e rio também é algo que adoro. Apanha-se sempre dias de praia incríveis nestes eventos de trovoadas como nos próximos dias pois a nortada para.

Para além disso traz as trovoadas que valem a pena e isso é ouro. A paixão que ganhei pela meteo foi com uma bela trovoada de verão no início dos anos 2000 quando ainda vivia na cidade de Braga.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic
Votei no inverno, mas a verdade é que todas as estações têm coisas muito boas e também menos boas.

O inverno, claro, votei por causa da neve e do frio. Porém, dispenso invernos como o que tivemos, com muita chuva, vento e desgraças... A altura do Natal é particularmente depressiva na minha opinião. Quando crescemos, a magia acaba por desaparecer, ou quase.

A primavera: os dias começam a ficar maiorzinhos, já com um tempo ligeiramente mais ameno. Parte má, as cut-off e as trovoadas, e também as alergias.
A diferença dos gostos de cada um também é interessante. Mas ler isto neste fórum nunca esperei. :lol:

• Haha
Reactions: AnDré e StormRic
A diferença dos gostos de cada um também é interessante. Mas ler isto neste fórum nunca esperei. :lol:
Nunca gostei e sempre tive algum receio.
Mas convém salientar: eu desenvolvi sensibilidade auditiva depois de uma cirurgia em pequeno. Por exemplo, tudo o que seja ruídos muito altos (motas a alta velocidade, foguetes, trovões altos), simplesmente não consigo hoje ouvir sem tapar os ouvidos.
Quanto á trovoada, lembro-me de alguns episódios desagradáveis durante a infância, mais relacionados com a minha reação á trovoada do que com a trovoada em si. Tapar os ouvidos era certinho.

Depois, houve ali uma fase de acalmia, entre os 15/17 anos, em que eu até já estava a conseguir lidar bem. Lembro-me de uma manhã em que estava a trovejar (ainda houve uma bela bomba que até estremeceu a casa) e eu estava ainda com aquele "nervoso miudinho", mas quase como se nada fosse. Até comentei com o meu pai algo como "caraças, esta foi forte!".

Só que depois, eu cometi um erro. Foi na altura que me comecei a familiarizar com os radares, com o Blitzortung e com os modelos. Digamos que, ao longo de vários anos que se seguiram, a persistência de uso foi tal durante situações de instabilidade que possivelmente terá contribuído para voltar a desenvolver esta sensibilidade. Até ouvir o som da chuva forte no telhado, quando associada a situações convectivas, me causa apreensão.
Talvez tenha sido por isso, aliado ao problema que já existe.
Claro está que o inverno que tivemos também deixou as suas marcas... Só valeu a pena pelo facto de ter visto nevar á porta de casa por duas vezes no espaço de nem uma semana.

Atualmente, uso tampões para os ouvidos em conjunto com ruído castanho nos headphones. Talvez exagero, mas que disfarça maior parte dos trovões, lá isso disfarça. Só os mais fortes escapam, e mesmo assim...
Evito ver a rua durante as trovoadas, porque sei que raio/clarão irá originar trovão.

Mas, sou da ciência, e sei que talvez consiga atenuar este problema treinando a mente, com exposição gradual e sobretudo sem andar sempre em cima dos radares... E já estou a tentar!

• Gosto
Reactions: Thomar e StormRic