Passado um ano de ter realizado uma alteração na sensibilidade do pulvímetro venho aqui partilhar os dados e conclusões.
Em Setembro de 2011 alterei o diâmetro original do pluviómetro de 100 mm para 193 mm.
Com esta alteração passei a ser capaz de detectar a pluviosidade em quantidades medias mínimas de 0.3 mm.
Desde essa altura e com o objectivo de calibrar esta modificação montei 3 calibres no exterior .
Calibre1 - Diâmetro de 193mm ( igual ao alterado do pluviómetro.)
Calibre2 – Diâmetro de 107 mm
Calibre3 – Diâmetro de 213mm
Durante este ultimo ano, sempre que chovia e tinha oportunidade, fiz recolhas e registei os valores obtidos dos 3 calibres.
Recorrendo a uma balança digital com a resolução de 1grama e precisão de +- 2 grama, e assumindo que 1 ml de agua é igual a 1g (grama), fui preenchendo uma folha de Excel com os valores obtidos tal como nos exemplos seguintes.
Agora, e com valores suficientes para realizar uma estatística, venho expor os cálculos e conclusões.
Na tabela seguinte, e na coluna “wmr200” está o valor obtido pelo pluviómetro da estação.
Na coluna “calibre” está representado o valor médio dos desvios de 2 calibres ( calibre 1 ,calibre 3)
O calibre 2 foi ignorado, pois alguns valores estão alterados devido á evaporação.
No entanto, quando a recolha era efectuada em dias sem sol este apresentava valores idênticos aos outros 2 e passíveis de ser utilizados para cálculos.
Em Abril 2012 com RainRate máximo de 135mm/h em 15.05 mm registados ouve um erro de -5%
Em Maio de 2012 com um RainRate máximo de 60.3 mm/h em 21mm registados ouve um erro de -3.2%
No período de Out-12, 76.89 mm dos 154.3 mm registados caíram com uma media de RainRate máximo de 64 mm/h, sendo o máximo registado de 83.8 mm/h. Reflecte um erro de -3.7%
Com rain rate superior a 60 mm/h o pluviómetro regista, em media, um erro de -4%
Em media, cada tip do pluviómetro representa 0.293mm
O erro médio de registo, com o RainRate menor que 60mm/h é de -0.4% , sendo o erro máximo de leitura igual a um tip= 0.3mm.
O erro anual total aritmético é de -0.9%, podendo ser considerado aceitável o valor de 1% com a soma dos erros do factor de conversão aplicado relativo ao diâmetro e ao nosso amigo “granizo”.
Quando alteramos a sensibilidade do pluviómetro normalmente baseamo-nos em cálculos matemáticos. Quando comecei a realizar a modificação, o valor que tinha configurado no software para o factor de conversão era de 0.265 sendo o valor actual de 0.267 . Com os cálculos apresentados pode ser modificado para 0.269, mas prefiro ter a garantia que o erro é negativo.
Para que tudo funcione bem é essencial 2 ou 3 intervenções de manutenção do pluviómetro por ano. Alem das operações de limpeza do filtro e dos pratos do sistema “balança” temos de ter especial atenção ao “funil”de adaptação. Muitas vezes limpamos e esfregamos demais o que provoca maior rugosidade da superfície impedindo que as gotas de água escorreguem melhor. Isto pode criar erros com baixos valores de RainRate. Normalmente aplico um spray repelente de agua em toda a superfície do funil.
Pensar que quanto maior é o diâmetro do funil maior a sensibilidade do pluviómetro não é totalmente verdade. No caso do pluviómetro da wmr200 não tive resultados positivos com diâmetros superiores a 200mm. Quanto maior o diâmetro maior é o ângulo do cone do funil o que dificulta o deslizar das gotas de água.
Penso que não devo estar a cometer muitos erros. No entanto, como nao sou especialista espero as vossas criticas sobre o assunto.
Em breve apresentarei aqui resultados de calibração por comparação do sensor de temperatura.