Estação MeteoOEIRAS.com - Davis Vantage Pro 2

fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
Moro em Oeiras há 45 anos!...
Tenho a Estaçao Particular da rede WUNDERGROUND com designaçao
IOEIRAS1, montada em Janeiro pp.
Por enquanto ainda nao tenho site proprio, embora pense nisso...
Sugestoes?
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Apresentações

Moro em Oeiras há 45 anos!...
Tenho a Estaçao Particular da rede WUNDERGROUND com designaçao
IOEIRAS1, montada em Janeiro pp.
Por enquanto ainda nao tenho site proprio, embora pense nisso...
Sugestoes?

Sobre o site próprio, penso que há 2 ou 3 membros de forum que já tem isso.

João Esteves (Portela)
http://jmbresteves.xm.com/Portela.htm

Hotspot (Moita)
http://meteomoita.dyndns.biz

Penso que outro membro também terá a de Abrantes, mas não me recordo qual é.

http://meteoabrantes.no-ip.info/

Pode ser que algum deles queira dar uma ajuda pois não tenho uma estação desse tipo e não sei bem como são feitas as actualizações das páginas, se com software de origem da estação, se com outro que se tem que adquirir à parte.

Relativamente ao site em si, do que eu sei, tem 3 hipoteses:

1) Como tem um computador e estação sempre ligada à Net, pode usar o seu proprio PC como servidor Web. Mas como a ligação não é com IP fixo, tem que usar os serviços para IP's dinamicos do tipo www.dyndns.biz, www.no-ip.info e outros, que é o que o Hotspot está a fazer penso eu.

2) Usar um alojamento gratuito, como por exemplo o proprio fornecedor de acesso à Net (netcabo, Sapo, Clix, etc) geralmente oferece. O software da estação depois acede a esse servidor e coloca lá as paginas actualizações.

3) Registar um dominio/endereço na Net próprio, e contratar o serviço de hosting. Esta solução é a mais cara mas também é a mais personalizada, pode ter o site com o nome que lhe mais aptecer, e hoje em dia os custos disso são bastante reduzidos menal ou anualmente.

Mas como disse, não domino o assunto mas pode ser que algum dos colegas de forum dê aqui uma ajuda.


PS: Já agora, como disse no tópico das apresentações, uso bastante a sua estação e reparei que ela desde há uns tempos não aparece se eu pesquisar no WUnderrground por Portugal ou por Oeiras. Só consigo aceder a ela porque já tinha o endereço guardado no meus favoritos. Será que tem tudo bem configurado no WUnderground em termos de localização ?
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Re: Apresentações

Moro em Oeiras há 45 anos!...
Tenho a Estaçao Particular da rede WUNDERGROUND com designaçao
IOEIRAS1, montada em Janeiro pp.
Por enquanto ainda nao tenho site proprio, embora pense nisso...
Sugestoes?

Bem vindo!!!

O site da minha estação está feito em linguagem PHP e Javascript. Está a dar um trabalho que nem imaginam.

O software que uso é o Weather Display. É o mais completo em "tags" e que permite colocar informação mais variada num site.

A elaboração do site depende do software que se utilize. Quanto à disponibilização o Vince já disse tudo. No meu é utilizado um DDNS e o pc que está ligado à estação é um "Faz tudo". Recolhe dados, trata e é também o webserver.

Qualquer dúvida estou disponivel para ajudar.
 

fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
Re: Apresentações

Sobre o site próprio, penso que há 2 ou 3 membros de forum que já tem isso.

João Esteves (Portela)
http://jmbresteves.xm.com/Portela.htm

Hotspot (Moita)
http://meteomoita.dyndns.biz

Penso que outro membro também terá a de Abrantes, mas não me recordo qual é.

http://meteoabrantes.no-ip.info/

Pode ser que algum deles queira dar uma ajuda pois não tenho uma estação desse tipo e não sei bem como são feitas as actualizações das páginas, se com software de origem da estação, se com outro que se tem que adquirir à parte.

Relativamente ao site em si, do que eu sei, tem 3 hipoteses:

1) Como tem um computador e estação sempre ligada à Net, pode usar o seu proprio PC como servidor Web. Mas como a ligação não é com IP fixo, tem que usar os serviços para IP's dinamicos do tipo www.dyndns.biz, www.no-ip.info e outros, que é o que o Hotspot está a fazer penso eu.

2) Usar um alojamento gratuito, como por exemplo o proprio fornecedor de acesso à Net (netcabo, Sapo, Clix, etc) geralmente oferece. O software da estação depois acede a esse servidor e coloca lá as paginas actualizações.

3) Registar um dominio/endereço na Net próprio, e contratar o serviço de hosting. Esta solução é a mais cara mas também é a mais personalizada, pode ter o site com o nome que lhe mais aptecer, e hoje em dia os custos disso são bastante reduzidos menal ou anualmente.

Mas como disse, não domino o assunto mas pode ser que algum dos colegas de forum dê aqui uma ajuda.


PS: Já agora, como disse no tópico das apresentações, uso bastante a sua estação e reparei que ela desde há uns tempos não aparece se eu pesquisar no WUnderrground por Portugal ou por Oeiras. Só consigo aceder a ela porque já tinha o endereço guardado no meus favoritos. Será que tem tudo bem configurado no WUnderground em termos de localização ?

Quanto ao site, estou a criar uma homepage na ONI, que será o primeiro passo.Mas lentamente...
Quanto au acesso à Estaçao , ou será directamente por:
http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IOEIRAS1
ou
ir wunderground, Portugal, Lisbon e nesta pagina, na parte inferior, estao
as Estaçoes Particulares da area.

Os dados da Estaçao tambem sao difundidos pela rede METEOCLIMAC
http://maps.meteoclimatic.com/sdata.php?station_id=PTSUR1200000002780A
 
Última edição:

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Re: Apresentações

Moro em Oeiras há 45 anos!...
Tenho a Estaçao Particular da rede WUNDERGROUND com designaçao
IOEIRAS1, montada em Janeiro pp.
Por enquanto ainda nao tenho site proprio, embora pense nisso...
Sugestoes?

ena, ha meses que "discutimos" os dados da tua estaçao :D
particularmente eu e o Vince que somos de Oeiras!
por acaso tinha bastante curiosidade em saber a localizaçao exacta!
Pelo mapa hibrido do wunderground parece bastante proxima de minha casa, mas olhando para outras estaçoes a exactidao nao é assim TAO precisa naquele mapa!
era mesmo a curiosidade de saber onde esta, e as condiçoes em que ta, ja que houve algumas duvidas ou discordancias em relaçao a algumas situaçoes particulares ;)
 

fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
Re: Apresentações

ena, ha meses que "discutimos" os dados da tua estaçao :D
particularmente eu e o Vince que somos de Oeiras!
por acaso tinha bastante curiosidade em saber a localizaçao exacta!
Pelo mapa hibrido do wunderground parece bastante proxima de minha casa, mas olhando para outras estaçoes a exactidao nao é assim TAO precisa naquele mapa!
era mesmo a curiosidade de saber onde esta, e as condiçoes em que ta, ja que houve algumas duvidas ou discordancias em relaçao a algumas situaçoes particulares ;)



A Estaçao está na Rua Camilo C. Branco , proximo da Igreja de Nova Oeiras e do Centro da Juventude.


Estive a ver o vosso dialogo sobre os dados apresentados pela minha Estaçao, e tenho a dizer o seguinte:
Há erros provocados pela localizaçao, nomeadamente o vento, quer na direcçao, quer na intensidade; raramente "sopra" de NE devido à existencia de obstaculos; normalmente a intensidade apresentada é inferior à real , por estar situada numa area "protegida dos ventos".
Quanto à TEMP, os erros que às vezes apresenta: aumento da TEMP max nos dias de Sol durante o Inverno e parte da Primavera e do Outono, resultam da extrutura da propria estaçao, pois com Sol intenso e "baixo", o sensor da temp nao fica suficientemente protegido.
Sao os erros que eu noto, no entanto, tratando-se duma Estaçao Particular, poderemos considera-la com fiabilidade aceitavel.
Gostaria de receber comentarios sobre este assunto.
 
Última edição:

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Re: As vossas estações meteorológicas

pois com Sol intenso e "baixo", o sensor da temp nao fica suficientemente protegido.

Olá .

Então o sensor não está protejido por um abrigo , ie , dentro de um abrigo ?
Se assim não for diz adeus à fiabilidade ...
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Re: As vossas estações meteorológicas

nomeadamente o vento, quer na direcçao, quer na intensidade; raramente "sopra" de NE devido à existencia de obstaculos; normalmente a intensidade apresentada é inferior à real , por estar situada numa area "protegida dos ventos".

Olá de novo .

Pelo que percebi , o anemómetro não está devidamente exposto aos ventos o que leva a erros grosseiros . Idealmente , e já sei que nem todos possuímos o espaço adequado , o anemómetro deveria estar a 10 metros do solo e livre de qualquer tipo de obstáculos . Se assim não for as medições de pouco servem .
Cumprimentos ;)
 

fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
Re: As vossas estações meteorológicas

1_ Numa zona urbana é dificil nao haver obstaculos.
2_ Quanto à protecçao do sensor, é um problema de concepçao do aparelho. O modelo "plus" como tem mais aneis, o problema fica atenuado.
Eu sei que há utilizadores que montam a estaçao à sombra para evitar o problema. Resta a questao do painel foto-voltaico!...
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Re: As vossas estações meteorológicas

Claro que o painel solar tem de ficar ao Sol :)
Quanto ao sensor de temp. , tem abrigo , ou não ?
Sabes que isto das estações , e eu tenho uma , é o diabo ... há sempre problemas na sua localização .
O ideal seria todos termos um jardinzito suficientemente grande , não era ? :D
Olha , a minha , à falta de melhor , está no telhado . Não tenho problemas nenhuns de obstáculos e o sensor está num abrigo aspirado . Tenho comparado as minhas medições com a estação do Fujacal , do IM , e os valores são muito idênticos . Não é a localização IDEAL , mas é o melhor que se pode arranjar ...
Boas medições ;)
 

fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
Re: As vossas estações meteorológicas

Na Davis Vantage Pro2,a que eu tenho , os sensores estao por baixo do balde do pluviometro, só protegidos por 4 0u 5 aneis relativamente compactos. Nao há qualquer abrigo.
 
Última edição:

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Re: As vossas estações meteorológicas

Isso é que é o abrigo , e bem bom , por sinal .
Bem , parece que temos estações iguais ... :D
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Re: Apresentações

A Estaçao está na Rua Camilo C. Branco , proximo da Igreja de Nova Oeiras e do Centro da Juventude.


Estive a ver o vosso dialogo sobre os dados apresentados pela minha Estaçao, e tenho a dizer o seguinte:
Há erros provocados pela localizaçao, nomeadamente o vento, quer na direcçao, quer na intensidade; raramente "sopra" de NE devido à existencia de obstaculos; normalmente a intensidade apresentada é inferior à real , por estar situada numa area "protegida dos ventos".
Quanto à TEMP, os erros que às vezes apresenta: aumento da TEMP max nos dias de Sol durante o Inverno e parte da Primavera e do Outono, resultam da extrutura da propria estaçao, pois com Sol intenso e "baixo", o sensor da temp nao fica suficientemente protegido.
Sao os erros que eu noto, no entanto, tratando-se duma Estaçao Particular, poderemos considera-la com fiabilidade aceitavel.
Gostaria de receber comentarios sobre este assunto.


vai exactamente de acordo ao que pensava ;)
quadrantes do vento tapado, portanto vento nao mt fiavel.
temperaturas bastante fiaveis, tanto em minimas, como em dias sem mt sol, ou dias com vento de direcçao que nao teja impedida.
e maximas sobrestimadas em dias onde o vento é importante e a estaçao fica protegida dele, portanto mede valores reais onde esta, mas que naturalmente sao algo superiores a realidade envolvente.. nota-se particularmente em dias de inverno, pois as maximas sao mais homogeneas nessa altura, e a tua estaçao tende a apresentar valores superiores as outras.. no verao é mais dificil discernir, pois o contraste litoral ja por si implica mt mais variaçoes, e pequenas brisas, mudanças de direcçao do vento, etc etc, influem mt.. dai é mais dificil isolar neste tipo de dias, qd esta a haver 1 adulteraçao ou nao da realidade pela localizaçao da estaçao:)

de qq forma, exceptuando este caso, que so poderias resolver com algum tipo de alteraçao na colocaçao, eu acho a estaçao bastante fiavel em basicamente todos os outros ;)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Re: As vossas estações meteorológicas

ja agora, tem ventilaçao? :D
se nao, basicamente o problema das maximas deve tar explicado..
o do vento é obvio. localizaçao.. claro que pondo o sensor no telhado, corrigias problema do vento, e passavas a aldrabar a temperatura.. e a meu ver é mais interessante saber a distribuiçao da temperatura em varias estaçoes para ver os microclimas, que o vento..que é mais "geral".. alias.. aqui em Oeiras.. facil.. ventoso como sabemos! :D:lol:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Apresentações

de qq forma, exceptuando este caso, que so poderias resolver com algum tipo de alteraçao na colocaçao, eu acho a estaçao bastante fiavel em basicamente todos os outros ;)

È a minha opinião também. E afinal quantas estações terão mesmo condições perfeitas ?

Li com bastante interesse toda esta troca de comentários :thumbsup: