Estação Meteorológica Charneca da Caparica / Almada



Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Muitos parabéns pelo novo projecto. :thumbsup:

A única coisa que mudaria era o facto da estação estar colocada muito em cima da parede o que irá "atrofiar" as medições eu tentaria colocá-la mais exposta.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Uma sugestão / Ajuda, eu coloquei o rs de origem dentro do rs que fiz, é correcto esta situação? julgo que assim a precisão fica melhor, mas digam da vossa opinião.

Perfeito. :thumbsup:

Parabéns pela paciência e por mais uma estação na nossa rede nacional. É com muita alegria que a vemos crescer.
 

mraposo

Cirrus
Registo
19 Jul 2010
Mensagens
12
Local
Charneca da Caparica
Viva, ficam aqui as primeiras imagens.

O local ainda não é o definitivo, mas já esta a cerca de 4 metros de altura, sem paredes perto, nem obstaculos.

De qualquer forma o local definitivo sera no telhado da casa, mas estou ainda com algumas dificuldades em lá chegar.

Tenho que pedir ajuda para esta tarefa. De qualquer forma a estação já esta a funcionar a 100%.

imag0558.jpg

imag0559a.jpg

imag0560.jpg

imag0561h.jpg

imag0562.jpg

imag0563.jpg
 

mraposo

Cirrus
Registo
19 Jul 2010
Mensagens
12
Local
Charneca da Caparica
Agora sim está excelente, agora é esperar que o ferro não oscile com o vento, se não irá contar precipitação.

Mas de resto, tá óptima. :thumbsup: Parabéns.


Essa de oscilar, não sabia :shocking:

Sempre apreender, tenho que verificar se o varão não oscila realmente.

Obrigado pela dica, existe algum "truque" para segurar melhor?

Talvez colocar este sensor preso ao cimento do telhado seja melhor.

Até já.

Miguel Raposo
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Antes de mais os meus parabéns pela instalação.

O ideal seria ficar só o anemómetro no telhado e o resto dos sensores num local arejado a cerca de 1,5 m do chão.

Por exemplo, o local dessas fotos é interessante para o termo/higro e pluvio. Só aquelas chapas metálicas tão perto é que não inspiram confiança.

E venha mais tarde a Davis....
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Obrigado pela dica, existe algum "truque" para segurar melhor?

Existem diversas formas, depende da densidade do ferro, da profundidade a que está enterrado, a quantidade de ferro exposto. Mas, aconselho um esticador, é algo barato ;) mas existem mais formas, tudo depende do local e os materiais que se dispõe.

E já agora, concordo com hotspot, mas visto ser ainda uma estação "primária" no sentido que é com ela que se está a iniciar no mundo da meteorologia acho que está uma instalação bastante boa, a minha (inicial) era bem pior.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Só aquelas chapas metálicas tão perto é que não inspiram confiança.

Também pensei no mesmo! :(
Quando as chapas metálicas (apesar de brancas) absorvem calor e o vento sofrer um desvio pela presença destas à sua passagem, essa deslocação de ar aquecido artificialmente pode-se dirigir directamente para o RS e poderá comprometer a sua eficácia por se ter criado uma fonte de calor tão próxima!
 

mraposo

Cirrus
Registo
19 Jul 2010
Mensagens
12
Local
Charneca da Caparica
Também pensei no mesmo! :(
Quando as chapas metálicas (apesar de brancas) absorvem calor e o vento sofrer um desvio pela presença destas à sua passagem, essa deslocação de ar aquecido artificialmente pode-se dirigir directamente para o RS e poderá comprometer a sua eficácia por se ter criado uma fonte de calor tão próxima!

Durante esta semana vou colocar a estação noutro local e este problema deixa de existir.

Obrigado pela ajuda.