Ontem à tarde, dia 28, visitei as instalações da Força Aérea Portuguesa na Granja do Marquês, cerca de 10 km a Norte de Sintra. Como já há muito sabia da existência de uma estação meteorológica por lá, resolvi visitá-la. Encontrei profissionais muito prestáveis e atenciosos pelo recinto e um dos militares levou-me a conhecer a estação meteorológica. Era ele da área da meteorologia e partilhava o mesmo gosto. Fiquei fascinado por falar com alguém que partilhava dos mesmos gostos e conhecimentos. Até de tipos de nuvens conversámos, de instrumentação, tudo foi motivo para que a conversa se alongasse. A estação automática não pode ser visitada por se encontrar no meio da pista, mas é visível na fotografia de vista geral. Foi com muito gosto que visitei estas instalações. --- Algumas fotografias da estação clássica, instalada junto da torre de controlo. Vista geral da estação clássica, mais perto, e da estação automática, ao fundo Abrigo de Stevenson Udógrafo Heliógrafo Outro plano da estação clássica
Daniel "o caça estações" Vilão Mais uma boa reportagem!! Depois localiza lá isso no mapa, sff! Um abraço
Algumas imagens de satélite para melhor localizar a estação no mapa. A estação fica a 134 metros de altitude.
Grande "papa-léguas" das estações Daniel! Essa tem umas belas mínimas no Inverno, a competir com a do HotSpot entre as melhores nas redondezas do "calor" de Lisboa!
Boas fotos e recordações Daniel Vilão. Base Aérea nº1 na Granja do Marquês,sitio por onde passei em 1981 e 1982 onde fiz o serviço militar,no hangar,que vê nas fotografias onde se fazia a manutenção dos antigos T-37C dos Asas de Portugal,foi onde passei o meu tempo durante 2 anos, tinha de frente a Serra de Sintra sempre coberta de nevoeiro e belas geadas no inverno.
Grande registo Daniel! É tambem espectacular os valores de precipitação ai, a coberto dos ventos de SW que sobem na serra de sintra e que oragraficamente vão aumentar o seu valor de média de precipitação em relação ao que estão fora do raio de acção da serra.