Estação Meteorológica da Granja do Marquês [Força Aérea Portuguesa] (28/06/2009)

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Ontem à tarde, dia 28, visitei as instalações da Força Aérea Portuguesa na Granja do Marquês, cerca de 10 km a Norte de Sintra.

Como já há muito sabia da existência de uma estação meteorológica por lá, resolvi visitá-la.

Encontrei profissionais muito prestáveis e atenciosos pelo recinto e um dos militares levou-me a conhecer a estação meteorológica.

Era ele da área da meteorologia e partilhava o mesmo gosto. Fiquei fascinado por falar com alguém que partilhava dos mesmos gostos e conhecimentos.

Até de tipos de nuvens conversámos, de instrumentação, tudo foi motivo para que a conversa se alongasse.

A estação automática não pode ser visitada por se encontrar no meio da pista, mas é visível na fotografia de vista geral.

Foi com muito gosto que visitei estas instalações.

---

Algumas fotografias da estação clássica, instalada junto da torre de controlo.


Vista geral da estação clássica, mais perto, e da estação automática, ao fundo




Abrigo de Stevenson






Udógrafo




Heliógrafo




Outro plano da estação clássica

 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Grande "papa-léguas" das estações Daniel! :D
Essa tem umas belas mínimas no Inverno, a competir com a do HotSpot entre as melhores nas redondezas do "calor" de Lisboa!
 

ALBIMETEO

Furacão
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
20,960
Local
CASTELO BRANCO (382m)
Boas fotos e recordações Daniel Vilão:thumbsup:.

Base Aérea nº1 na Granja do Marquês,sitio por onde passei em 1981 e 1982 onde fiz o serviço militar,no hangar,que vê nas fotografias onde se fazia a manutenção dos antigos T-37C dos Asas de Portugal,foi onde passei o meu tempo durante 2 anos, tinha de frente a Serra de Sintra sempre coberta de nevoeiro e belas geadas no inverno.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Grande registo Daniel:thumbsup:!

É tambem espectacular os valores de precipitação ai, a coberto dos ventos de SW que sobem na serra de sintra e que oragraficamente vão aumentar o seu valor de média de precipitação em relação ao que estão fora do raio de acção da serra.