Estação Meteorológica de Almada - Campo de São Paulo

PedroAfonso

Nimbostratus
Registo
18 Fev 2008
Mensagens
1,207
Local
Covilhã (700 m) / Almada



IMAGEM 1: A caixa




IMAGEM 2: Conteúdo da caixa




IMAGEM 3: Peças do anemómetro




IMAGEM 4: Sensor Termo - Higro




IMAGEM 5: Anemómetro montado




IMAGEM 6: Base




IMAGEM 7: Devido à má qualidade da transmissão wireless, preferimos ligar o sensor à base através do cabo RJ11 fornecido.




IMAGEM 8: Uns dias mais tarde procedeu-se a melhoramentos no anemómetro: Subiu-se o varão e rectificou-se a orientação do aparelho




IMAGEM 9: Instalação do pluviómetro na tarde de 24 de Dezembro




IMAGEM 10: Pormenor da instalação do pluviómetro




IMAGEM 11: Pormenores

Espero que gostem.;)
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Estação Meteorológica de Almada - C. S. Paulo

Parabéns pela estação. ;)
O sensor de temperatura e humidade está aparentemente mal colocado devido à altura em relação ao solo, proximidade de paredes e etc, mas como está montado numa vertente umbria - sempre à sombra - não há problema, pois as próprias paredes acabam por abrigá-lo da radiação difusa.
Queria apenas deixar a nota de que devias subir o anemómetro, de modo a que ficasse acima do nível do telhado, se for possível, pois actualmente não há condições para que possas fazer medições de vento de todos os quadrantes e muito menos de fazeres tais medições sem uma clara influência das paredes do prédio, que protegem o anemómetro da circulação do ar.
Mas não é nada de grave, com o tempo vais melhorando um ou outro aspecto, de certeza.
Parabéns pela estação, cujos dados - já disse anteriormente - me parecem bastante fiáveis, pelo que tenho visto, e esperamos melhorias ao nível do anemómetro e do pluviómetro, que sugiro que coloques no telhado, pois na sua instalação actual poderá ter falhas na contabilização da precipitação, julgo eu, devido à sua insuficiente exposição.
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Re: Estação Meteorológica de Almada - C. S. Paulo

Boas,


O anemómetro, se não der para subir até ao telhado, podias tentar assim:


almadatq3.jpg




afastar o máximo possível o anemómetro das paredes;)


Devias também construír um RS e colocar igualmente no mastro o Termo/Higro, o mais afastado possível também das paredes.

O mesmo se aplica ao Pluviómetro.

Ficarias com uns valores mais reais, apesar das limitações ;)


:thumbsup:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Estação Meteorológica de Almada - C. S. Paulo

Parabéns pela estação, PedroAfonso.

Tenho umas dicas para te dar: quanto ao pluviómetro, podias arranjar um pau de esfregona, daqueles compridos, e prender esse pau no ferro da varanda, de maneira a que o mesmo fique saído para fora. Depois arranjavas um cesto daqueles onde se colocam os vasos, para a parte exterior da varanda, aberto em baixo (de maneira a que a água que escorre do pluviómetro escorresse directamente para o chão) e prendias o pluviómetro aí com duas braçadeiras, para o vento não prejudicar os dados. O cabo da vassoura teria que ficar igualmente muito bem preso ao ferro da varanda.

Eis o exemplo do meu pluviómetro (é isto que recomendo que faças ao teu ;)):

img0149ri0.jpg


img0151zj9.jpg


Dadas as tuas limitações, sempre ajuda bastante. ;)

Cumps
Lightning
 

PedroAfonso

Nimbostratus
Registo
18 Fev 2008
Mensagens
1,207
Local
Covilhã (700 m) / Almada
Mudança de localização EMAlmada

Pois bem devido a obras no meu prédio tive que tirar a estação meteorológica.

A boa notícia é que ela vai ser instalada num local considerado ideal para ter uma estação, a má notícia é que ela vai ficar numa altitude inferior, na Cova da Piedade.

Para já vamos montá-la, mas dentro de pouco tempo espero ter também um computador com ligação à internet na nova localização para divulgar dados durante todo o dia.

Fiquem atentos para novidades ;)
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Mudança de localização EMAlmada

a má notícia é que ela vai ficar numa altitude inferior, na Cova da Piedade.

Não é uma má notícia, a altitude do local não constitui um aspecto positivo ou negativo, o importante é a qualidade da instalação.

Parabéns pelas melhorias, no fundo é uma notícia de progresso. ;)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Mudança de localização EMAlmada

Pois bem devido a obras no meu prédio tive que tirar a estação meteorológica.

A boa notícia é que ela vai ser instalada num local considerado ideal para ter uma estação, a má notícia é que ela vai ficar numa altitude inferior, na Cova da Piedade.

Para já vamos montá-la, mas dentro de pouco tempo espero ter também um computador com ligação à internet na nova localização para divulgar dados durante todo o dia.

Fiquem atentos para novidades ;)

Se precisares de dicas para a montagem é só avisar, afinal a minha estação foi montada à base de constantes improvisos. :D ;)
 

PedroAfonso

Nimbostratus
Registo
18 Fev 2008
Mensagens
1,207
Local
Covilhã (700 m) / Almada
Programa da Montagem

Muito bem.:)

Está já definido um plano para a montagem da estação meteorológica na sua nova localização. Esperamos ter tudo concluído no Sábado, dia 15.

Esta semana vamos trabalhar no Radiation Shield. Já temos o material necessário: 8 pratos, 4 varões M4, anilhas e porcas, tinta branca;

Espero ter uma reportagem fotográfica com o processo de montagem;

Para já é tudo, fiquem atentos para mais novidades.;)
 

ALBIMETEO

Furacão
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
20,960
Local
CASTELO BRANCO (382m)
Re: Programa da Montagem

Muito bem.:)

Está já definido um plano para a montagem da estação meteorológica na sua nova localização. Esperamos ter tudo concluído no Sábado, dia 15.

Esta semana vamos trabalhar no Radiation Shield. Já temos o material necessário: 8 pratos, 4 varões M4, anilhas e porcas, tinta branca;

Espero ter uma reportagem fotográfica com o processo de montagem;

Para já é tudo, fiquem atentos para mais novidades.;)

Boas,compalheiro Pedro Afonso,8 pratos,acho que são insuficientes,pelos menos uma dúzia,para o abitáculo ser maior no interior,maior circulação de ar.
 

PedroAfonso

Nimbostratus
Registo
18 Fev 2008
Mensagens
1,207
Local
Covilhã (700 m) / Almada
Rescaldo da semana

Em 3 imagens, os avanços:

imagem001f.jpg

imagem002f.jpg

imagem003ink.jpg


Amanhã os pratos vão levar a 3a demão. E o primeiro levará mais uns furos para o fixador; Infelizmente não arranjei mais que 8. Espero que não hajam problemas com tal.

Domingo será o dia D :D

Depois preciso de me debruçar melhor sobre a questão da disponibilização online de dados, mas isso será na próxima semana.;)

Continuem desse lado para mais novidades ;)