Estação Meteorológica de Lagoa - Sitio das Fontes - Parque Municipal

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
ecobcg, só uma situação relacionada com o teu site. A mim as páginas aparecem desformatadas, com a secção principal do site aparecer por baixo da coluna do lado direito em vez de aparecer ao lado.

Normalmente esse tipo de desformatação acontece dependendo da versão do Internet Explorer, e já verifiquei que também acontece no Firefox. Não sei muito bem qual será o problema, mas no Internet Explorer, costumo resolver a questão colocando o browser no Modo de Compatibilidade.

Mas vou aproveitar para rever essa situação.
 


ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boa tarde,

Hoje a tarde foi aproveitada para instalar um novo anemómetro na estação (uma vez que o original se encontrava avariado), bem como para fazer alguma manutenção. Tinha aproveitado a encomenda do anemómetro novo para mandar vir logo alguns componentes para ficar como backup, no entanto, visto que os componentes novos traziam algumas melhorias relativamente aos originais, aproveitei para os trocar logo. Assim, foram efectuadas as seguintes intervenções na estação:

- Instalação de um anemómetro novo: os novos anemómetros da Davis trazem algums modificações, nomeadamente a ponta do cata-vento, que agora é em metal (em bronze, julgo eu?); o suporte do anemómetro tem um sistema de fixação do cabo do anemómetro melhorado; todo o material pareceu-me com uma qualidade melhor;

- Aproveitei para trocar a anterior extensão do cabo do anemómetro por uma extensão original da Davis;

- Instalação de um novo sensor de temperatura/humidade: aproveitei para instalar este, uma vez que me pareceu que o circuito onde o sensor está fixado, bem como o respectivo cabo, têm uma melhor protecção (relativamente ao original) com uma espécie de silicone transparente;

- Instalação de um novo motor de aspiração do radiation shield e colocação de umas baterias novas: este motor vem agora com os terminais de ligação mais protegidos da humidade;

- Toda a estação, e principalmente todos os "pratos" do radiation shield", foram novamente alvo de uma limpeza exaustiva;

Os componentes originais que foram substituídos irão ser limpos, o anemómetro avariado irá ser alvo de uma inspecção para verificar se dá para o reparar, e ficará tudo em ordem para servir de backup em caso de futuras avarias.

Para já, parece-me que a estação ficou praticamente como nova e pronta a "levar" com os rigores do Inverno que se aproxima!:D
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
O Meteofontes também já está no Facebook, com previsões diárias e acompanhamento em tempo real das condições meteorológicas, em particular no Algarve, mas também no resto de Portugal.
Juntem-se a nós em http://www.facebook.com/meteofontes . E já agora, cliquem no “Gosto” e ajudem-nos a partilhar a página! Obrigado.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
:D Mais uma adição ao projecto!

SITIO DAS FONTES INTEGRA REDE MUNDIAL DE ESTAÇÕES GNIP

No âmbito de uma parceria com a Universidade do Algarve e com o Instituto Superior Técnico / Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares, foi recentemente instalado na Meteofontes - Estação Meteorológica do Sítio das Fontes, um coletor de precipitação para medição de isótopos ambientais.

A Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA) e a Organização Meteorológica Mundial (WMO) iniciaram, em 1960, uma rede mundial para a medição de isótopos na precipitação (GNIP - Global Network of Isotopes in Precipitation). A rede mundial, que funciona em regime de voluntariado, mede distintos parâmetros, como os isótopos estáveis de oxigénio (18O e 16O), de hidrogénio (2H e H) e o teor em trítio (3H) isótopo ambiental radioativo.

Desde Abril de 2014, o Algarve está representado na rede GNIP, e tal foi conseguido através da instalação de um coletor no Parque Municipal do Sítio das Fontes.

Os dados isotópicos determinados serão armazenados numa base de dados pública e gratuita (http://www.iaea.org/water), e poderão ser utilizados por um número crescente de estudos, nomeadamente de meteorologia, climatologia, hidrologia, hidrogeologia, limnologia e ecologia.

http://www.cm-lagoa.pt/pt/noticias/3782/sitio-das-fontes-integra-rede-mundial-de-estacoes-gnip.aspx
10395859_769105793134411_1445822923607511125_n.jpg