Esta estação meteorológica do IM está situada na localidade de Valdonas, a poucos quilómetros da cidade de Tomar e a uma altitude de 75m.
Ao contrário das outras EMA do IM, esta parece não estar no ponto mais elevado do local.
Não está não, mas se reparar nas imagens do ac_cernax, vê que o anemómetro está no topo de um mastro que terá certamente pelo menos 2/2.5m, o que o priva de obstáculos.
Esta não entendi.
Os anemómetros estão sempre a uma altura-padrão de 10 m sobre o solo, estejam ou não as estações colocadas em pontos elevados. São alturas que têm sempre de ser cumpridas para padronizar a recolha de dados, isto nas EMA.
Não, Pedro, não era essa a minha ideia.
Geralmente as EMA são colocadas no ponto mais alto de um determinado local e neste caso será num local baixo e plano.
Por exemplo, 3 das que conheço, Coimbra, Lousã estão junto a aerodrómos e o Cabo Carvoeiro está junto ao farol (neste caso a Marinha tem uma estação na distância de poucos metros), todos num ponto mais elevado em redor.
Não sei qual é a dúvida.
A estação de valdonas estará mesmo a 2 ou 3 km em linha recta da estação no nosso amigo isalvador
a estação do salvador está quase de certeza num ponto entre 10 a 30 metros mais baixo ( mais logo posso confirmar no google earth)
e num sítio que penso mais abrigado de ventos se bem que a estação de valdonas do IM podia no concelho de tomar estar MUITO melhor situada para a sua recolha de dados
realmente não tem muitas elevaçoes em volta mas está longe tambem de ser completamente plano
o aérodromo de tomar está situado em Valdonas e está a 200 / 300 metros da estação
para o salvador que conhece o local a estação de valdonas está situada na estrada que vai da tua estação para o centro de tomar entre o 1º e o 2º semáforo do teu lado direito
qualquer informação
disponham