Esta estação meteorológica do IM está situada na localidade de Valdonas, a poucos quilómetros da cidade de Tomar e a uma altitude de 75m.

a distancia pelo google earth são 1000 metros em linha recta, a diferença em altura são 2 metros.Ao contrário das outras EMA do IM, esta parece não estar no ponto mais elevado do local.
Não está não, mas se reparar nas imagens do ac_cernax, vê que o anemómetro está no topo de um mastro que terá certamente pelo menos 2/2.5m, o que o priva de obstáculos.

Esta não entendi.
Os anemómetros estão sempre a uma altura-padrão de 10 m sobre o solo, estejam ou não as estações colocadas em pontos elevados. São alturas que têm sempre de ser cumpridas para padronizar a recolha de dados, isto nas EMA.

Não, Pedro, não era essa a minha ideia.
Geralmente as EMA são colocadas no ponto mais alto de um determinado local e neste caso será num local baixo e plano.
Por exemplo, 3 das que conheço, Coimbra, Lousã estão junto a aerodrómos e o Cabo Carvoeiro está junto ao farol (neste caso a Marinha tem uma estação na distância de poucos metros), todos num ponto mais elevado em redor.

Não sei qual é a dúvida.

A estação de valdonas estará mesmo a 2 ou 3 km em linha recta da estação no nosso amigo isalvador
a estação do salvador está quase de certeza num ponto entre 10 a 30 metros mais baixo ( mais logo posso confirmar no google earth)
e num sítio que penso mais abrigado de ventos se bem que a estação de valdonas do IM podia no concelho de tomar estar MUITO melhor situada para a sua recolha de dados
realmente não tem muitas elevaçoes em volta mas está longe tambem de ser completamente plano
o aérodromo de tomar está situado em Valdonas e está a 200 / 300 metros da estação
para o salvador que conhece o local a estação de valdonas está situada na estrada que vai da tua estação para o centro de tomar entre o 1º e o 2º semáforo do teu lado direito
qualquer informação
disponham
![]()