Estação Meteorológica de Valdonas - Tomar (IM)



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Muito bem, mais uma estação catalogado, e esta é uma estação bastante especial, que passa por grandes mínimas devido a inversões e máximas esturricantes. Esta parece ter a manutenção em dia, tem a relva cortada :D

O frasco que se vê nas imagens com qualquer coisa branca será para que ? :D
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Parabéns pela catalogação desta estação.

Uma importantíssima estação na rede do IM em relação aos extremos registados.

A zona parece bastante plana.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Ora fica mais uma reportada...

Isto é uma vergonha para mim, já tinha as fotos no PC da EMA de Martim Longo (Alcoutim) mas o PC foi á vida la se foram as fotos :angry:

Já estive ao pé da EMA de Castro Marim com camara e nada!!:angry:

Estou a 300m da Estação de V.R.S.A. e nada :angry:

Desculpem a expressão ''porra para mim'' :angry:

Mas desde já fica prometido!! :thumbsup:
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Ao contrário das outras EMA do IM, esta parece não estar no ponto mais elevado do local.

Não está não, mas se reparar nas imagens do ac_cernax, vê que o anemómetro está no topo de um mastro que terá certamente pelo menos 2/2.5m, o que o priva de obstáculos.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Não está não, mas se reparar nas imagens do ac_cernax, vê que o anemómetro está no topo de um mastro que terá certamente pelo menos 2/2.5m, o que o priva de obstáculos.

:huh:

Esta não entendi.

Os anemómetros estão sempre a uma altura-padrão de 10 m sobre o solo, estejam ou não as estações colocadas em pontos elevados. São alturas que têm sempre de ser cumpridas para padronizar a recolha de dados, isto nas EMA.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
:huh:

Esta não entendi.

Os anemómetros estão sempre a uma altura-padrão de 10 m sobre o solo, estejam ou não as estações colocadas em pontos elevados. São alturas que têm sempre de ser cumpridas para padronizar a recolha de dados, isto nas EMA.

Não sei qual é a dúvida.

Pelo post do Lousano, esta estação está num local mais baixo que outros circundantes. Daí, pensei que com isso ele pensasse que os dados de vento poderiam ser condicionados por obstáculos, como árvores, mas com esses 10m acima do solo, não há obstáculos que interfiram na medição da velocidade do vento.

Se não era esta a ideia do Lousano, peço desculpa.
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Não, Pedro, não era essa a minha ideia. ;)

Geralmente as EMA são colocadas no ponto mais alto de um determinado local e neste caso será num local baixo e plano.

Por exemplo, 3 das que conheço, Coimbra, Lousã estão junto a aerodrómos e o Cabo Carvoeiro está junto ao farol (neste caso a Marinha tem uma estação na distância de poucos metros), todos num ponto mais elevado em redor.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Não, Pedro, não era essa a minha ideia. ;)

Geralmente as EMA são colocadas no ponto mais alto de um determinado local e neste caso será num local baixo e plano.

Por exemplo, 3 das que conheço, Coimbra, Lousã estão junto a aerodrómos e o Cabo Carvoeiro está junto ao farol (neste caso a Marinha tem uma estação na distância de poucos metros), todos num ponto mais elevado em redor.

Ah, ok!

Peço desculpa então.;)
 

GARFEL

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
344
Local
Tomar - http://carpaxion.blogspot.com
A estação de valdonas estará mesmo a 2 ou 3 km em linha recta da estação no nosso amigo isalvador
a estação do salvador está quase de certeza num ponto entre 10 a 30 metros mais baixo ( mais logo posso confirmar no google earth)
e num sítio que penso mais abrigado de ventos se bem que a estação de valdonas do IM podia no concelho de tomar estar MUITO melhor situada para a sua recolha de dados
realmente não tem muitas elevaçoes em volta mas está longe tambem de ser completamente plano
o aérodromo de tomar está situado em Valdonas e está a 200 / 300 metros da estação
para o salvador que conhece o local a estação de valdonas está situada na estrada que vai da tua estação para o centro de tomar entre o 1º e o 2º semáforo do teu lado direito
qualquer informação
disponham
:thumbsup:
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
A estação de valdonas estará mesmo a 2 ou 3 km em linha recta da estação no nosso amigo isalvador
a estação do salvador está quase de certeza num ponto entre 10 a 30 metros mais baixo ( mais logo posso confirmar no google earth)
e num sítio que penso mais abrigado de ventos se bem que a estação de valdonas do IM podia no concelho de tomar estar MUITO melhor situada para a sua recolha de dados
realmente não tem muitas elevaçoes em volta mas está longe tambem de ser completamente plano
o aérodromo de tomar está situado em Valdonas e está a 200 / 300 metros da estação
para o salvador que conhece o local a estação de valdonas está situada na estrada que vai da tua estação para o centro de tomar entre o 1º e o 2º semáforo do teu lado direito
qualquer informação
disponham
:thumbsup:

Pelo google earth a diferença é de 2 metros, do IM esta a 74 metros e o MeteoTomar a 72 metros. Tem é aquela pequena elevação entre os 2 pontos.