Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas



Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
749
Local
Mafra
Boa tarde. Só agora vi a vossa troca de impressões. Tenho esta estação já há uns 2 anos e devo dizer que é bastante boa. Só tenho alguns problemas em acertar a hora, tive de por 2 horas atrasada porque passado um bocado vai buscar o sinal RF e por algum motivo adianta a hora.
A recepção é bastante boa e a medição é bastante aproximada da realidade. Marca sempre o mesmo que o termómetro do carro, ou seja, inflaciona talvez 1° a 1.5°. Não tenho shield. Apenas pus o sensor na varanda num local que não apanha sol.
HH significa humidade acima de 90% e LL abaixo de 10%.
Espero ter ajudado e que estejam igualmente satisfeitos com a estação :-)
 
  • Gosto
Reactions: acca e joselamego

acca

Cirrus
Registo
11 Dez 2016
Mensagens
9
Local
Lisboa
Tem piada que tenho exactamente esse problema em acertar as horas, acerto as horas e passado algum tempo aquilo adianta uma hora não sei porquê.
Mas até agora não estou arrependido de ter comprado.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Haver há, mas é uma opção que me permite escolher de 0 a 12 e não faço ideia do que isso significa, nem no manual vem. Tenho a opção 0, também já experimentei o 12 e faz o mesmo ...
Muito simples a resolução, coloque a hora actual com mais uma hora da que for no momento em que faça o acerto, por exemplo se forem 10 horas coloque 11 e na opção onde lhe apareça de 0 a 12 (fuso) coloque -1 e o acerto deverá ficar correcto.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e acca

acca

Cirrus
Registo
11 Dez 2016
Mensagens
9
Local
Lisboa
Muito simples a resolução, coloque a hora actual com mais uma hora da que for no momento em que faça o acerto, por exemplo se forem 10 horas coloque 11 e na opção onde lhe apareça de 0 a 12 (fuso) coloque -1 e o acerto deverá ficar correcto.
Isso de colocar menos uma hora já tinha tentado, mas não com o -1, vou testar obrigado!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Isso de colocar menos uma hora já tinha tentado, mas não com o -1, vou testar obrigado!
Atenção que está equivocado, é muito simples, veja bem a minha resposta acima, ... como informei tem que colocar 1 hora mais no relógio se tentar agora por ex 16.22 coloque 17.22 e -1 no fuso (0 a 12)
 

cmg

Cirrus
Registo
19 Jan 2010
Mensagens
92
Local
Lisboa
O que eu fiz com a minha estação (outra marca) foi acertar o relógio, fuso 0 e esperar. Se não desse fazer o mesmo mas fuso -1, etc.
Att. à hora de verão e Inverno.
Cumps
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Viva!

Olha, ainda bem porque comprei mesmo "ás escuras". :lol:

Claro que, pelo preço, não espero algo ultra fiável, mas se der para acompanhar a evolução meteorológica com um mínimo de erro já é bom.

Depois colocarei os dados no seguimento do centro. ;)

Para já, é esperar que atravesse o mundo todo para cá chegar. :lol:

Já chegou a máquina?
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

meteo_xpepe

Cumulus
Registo
2 Mai 2016
Mensagens
307
Local
Vila Ruiva, Cuba (250m)
Olá e bom ano a todos!
Acompanho há uns anos o fórum e comprei recentemente uma OS WMR300 para apoio a uma exploração agrícola que estou a iniciar e tenho algumas dúvidas que agradecia resposta.
A estação foi instalada no alto de um moinho, a cerca de 6m do solo, e o moinho fica num alto de um monte a uma altitude de 245m no concelho de Cuba, Alentejo. Por não estarem todas as obras concluídas não está ainda a funcionar.
Uma vez que não tenho instalado (nem terei a não ser com esta finalidade) qualquer meio de acesso à internet no local mas pretendo transmitir os dados da estação em tempo-real, qual a solução que me aconselham?
Agradeço imenso respostas, tenho algumas ideias mas não sou de todo entendido no assunto... Obrigado!
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Boas. Venho só aqui desaconselhar a compra de uma estação meteorológica vendida pela loja AKI (adquiri a minha em Braga)

A estação é uma estação completa portanto com anemómetro, pluviómetro, temperatura, humidade e direção de vento. O preço é 100 euros. Pode parecer tentador mas não comprem esta estação pela seguinte razão. O alcance de 100 metros é PURA MENTIRA, no máximo alcanço 25m e já tenho falhas de sinal. Outro problema é o minúsculo radiation shield, de manhã cedo as temperaturas sobem muito, apesar de que depois durante a tarde são corretas (Talvez pelo sol andar mais baixo de manhã consegue penetrar o RS não sei..) RESUMINDO: Pelos 100 euros a estação cumpre em alguns aspetos (Anemómetro e pluviómetro parecem-me fiáveis, mas desilude em outros aspetos como o alcance e o Radiation Shield)
Já agora a estação é uma Velleman WS-1060
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boas. Venho só aqui desaconselhar a compra de uma estação meteorológica vendida pela loja AKI (adquiri a minha em Braga)

A estação é uma estação completa portanto com anemómetro, pluviómetro, temperatura, humidade e direção de vento. O preço é 100 euros. Pode parecer tentador mas não comprem esta estação pela seguinte razão. O alcance de 100 metros é PURA MENTIRA, no máximo alcanço 25m e já tenho falhas de sinal. Outro problema é o minúsculo radiation shield, de manhã cedo as temperaturas sobem muito, apesar de que depois durante a tarde são corretas (Talvez pelo sol andar mais baixo de manhã consegue penetrar o RS não sei..) RESUMINDO: Pelos 100 euros a estação cumpre em alguns aspetos (Anemómetro e pluviómetro parecem-me fiáveis, mas desilude em outros aspetos como o alcance e o Radiation Shield)
Já agora a estação é uma Velleman WS-1060
Boas é a da Velleman?