Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

nmcbs84

Cirrus
Registo
6 Abr 2018
Mensagens
18
Local
Sebadelhe
Obrigado XtraNO. Efectivamente uma das dificuldades que tenho é as previsões baterem certo, consultando o IPMA ou mesmo estações "amadoras" próximas (a 6Km de distância). Talvez pelo facto de estarmos situados num vale, as condições meteo tornam-se mais voláteis. Mas esta situação parece-me que será algo dificil de "resolver" mesmo com uma estação meteo. Já agora para quem conhece, ou não, nós estamos no Vale da Teja (Vila Nova de Foz Côa). Mas vou ponderar essa estação, é razoavelmente cara :-) 1.220,00 € Acha necessário todos os complementos/extras/acessórios para justificar esse preço?
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


XtraNO

Cirrus
Registo
12 Fev 2011
Mensagens
73
Local
Vila Real
Boa noite nmcbs84.
Pela minha convivência com estações meteorológicas efectivamente as previsões "não são de fiar" embora para o olho treinado e com conhecimento do clima local possamos nós mesmos fazer as previsões e definir alarmes para os parâmetros e valores que acharmos relevantes.
Se me pergunta se acho necessário gastar uma nota preta naquele modelo com todos os sensores adicionais, no meu caso, não mas no seu projecto agrícola penso que poderia ser interessante conhecer valores como evapotranspiração, exposição solar, etc., por isso referi esse modelo que penso ser mesmo o topo de gama. Julgo ser especialmente orientado para o cálculo das regas mas honestamente desconheço se se regam as vinhas :D
Deixe-me só avisa-lo que o cabo que permite ligar a estação ao PC e à internet custa uns "módicos" 200€.
Cumprimentos, disponha
 
Última edição:

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boa noite.
Alguém por aqui com estações Davis, e que já tenha tido avarias e onde as resolveram!?
A minha estação está a perder dados por volta da 1 da manhã e só retoma pelas 8.
Foi substituída a pilha e continua a mensagem de bateria fraca e a perda de dados.
Obrigado.

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Boa noite.
Alguém por aqui com estações Davis, e que já tenha tido avarias e onde as resolveram!?
A minha estação está a perder dados por volta da 1 da manhã e só retoma pelas 8.
Foi substituída a pilha e continua a mensagem de bateria fraca e a perda de dados.
Obrigado.

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk

Bom dia,

Condensateur ISS:
https://www.meteopt.com/forum/topic...ather-station-iss-super-ultra-capacitor.8305/

Condensateur-10F-pour-ISS-07345.978___2.jpg

https://www.digikey.pt/product-detail/en/nesscap-co-ltd/ESHSR-0010C0-002R7/589-1002-ND/946802
https://www.meteo-shopping.fr/Station-meteo/Condensateur-10F-pour-ISS-CONDO10F-Davis-Instruments
https://www.weerstationkopen.nl/en/weather-stations-accessory/davis/supercap-7370093
 
  • Gosto
Reactions: XtraNO e Sanxito

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Obrigado pela resposta á minha dúvida.
Nós próximos dias vou remover a estação e verificar o que realmente estará a acontecer, mas sem dúvida, e pelos sintomas parece mesmo ser essa a avaria.

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Toby

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Eu verdade, mas ainda assim tem lidado bem com tudo isso. Comprei a estação, uma Vantage Vue, em Janeiro de 2012 e só agora apresentou problemas.
Após resolver este, espero que dure mais alguns.
O ar marítimo é tramado! :(

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Toby

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
É um problema "comum" nas Vantage Vue em ambientes litorais infelizmente - há imensos relatos na Internet de corrosão nos condensadores. Como este não consegue fazer de bateria na ausência de luz solar, pouco dura, e a ISS deixa de funcionar durante a noite.

Pelo que já li também, é fácil de arranjar, portanto... :)
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Eu verdade, mas ainda assim tem lidado bem com tudo isso. Comprei a estação, uma Vantage Vue, em Janeiro de 2012 e só agora apresentou problemas.
Após resolver este, espero que dure mais alguns.

Bom dia,

No stress ;) estações Davis são sólidas (sobretudo aquelas antes de 2015), todo é reparável e as peças estão disponíveis.
Avarias frequentes sobre os VP2:

Condensador ISS (61XX - 63XX)

Condensateur-10F-pour-ISS-condensateur_iss_vantage_pro2.jpg


Contacto ILS pluviômetro

Capteur-ILS-pour-pluviometre-Vantage-Pro-2-IMG_3195.jpg


contacto ILS anemómetro (versão 1)

s6.JPG


rolamento anemómetro (versão 2)

Roulements-pour-anemometres-Davis-Instruments-roulement.JPG



motor ventilação

Ventilateur-pour-abri-a-ventilation-active-Ventilateur_ventilation_active_7758_Davis_Instruments.jpg
 

XtraNO

Cirrus
Registo
12 Fev 2011
Mensagens
73
Local
Vila Real
Eu verdade, mas ainda assim tem lidado bem com tudo isso. Comprei a estação, uma Vantage Vue, em Janeiro de 2012 e só agora apresentou problemas.
Após resolver este, espero que dure mais alguns.

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk

"Não é defeito, é feitio" :D
Eu já vou na minha segunda Davis e ambas traziam problemas de fábrica. A VP1 tinha a humidade exterior sempre a 100%, na VP2 não funcionava o pluviómetro. Nunca accionei a garantia para não perder semanas ou meses de dados, reparei eu as avarias, no 1º caso bastou descarregar o supercapacitor e no segundo soldar um novo reed switch.
Nem foi preciso estarem perto do mar! :D
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boa tarde.
Ontem desmontei a estação para tentar perceber o que se passava. Encontrei sujidade e nada mais. Limpei, montei tudo novamente e deixei de ter a mensagem de bateria fraca. Quando chegou a noite, e depois de colocada no sítio, eis que volto a ficar sem energia. Mais uma noite de dados perdidos. Não sei o que fazer, mas sou pouco paciente para coisas que não funcionam em pleno. Só tenho vontade de lhe dar com um pau.
3876eefb482a114ea9ecefd92367d56e.jpg
17b8b6d8e96f64829490f202fe48663a.jpg


Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

XtraNO

Cirrus
Registo
12 Fev 2011
Mensagens
73
Local
Vila Real
Boa tarde.
Ontem desmontei a estação para tentar perceber o que se passava. Encontrei sujidade e nada mais. Limpei, montei tudo novamente e deixei de ter a mensagem de bateria fraca. Quando chegou a noite, e depois de colocada no sítio, eis que volto a ficar sem energia. Mais uma noite de dados perdidos. Não sei o que fazer, mas sou pouco paciente para coisas que não funcionam em pleno. Só tenho vontade de lhe dar com um pau.
3876eefb482a114ea9ecefd92367d56e.jpg
17b8b6d8e96f64829490f202fe48663a.jpg


Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk
 

XtraNO

Cirrus
Registo
12 Fev 2011
Mensagens
73
Local
Vila Real
Boas.
O condensador já foi substituído?
O aviso de bateria fraca pode ter sido por a pilha de lítio ter recuperado um pouco de carga enquanto esteve fora da estação.
Cumprimentos.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego