Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

Joao Silva

Cirrus
Registo
12 Out 2011
Mensagens
33
Local
Lourinhã
Bom dia,

Ficará desapontado: Sainlogic é Fine Offset/Froggit/Ecowitt/etc...
Nestas estações, é impossível calibrar mecanicamente o pluviómetro (esta é a base da precisão).
Em alguns deles (incluindo o Foggit WH3000=Sainlogic WS3500) é possível corrigir uma deriva por software (50% -> 150%).
Para tal, é necessário um pluviómetro manual calibrado, fazer leituras após cada chuva durante semanas e desenhar um desvio médio para aplicar.
Isto continua a ser um gesso sobre uma perna de madeira.

2021-10-16_06-54-21.jpg


Qual é o vosso orçamento?
Mas, para os seus fins, será necessário esquecer as estações "monobloc".
Bom dia,
Sainlogic ou ecowitt não terão melhor qualidade e fiabilidade que as Fine Offset? Pergunto isto porque estava a pensar adquirir uma estação até 200€ e pensei pelos comentários que essas pudessem ser de melhor qualidade que as Fine Offset. Já tive duas PCEs (em que agora só funciona o termo higrómetro) e a qualidade do anemometro e do cata vento é muito fraca, não duram mais que 2/3 anos, ora bloqueiam ou partem-se com a degradação devido aos raios UV, sendo que o pluviometro também deixou de funcionar. Não sei se mais alguém teve esta experiência com as PCEs.

Relativamente à exportação dos dados para web, se o WeeWx que uso atualmente com o Raspberry permitir essas estações também, não será um problema, porque funciona muito bem.

Nas estações monobloco, será que não daria para cortar a estação ao meio e acrescentar o cabo, que julgo, deve conectar os sensores (cata vento e anemometro) aos restantes?
 


leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
Boa tarde a todos!

Depois de ter consultado algumas opiniões neste e noutros fóruns, lá optei por comprar a Sainlogic WS3500, e peço ao Toby que não me julgue, mas apenas a comprei porque estava mais acessível (mais barata) e era tudo mais fácil. Sinceramente, nem me importo que a resolução de precipitação não seja 0,1 mm.

A estação chegou no dia 21 de outubro e até este fim-de-semana não vi nenhum problema. Inclusive, está a transmitir dados para a Internet.

Os problemas começaram anteontem, dia 29, e pior, logo com a precipitação. Parece-me que, em períodos de chuva/aguaceiros fortes, são geradas acumulações maiores do que a realidade. E hoje tirei a prova dos nove quando fui a um terreno nas redondezas (a cerca de 500m de distância acho que não faz muita diferença) onde tenho um pluviómetro. De facto verifiquei que, para o mesmo período, a Sainlogic ultrapassou em quase 30 mm a outra estação. Só para terem uma noção, ontem o dia terminou apenas com 39,1 mm para a outra estação, enquanto que na Sainlogic chegou aos 64,5 mm. Nem as estações do IPMA a 4/5 km de distância chegaram a tanto. A tese de que algo possa estar mal ainda se torna mais forte quando, em comparação com o radar IPMA, a Sainlogic apresentou taxas (rain rate) que no radar já corresponderiam a ecos alaranjados, acima de 30 mm/h, o que de facto não cheguei a ver no radar. Também o vento pode ter gerado alguns acumulados falsos, porque ao fazer balancear o sensor externo possa ter induzido o mecanismo do pluviómetro a disparar. Por isso, optei por baixar um pouco o mastro onde o sensor está instalado.

Alguma ideia para tentar contornar esta situação?

Obrigado!
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
Boa tarde a todos!

Depois de ter consultado algumas opiniões neste e noutros fóruns, lá optei por comprar a Sainlogic WS3500, e peço ao Toby que não me julgue, mas apenas a comprei porque estava mais acessível (mais barata) e era tudo mais fácil. Sinceramente, nem me importo que a resolução de precipitação não seja 0,1 mm.

A estação chegou no dia 21 de outubro e até este fim-de-semana não vi nenhum problema. Inclusive, está a transmitir dados para a Internet.

Os problemas começaram anteontem, dia 29, e pior, logo com a precipitação. Parece-me que, em períodos de chuva/aguaceiros fortes, são geradas acumulações maiores do que a realidade. E hoje tirei a prova dos nove quando fui a um terreno nas redondezas (a cerca de 500m de distância acho que não faz muita diferença) onde tenho um pluviómetro. De facto verifiquei que, para o mesmo período, a Sainlogic ultrapassou em quase 30 mm a outra estação. Só para terem uma noção, ontem o dia terminou apenas com 39,1 mm para a outra estação, enquanto que na Sainlogic chegou aos 64,5 mm. Nem as estações do IPMA a 4/5 km de distância chegaram a tanto. A tese de que algo possa estar mal ainda se torna mais forte quando, em comparação com o radar IPMA, a Sainlogic apresentou taxas (rain rate) que no radar já corresponderiam a ecos alaranjados, acima de 30 mm/h, o que de facto não cheguei a ver no radar. Também o vento pode ter gerado alguns acumulados falsos, porque ao fazer balancear o sensor externo possa ter induzido o mecanismo do pluviómetro a disparar. Por isso, optei por baixar um pouco o mastro onde o sensor está instalado.

Alguma ideia para tentar contornar esta situação?

Obrigado!
Bom dia :)

Froggit/Ecowitt and Co são conhecidos por sobrestimar:

2021-11-02_07-23-28.jpg

2021-11-02_07-47-47.jpg

A comparação de valores com outras estações é para mim arriscada. Este tipo de comparação poderia ser válido dentro de um pequeno raio com relevo idêntico E desde que a estação de comparação seja calibrada.
Assim, com o alívio em Portugal é como jogar na lotaria.
Comece as suas comparações com um pluviómetro manual.
O seu coleccionador é pequeno ou grande?
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
Bom dia,
Sainlogic ou ecowitt não terão melhor qualidade e fiabilidade que as Fine Offset? Pergunto isto porque estava a pensar adquirir uma estação até 200€ e pensei pelos comentários que essas pudessem ser de melhor qualidade que as Fine Offset. Já tive duas PCEs (em que agora só funciona o termo higrómetro) e a qualidade do anemometro e do cata vento é muito fraca, não duram mais que 2/3 anos, ora bloqueiam ou partem-se com a degradação devido aos raios UV, sendo que o pluviometro também deixou de funcionar. Não sei se mais alguém teve esta experiência com as PCEs.

Relativamente à exportação dos dados para web, se o WeeWx que uso atualmente com o Raspberry permitir essas estações também, não será um problema, porque funciona muito bem.

Nas estações monobloco, será que não daria para cortar a estação ao meio e acrescentar o cabo, que julgo, deve conectar os sensores (cata vento e anemometro) aos restantes?
Bom dia,

Ecowitt/Froggit/and co são concebidos e fabricados pela Fine Offset.
Em colaboração com os italianos, testei a Ecowitt e os meus relatórios de teste foram enviados para Fine Offset, não para a Ecowitt.
Se eu tivesse de escolher, optaria pela Ecowitt porque eles têm uma abordagem "entusiasta do meteorologia". A pedido dos italianos, eles fizeram um sensor de temperatura com um SHT35 (actualmente um SHT35 é o melhor).
A qualidade está a diminuir em todos os fabricantes, incluindo Davis.
O meu VP2 2011 é muito mais fiável do que os VP2 actuais.
Esta é uma opinião pessoal:
Ou se compra um monobloco tendo em conta que se trata de um produto "descartável".
Estão a ser feitos pequenos ajustes para melhorar os monoblocos (falarei sobre eles mais tarde).
Ou opte pelo sistema modular, pode adicionar sensores de acordo com o seu orçamento e acima de tudo tem a possibilidade de optimizar a montagem.
Tenho este sistema em teste em casa, mas ainda não está on-line. (Se eu tiver tempo, será dentro de quinze dias)
 

leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
Bom dia :)

Froggit/Ecowitt and Co são conhecidos por sobrestimar:

2021-11-02_07-23-28.jpg

2021-11-02_07-47-47.jpg

A comparação de valores com outras estações é para mim arriscada. Este tipo de comparação poderia ser válido dentro de um pequeno raio com relevo idêntico E desde que a estação de comparação seja calibrada.
Assim, com o alívio em Portugal é como jogar na lotaria.
Comece as suas comparações com um pluviómetro manual.
O seu coleccionador é pequeno ou grande?

Bom dia :)

Froggit/Ecowitt and Co são conhecidos por sobrestimar:

2021-11-02_07-23-28.jpg

2021-11-02_07-47-47.jpg

A comparação de valores com outras estações é para mim arriscada. Este tipo de comparação poderia ser válido dentro de um pequeno raio com relevo idêntico E desde que a estação de comparação seja calibrada.
Assim, com o alívio em Portugal é como jogar na lotaria.
Comece as suas comparações com um pluviómetro manual.
O seu coleccionador é pequeno ou grande?
Boa noite Toby e obrigado pela tua resposta,

Eu tenho cá em casa uma outra estação que era a que estava em funcionamento antes de instalar esta nova. Trata-se da Bresser 7002510, que faz medições de chuva com a resolução de 0,4mm. Um ponto a favor é o facto de podermos recuar hora a hora e saber quanto choveu numa determinada hora. Sempre me pareceu ser correta nos valores e nunca me apresentou valores diários de precipitação demasiado altos, mesmo com chuva forte. Achas que seria um bom ponto de partida? Eu anteontem coloquei-a em funcionamento e, estando a ocorrer chuva fraca, as duas marcavam quase o mesmo, praticamente ao mesmo tempo. Infelizmente ainda não me apareceu uma chuvinha mais forte desde então, mas vou estar atento.

O que querias dizer com "coleccionador"?
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
727
Local
Montijo
Boas pessoal, queria meter uma estação num terreno sem eletricidade nem wifi. Existe algo ate aos 150e que não precise de electricidade nem wifi? Algo que transmita os dados por exemplo por Bluetooth para uma casa que ficará a cerca de 30m em linha reta da estação?

Obrigado!
 

cmg

Cirrus
Registo
19 Jan 2010
Mensagens
92
Local
Lisboa
Boas pessoal, queria meter uma estação num terreno sem eletricidade nem wifi. Existe algo ate aos 150e que não precise de electricidade nem wifi? Algo que transmita os dados por exemplo por Bluetooth para uma casa que ficará a cerca de 30m em linha reta da estação?

Obrigado!
Boas
A que eu tenho (Oregon) e muitas outras não necessitam de "electricidade"; funcionam com pilhas que fornecem a energia necessária para enviar os dados por wifi normalmente a distâncias maiores do que 30m.
Cumps

Enviado do meu SM-A516B através do Tapatalk
 

Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
727
Local
Montijo
Boas
A que eu tenho (Oregon) e muitas outras não necessitam de "electricidade"; funcionam com pilhas que fornecem a energia necessária para enviar os dados por wifi normalmente a distâncias maiores do que 30m.
Cumps

Enviado do meu SM-A516B através do Tapatalk
Podes por favor meter o link da tua? Ela apanha o Wi-Fi (net) de casa ou é por Bluetooth? É fácil de instalar? Pergunto porque sou um novato nisto.. Obrigado!
 

cmg

Cirrus
Registo
19 Jan 2010
Mensagens
92
Local
Lisboa
Podes por favor meter o link da tua? Ela apanha o Wi-Fi (net) de casa ou é por Bluetooth? É fácil de instalar? Pergunto porque sou um novato nisto.. Obrigado!
Os sensores enviam os dados (como, creio, todas as outras) por por radiofrequência (433mhz) para a consola. Não tem nada a ver com o Wi-Fi de casa.
Creio que a Oregon já não é feita de qualquer forma pode procurar por Oregon Scientific.
Cumps

Enviado do meu SM-A516B através do Tapatalk
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
Boa noite Toby e obrigado pela tua resposta,

Eu tenho cá em casa uma outra estação que era a que estava em funcionamento antes de instalar esta nova. Trata-se da Bresser 7002510, que faz medições de chuva com a resolução de 0,4mm. Um ponto a favor é o facto de podermos recuar hora a hora e saber quanto choveu numa determinada hora. Sempre me pareceu ser correta nos valores e nunca me apresentou valores diários de precipitação demasiado altos, mesmo com chuva forte. Achas que seria um bom ponto de partida? Eu anteontem coloquei-a em funcionamento e, estando a ocorrer chuva fraca, as duas marcavam quase o mesmo, praticamente ao mesmo tempo. Infelizmente ainda não me apareceu uma chuvinha mais forte desde então, mas vou estar atento.

O que querias dizer com "coleccionador"?

Comece com um pluviómetro manual!
Parar de tentar comparar com registos "hipotéticos". :pray:
Se não tiver um pluviómetro manual, pode fazer um por alguns euros e um pouco de cuidado.

Um tubo de PVC com um diâmetro de +/- 150mm e uma altura de +/- 400mm, uma placa de plexiglass.
Cola-se o tubo com silicone no plexi.
Fazer furos no plexi nos 4 cantos: 4 parafusos e 8 porcas para nivelar o tubo.
Nada mais a fazer. :)
Para o cálculo é muito simples: pesa-se a água com uma balança de cozinha (1gr=1ml=1000mm3).
Uma divisão simples volume (mm3) de água dividida pelo da superfície (mm2) interna do tubo = altura (mm) = altura de precipitação (mm)
É tão simples como isso, basta prestar atenção às unidades.
 
Última edição:

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Bom dia,
Sainlogic ou ecowitt não terão melhor qualidade e fiabilidade que as Fine Offset? Pergunto isto porque estava a pensar adquirir uma estação até 200€ e pensei pelos comentários que essas pudessem ser de melhor qualidade que as Fine Offset. Já tive duas PCEs (em que agora só funciona o termo higrómetro) e a qualidade do anemometro e do cata vento é muito fraca, não duram mais que 2/3 anos, ora bloqueiam ou partem-se com a degradação devido aos raios UV, sendo que o pluviometro também deixou de funcionar. Não sei se mais alguém teve esta experiência com as PCEs.

Relativamente à exportação dos dados para web, se o WeeWx que uso atualmente com o Raspberry permitir essas estações também, não será um problema, porque funciona muito bem.

Nas estações monobloco, será que não daria para cortar a estação ao meio e acrescentar o cabo, que julgo, deve conectar os sensores (cata vento e anemometro) aos restantes?
As novas PCE são muito boas. Têm uma óptima relação qualidade preço.
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
As novas PCE são muito boas. Têm uma óptima relação qualidade preço.
PCE compra as suas estações meteorológicas a Fine Offset, como faz a maioria dos revendedores.
O hardware PCE é estritamente idêntico ao Froggit/Ecowitt/ and co!
As únicas diferenças estão no software, o firmware é diferente dependendo das exigências do revendedor.
Acreditar que um PCE é melhor é um erro.

2021-11-05_09-35-26.jpg
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,820
Local
Menorca
Bom dia,
Sainlogic ou ecowitt não terão melhor qualidade e fiabilidade que as Fine Offset? Pergunto isto porque estava a pensar adquirir uma estação até 200€ e pensei pelos comentários que essas pudessem ser de melhor qualidade que as Fine Offset. Já tive duas PCEs (em que agora só funciona o termo higrómetro) e a qualidade do anemometro e do cata vento é muito fraca, não duram mais que 2/3 anos, ora bloqueiam ou partem-se com a degradação devido aos raios UV, sendo que o pluviometro também deixou de funcionar. Não sei se mais alguém teve esta experiência com as PCEs.

Tive uma experiência muito parecida. :thumbsup:


Bom dia :)

Froggit/Ecowitt and Co são conhecidos por sobrestimar:

2021-11-02_07-23-28.jpg

2021-11-02_07-47-47.jpg

A comparação de valores com outras estações é para mim arriscada. Este tipo de comparação poderia ser válido dentro de um pequeno raio com relevo idêntico E desde que a estação de comparação seja calibrada.
Assim, com o alívio em Portugal é como jogar na lotaria.
Comece as suas comparações com um pluviómetro manual.
O seu coleccionador é pequeno ou grande?


No meu caso (Sainlogic WS3500 recebida recentemente como presente de aniversário e registada nas redes Metecoclimatic e Noromet.), até agora, a estação está a comportar-se adequadamente nos seus registos de precipitação mesmo em condições torrenciais como as desta madrugada (15 mm em 10 minutos). Para além do protocolo de observação após o registo que a própria rede Meteoclimatic está a levar a cabo, estou a monitorizá-la com duas estações muito próximas de qualidade comprovada (AEMET-Aeroporto e a Davis Vantage Vue de Sant Climent com o selo Meteoclimatic de excelente qualidade) e os resultados não poderiam ser mais satisfatórios:

estaciones.jpg


estaciones2.jpg


Vamos ver como a evolução continua no futuro e se surgem desvios suspeitos.
 

fernandinand

Cumulus
Registo
13 Out 2020
Mensagens
239
Local
Serra - Alvorge @~300m
Froggit/Ecowitt and Co são conhecidos por sobrestimar:
Estes números estão em linha com os meus após calibração do pluviómetro...ainda este fds a diferença foi na ordem dos ~17mm entre a consola de origem (não calibrada) e os valores que armazeno na plataforma web com rectificação/calibração.
Temperatura já não tenho tanta confiança, pois a calibração foi feita a partir de um termómetro de mercúrio muito antigo que trouxe de recordação de uma das estações do INAG que foram desmanteladas para dar lugar às automáticas.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego