Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
Estes números estão em linha com os meus após calibração do pluviómetro...ainda este fds a diferença foi na ordem dos ~17mm entre a consola de origem (não calibrada) e os valores que armazeno na plataforma web com rectificação/calibração.
Temperatura já não tenho tanta confiança, pois a calibração foi feita a partir de um termómetro de mercúrio muito antigo que trouxe de recordação de uma das estações do INAG que foram desmanteladas para dar lugar às automáticas.
Bom dia,

Fez uma compensação na consola, suponho?
Se assim for, isto não é correcto porque estas estações sobrestimam após uma intensidade.
Se fizer um ajuste na consola, compensa todos os tipos de chuva. A propósito, na China eles estão bem cientes do problema! ;)
Pode estar certo de que as minhas figuras/estudos são feitos de acordo com as regras da arte.
Além disso, com um italiano, fizemos isto para limitar o sobreaquecimento (será testado em minha casa depois da impressão 3D)

2021-11-05_13-39-54.jpg

2021-11-05_13-40-38.jpg

2021-11-05_13-46-16.jpg
 


Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
Tive uma experiência muito parecida. :thumbsup:





No meu caso (Sainlogic WS3500 recebida recentemente como presente de aniversário e registada nas redes Metecoclimatic e Noromet.), até agora, a estação está a comportar-se adequadamente nos seus registos de precipitação mesmo em condições torrenciais como as desta madrugada (15 mm em 10 minutos). Para além do protocolo de observação após o registo que a própria rede Meteoclimatic está a levar a cabo, estou a monitorizá-la com duas estações muito próximas de qualidade comprovada (AEMET-Aeroporto e a Davis Vantage Vue de Sant Climent com o selo Meteoclimatic de excelente qualidade) e os resultados não poderiam ser mais satisfatórios:

Ver anexo 585

Ver anexo 586

Vamos ver como a evolução continua no futuro e se surgem desvios suspeitos.

Bom dia,

Sorry, A comparação só pode ser feita num sítio.
Dois exemplos de estações próximas com a mesma marca.
Deixo-vos a vós a tarefa de tirar conclusões. ;)

2021-11-05_14-45-52.jpg

2021-11-05_14-16-07.jpg
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,820
Local
Menorca
Bom dia,

Sorry, A comparação só pode ser feita num sítio.
Dois exemplos de estações próximas com a mesma marca.
Deixo-vos a vós a tarefa de tirar conclusões. ;)

2021-11-05_14-45-52.jpg

2021-11-05_14-16-07.jpg

Sim, eu sei como funciona. Mas devo dizer que o meu caso não é comparável com estes exemplos: as três estações minorquinas comparadas estão ainda mais próximas (1,5-2 km) do que as que se apresentam e, muito mais importante, não existe qualquer relevo diferencial ou característica geográfica no meio, estando localizadas numa planície descendente homogénea (tão plano é que no modelo de sombras e relevo o que mais se destaca são os edifícios e a pista do aeroporto :lol:) :

Inkedide.cime.es_20211105_154140_LI.jpg


Inkedide.cime.es_20211105_154233_LI.jpg


aeroport.jpg


Além destas, é uma área que tem muitas outras estações fiáveis, algumas ainda mais próximas, de modo que a monitorização, dentro das limitações, pode ser feita de uma forma menos errada.

Em qualquer caso, isto não significa que não possa haver desvio dos valores da estação e do modelo instalado, simplesmente que existe uma certa facilidade para contrastar com uma aproximação razoável, que, de momento (muito pouco tempo), tudo parece ser normal e que será uma situação a ser monitorizada. Comentarei as novidades sobre o "estudo". Claro que não há dúvida de que é sempre melhor fazer uma verificação/correcção exactamente no mesmo ponto. De facto, a rede Meteoclimatic tem uma secção explícita dedicada a isto na folha de dados de cada estação (Correción con Termómetro homologado e Corrección con pluviómetro homologado).
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

fernandinand

Cumulus
Registo
13 Out 2020
Mensagens
239
Local
Serra - Alvorge @~300m
Bom dia,

Fez uma compensação na consola, suponho?
Se assim for, isto não é correcto porque estas estações sobrestimam após uma intensidade.

Neste caso a compensação está a ser feita na plataforma de monitorização web e não na consola, daí verificado o desvio de ~17mm durante o épico dia de Domingo passado.
Acredito que provavelmente seria necessário uma curva de ajuste/compensação, mas no meu caso está definido um valor base para todas as intensidades.
Se tiver alguma curva de ajuste para este tipo de estações, penso que será fácil de integrar tendo em conta intervalos de intensidade.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e Toby

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
Neste caso a compensação está a ser feita na plataforma de monitorização web e não na consola, daí verificado o desvio de ~17mm durante o épico dia de Domingo passado.
Acredito que provavelmente seria necessário uma curva de ajuste/compensação, mas no meu caso está definido um valor base para todas as intensidades.
Se tiver alguma curva de ajuste para este tipo de estações, penso que será fácil de integrar tendo em conta intervalos de intensidade.

Bom dia,

Obrigado pela sua explicação (é bom ver alguém a tentar melhorar), se no domingo compensou 17mm para chegar aos 87,3mm obtém os 20% de sobrestimação que todos vêem ao testar.
Para mim, a aplicação de uma curva de compensação é muito aleatória.
É melhor intervir mecanicamente, após o teste das novas chávenas, vou olhar para este pluviómetro (há 1 ou 2 pistas possíveis).
Se me puder dar o diâmetro interior do seu cone.
PS: Gosto da vossa Grafana dashbord. :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Joao Silva

Cirrus
Registo
12 Out 2011
Mensagens
33
Local
Lourinhã
As novas PCE são muito boas. Têm uma óptima relação qualidade preço.
Desconhecia que as novas tinham instrumentos novos, só reparei agora quando pesquisei sobre a ecowitt e afins. No entanto, mantiveram a consola, que de facto parece-me a parte mais fiável que tinham. Pelo menos a julgar pela minha, que é a única parte que nunca deu problemas em 6 anos.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bom dia,

1/ Esconder o painel solar
2/ Retirar as baterias (são baterias de "emergência")
3/ Esperar que o condensador descarregue TOTALMENTE (para que não haja mais transmissão)
4/ Instalar novas baterias (testar a sua voltagem) uma manhã, deixando o painel solar coberto.
5/ Observar as transmissões

Dê-me as conclusões ;)

Fiz isso e o problema persiste, abri a estação, verifiquei se havia algo que evidenciasse alguma entrada de humidade e, cheguei à conclusão que o problema está no hardware que compõe o anemómetro.
O vidrinho do reed switch está danificado, falei com a HS-group e simplesmente ignoraram os meus emails… estava a ver se arranjava a “plaquinha” do anemómetro para a substituir, mas sinto-me ignorado por eles…


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Joao Silva

Cirrus
Registo
12 Out 2011
Mensagens
33
Local
Lourinhã
Bom dia,

Ecowitt/Froggit/and co são concebidos e fabricados pela Fine Offset.
Em colaboração com os italianos, testei a Ecowitt e os meus relatórios de teste foram enviados para Fine Offset, não para a Ecowitt.
Se eu tivesse de escolher, optaria pela Ecowitt porque eles têm uma abordagem "entusiasta do meteorologia". A pedido dos italianos, eles fizeram um sensor de temperatura com um SHT35 (actualmente um SHT35 é o melhor).
A qualidade está a diminuir em todos os fabricantes, incluindo Davis.
O meu VP2 2011 é muito mais fiável do que os VP2 actuais.
Esta é uma opinião pessoal:
Ou se compra um monobloco tendo em conta que se trata de um produto "descartável".
Estão a ser feitos pequenos ajustes para melhorar os monoblocos (falarei sobre eles mais tarde).
Ou opte pelo sistema modular, pode adicionar sensores de acordo com o seu orçamento e acima de tudo tem a possibilidade de optimizar a montagem.
Tenho este sistema em teste em casa, mas ainda não está on-line. (Se eu tiver tempo, será dentro de quinze dias)
De facto é triste que a qualidade dos equipamentos em geral esteja a degradar-se, provavelmente para vender mais, mas enfim...
Estou com dúvida sobre a aquisição da ecowitt. Pesquisei sobre ecowitt Itália e apenas surge ecowitt.com em que os valores são em dólares, o que entendo que seja fora da UE, e por isso estou com dúvidas se estarei a importar fora da UE e terá taxas alfandegárias, que não surgem pelo menos até ao momento de efetuar o pagamento no site, como aconteceria se fosse pela Amazon.
Na amazon não encontro o modelo modular GW1102 wi-fi, e outro modelo similar como o HP3501 TFT fica um pouco caro com as taxas de importação. Alguma sugestão para a aquisição deste modelo na Europa?
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego

Joao Silva

Cirrus
Registo
12 Out 2011
Mensagens
33
Local
Lourinhã
Boas
É impressão minha ou a estações agora não têm os sensores separados?
Cumps

Enviado do meu SM-A516B através do Tapatalk

Boas,

Acho que depende das marcas, mas em geral penso que tem ambos, mas parece haver mais modelos monobloco, sendo o custo inferior aos modelos equivalentes com os sensores separados.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e cmg

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
De facto é triste que a qualidade dos equipamentos em geral esteja a degradar-se, provavelmente para vender mais, mas enfim...
Estou com dúvida sobre a aquisição da ecowitt. Pesquisei sobre ecowitt Itália e apenas surge ecowitt.com em que os valores são em dólares, o que entendo que seja fora da UE, e por isso estou com dúvidas se estarei a importar fora da UE e terá taxas alfandegárias, que não surgem pelo menos até ao momento de efetuar o pagamento no site, como aconteceria se fosse pela Amazon.
Na amazon não encontro o modelo modular GW1102 wi-fi, e outro modelo similar como o HP3501 TFT fica um pouco caro com as taxas de importação. Alguma sugestão para a aquisição deste modelo na Europa?
Compra esta é boa e chega em uma semana
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
Fiz isso e o problema persiste, abri a estação, verifiquei se havia algo que evidenciasse alguma entrada de humidade e, cheguei à conclusão que o problema está no hardware que compõe o anemómetro.
O vidrinho do reed switch está danificado, falei com a HS-group e simplesmente ignoraram os meus emails… estava a ver se arranjava a “plaquinha” do anemómetro para a substituir, mas sinto-me ignorado por eles…


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Bom dia,

Vou tentar através dos meus contactos (não tenho muita esperança), duvido que vendam peças. Tem uma fotografia?
Vejo que tem vários Froggit com o mesmo problema!
Não creio que seja sensato colocar dinheiro nestes sistemas monobloco descartáveis.
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
De facto é triste que a qualidade dos equipamentos em geral esteja a degradar-se, provavelmente para vender mais, mas enfim...
Estou com dúvida sobre a aquisição da ecowitt. Pesquisei sobre ecowitt Itália e apenas surge ecowitt.com em que os valores são em dólares, o que entendo que seja fora da UE, e por isso estou com dúvidas se estarei a importar fora da UE e terá taxas alfandegárias, que não surgem pelo menos até ao momento de efetuar o pagamento no site, como aconteceria se fosse pela Amazon.
Na amazon não encontro o modelo modular GW1102 wi-fi, e outro modelo similar como o HP3501 TFT fica um pouco caro com as taxas de importação. Alguma sugestão para a aquisição deste modelo na Europa?
Bom dia,

Por 40$ mais recebe um SHT35 (é o melhor) https://www.ecowitt.com/shop/goodsDetail/94#
Um amigo franco-italiano : https://www.ecowitt.net/home/index?id=27773
Comparativo: http://www.kwos.org/comparison/

Para as taxas de importação, não sei porque o material que tenho é enviado para teste, por isso no valor 0 euros. Eu tinha-os avisado sobre a mudança na Europa a partir de Julho.
Agora posso tentar negociar com eles para obter um acordo semelhante ao que eles têm com a associação italiana.
É óbvio que para a compra de um sistema, eles me enviarão pelo meu caminho (expressão belga).
A Ecowitt tem ligações estreitas com os italianos, uma vez que alguns sistemas (sob certas condições) são aceites na rede secundária. (Têm também acordos com Barani e Metspec)
Seria bom se em Portugal pudesse ser construído um sistema semelhante e homogéneo.
Cabe-vos a todos ver, pela minha parte o sistema modular é a única escolha sensata na Ecowitt.

PS: Deixem-me esclarecer: não tenho qualquer interesse financeiro.
 
  • Gosto
Reactions: Zarb e Joao Silva

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bom dia,

Vou tentar através dos meus contactos (não tenho muita esperança), duvido que vendam peças. Tem uma fotografia?
Vejo que tem vários Froggit com o mesmo problema!
Não creio que seja sensato colocar dinheiro nestes sistemas monobloco descartáveis.

e8a3f22de01aa6f2d044944333f13bcb.jpg

d75097f3e79ae89e7b5d48103d04d0ac.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Toby