Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

CSOF

Cumulus
Registo
15 Jan 2009
Mensagens
189
Local
São joão da Pesqueira - 650 m
Necessita do logger para passar os dados para PC e claro para a internet.

Sem logger podes ver os registos na consola da estação.

Com esse orçamento, Davis claro, nem penses 2 vezes.

mas davis, já andei a ver preços e é bem acima de 500 euros, e então com datalogger ainda é mais, onde posso então arranjar a davis abaixo deste preço?
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
mas davis, já andei a ver preços e é bem acima de 500 euros, e então com datalogger ainda é mais, onde posso então arranjar a davis abaixo deste preço?

Novamente colocando informação sobre o mesmo assunto.


Há vários modelos da Davis Vantage:

VUE (modelo recente e a mais simples das Vantage, com a vantagem de ser portátil)
---
6152 (versão base Vantage Pro2)
6153 (inclui Fan-Aspirated Radiation Shield [FARS 24h])
6162 (o que o modelo 6152 traz de série + sensor UV + sensor solar)
6163 (o que o modelo 6152 traz de série + FARS 24h + sensor UV + sensor solar)


Se comprares pelo ebay alemão ou americano (este último aparentemente mais barato, mas depois está sujeito a taxas alfandegárias e outros direitos aduaneiros) estes serão os preços, falando por alto (os preços baixaram):

VUE (cerca de 480 €)
---
6152 (cerca de 550 €)
6153 (cerca de 760 €)
6162 (cerca de 900 €)
6163 (cerca de 1180 €)


Estes preços são muito generalistas e já estou a incluir as taxas alfandegárias no preço final dos produtos Davis para simplificar aquilo que te quero dizer, claro que podes encontrar um pouco mais barato, mas também encontras muito mais caro, se for preciso.

Em Portugal, para te dar uma ideia, a mais barata fica acima dos 800 € e o modelo 6163 ascende praticamente aos 2000 €, pelo que comprar cá parece não ser muito compensatório.


Atenção: Os preços que referi não incluem o datalogger com o software WeatherLink, que é o que irá permitir a ligação da estação ao computador e à Internet.
Este aparelho custa cerca de 150 €, já com os portes e taxas incluídos, que se deverão somar ao preço-base de cada uma das estações.


No final, para dar o exemplo, um modelo que custe 420 € no país onde compras - vindo de fora da União Europeia - irá estar sujeito aos portes (cerca de 50 €) e a 20 % de IVA, a algumas taxas mistério de valor reduzido (cerca de 5 €) e o datalogger também estará sujeito a taxas alfandegárias.


Assim, o modelo 6152 (por alto);

420 € + 50 € + 20 % = 564 € (estação + portes + alfândega)

+ datalogger (cerca de 150 €)

=

~ 710 €


Tudo isto, cálculos feitos de forma muito grosseira e muito por alto, mas penso que dá para ter uma ideia de como as coisas se processam. (Os preços agora andam um pouco mais baixos).

---

Em Portugal, podes comprar material Davis na Gestel, em Linda-a-Velha.

Há também a alternativa de procurares no ebay americano ou alemão, não obstante tudo o que referi atrás.

Há também algumas alternativas dentro da Europa: http://www.ukweathershop.co.uk/acatalog/davis_instruments.html


---

Mas, apesar de os preços não serem propriamente baixos, são estações de excelente qualidade e fiabilidade, pelo que - se quiseres a minha opinião - afirmo com toda a certeza que são estações que valem a pena.
Se tiveres possibilidades financeiras para comprar material Davis, não hesites, pois a sua robustez e durabilidade compensam bastante o dinheiro que se dá por ele.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
OK. É que assim posso ter os dados na base da estação do Lidl!!!:w00t:

Se essa frequência estiver dentro de possíveis características padrão para ser recepcionada nessa estação do Lidl..., óptimo (confesso que desconhecia essa possibilidade em produtos de marca diferente), mas será que consegues um sensor sem o restante equipamento? :unsure:
 

Aspvl

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
505
Local
Lisboa, Arronches
Olá, queria comprar uma estação com pluviómetro, anemómetro, e sensor de humidade e de temperatura.

Pensei na W1600 da La Crosse, mas ainda não consegui encontrar nenhuma loja física que a venda.
 

sandgrain

Cirrus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
61
Local
Povoação - São Miguel
Boa noite!

Já percorri todas as páginas deste tópico na esperança de decidir que modelo adquirir. Admito que ainda não estou esclarecido... :rolleyes:

Quero uma estação básica, que meça temperatura interior e exterior, assim como humidade relativa e pressão atmosférica. Como vivo num apartamento ponho de lado a questão do anemómetro e do pluviómetro. Possuo uma varanda abrigada da luz solar directa e da chuva e gostaria de saber se tenho que proteger o sensor que adquirir.

Desde já o meu obrigado
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Ando à procura de uma estação meteorológica de bolso para ter no carro e saber sempre alguns dados mesmo que não sejam fiáveis a 100% o que quero é mesmo uma coisa básica e barata :unsure: encontrei estas no ebay que dizem??

Desconheço a fiabilidade pois nunca vi o comportamento delas e ninguém por aqui tem esses modelos, parece-me.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Quero uma estação básica, que meça temperatura interior e exterior, assim como humidade relativa e pressão atmosférica. Como vivo num apartamento ponho de lado a questão do anemómetro e do pluviómetro.

Qualquer estação básica desse género encontra-se no Lidl ou na Media Markt, entre outras lojas, algumas até na casa dos 30 €.


Possuo uma varanda abrigada da luz solar directa e da chuva e gostaria de saber se tenho que proteger o sensor que adquirir.

Os termo-higrómetros têm sempre de ser protegidos da radiação difusa mesmo quando não há radiação directa.

Não façam um abrigo completamente fechado. Tem de existir arejamento, mas que impeça a entrada de radiação no interior do abrigo.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Obrigado pela rápida resposta às minhas dúvidas!

Encontrei este modelo, que se encontra dentro do meu orçamento, o que me podem dizer sobre a sua fiabilidade e preço?

http://www.nouveauxobjets.com/3500.php

Obrigado

A La Crosse é, na minha opinião, uma marca com produtos geralmente de fraca qualidade. No entanto, a série WS3500 saiu com bons resultados já há alguns anos. É um bom modelo para quem procura o mesmo que tu. Deixa-me referir que essa estação não permite ligação ao PC.

De resto, apesar do preço parecer elevado, ele já desceu um pouco nestes últimos tempos e é uma estação com qualidade razoável. Já houve quem por cá tivesse esse modelo e esteve satisfeito com a relação qualidade/preço.
 

sandgrain

Cirrus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
61
Local
Povoação - São Miguel
Nas especificações aparece escrito que tem ligação ao pc através de porta série...

"PC connection

Computer connection included

Delivered with setup CD-ROM (in French, English and German) and 2 metres of cable for the base-computer link (RS232)

Data is gathered by the computer, from which it is possible to use the data and design graphs

Possible storage of 1750 sets of data with time and date recording

Data recording intervals from 1 minute up to 12 hours

EEPROM memory (non volatile ring buffer memory)"



Considerei o preço razoável precisamente por ter ligação ao pc. Outro factor interessante é poder ligar a estação à corrente, apenas tendo que gastar pilhas com o sensor.

Não comprando la crosse, para esta gama de preços, ficarei melhor servido com uma Oregon? Vi 2 modelos interessantes na casa dos 45€ ( WS9040IT e WS7018).

Obrigado pela ajuda
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Nas especificações aparece escrito que tem ligação ao pc através de porta série...

(...)

Não comprando la crosse, para esta gama de preços, ficarei melhor servido com uma Oregon? Vi 2 modelos interessantes na casa dos 45€ ( WS9040IT e WS7018).

Obrigado pela ajuda

Estranho ter ligação ao PC, pois a original WS3500 da La Crosse não tinha. Deve ter havido uma reformulação do modelo, porque tenho a certeza que não tinha essa conexão.

De qualquer forma, essa La Crosse parece uma boa escolha tendo em conta essa série, que saiu até com uma qualdiade razoável. Se tem ligação ao PC então fica em vantagem face às que não têm.