Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
O LIDL, ou supermercados semelhantes, costumam ter estações mais simples por esse preço.
Com uma estação dessas fazes a medição da temperatura e pressão atmosférica, creio que pouco mais, mas já é razoável para quem não quer gastar muito.

Eu subscrevo tudo o que já disse acerca dessas estações ;).
Eu tenho uma do LIDL, custou 25€, e tem:
* Temperatura interior + exterior (guarda máx e min)
* Humidade relativa interior + exterior (guarda máx e min)
* Pressão atmosférica (guarda de até 12h e também o máx e o min)
* Hora e data actualizada ás 11h e ás 23h, consoante as coordenadas que inserir
* Previsão barométrica do estado do tempo para 8h.
* Alerta de geada e de temperatura programa pelo utilizador
* Fases da Luas e marés
* etc...
* Sensor com alcance de transmissão até 30m (chega bem...).
* Excelente qualidade preço
* Em caso de avaria, pode encomendar um sensor pela Internet, custando cada sensor a modesta quantia de 5€ :w00t:

RIMG0438.JPG
 


ruiadam

Cumulus
Registo
12 Jan 2009
Mensagens
139
Local
Guarda - Altitude 1010 m - Neste momento estou em
Boas a todos

Como sou novo nestas bandas, gosaria de obter um conselho vosso:

Resido na cidade da Guarda a 1010 m de altitude e estou a pensar investir numa estação metereológica brevemente. Quero um equipamento barato e simples e que permita utilizar em diversos locais, a minha vida profissional obriga-me a estar constantemente em viagem principalmente pelo Centro/Sul de Espanha, logo esse sistema deverá permitir uma ligação rápida em quartos de hotel por onde passo. Gostava de obter registos principalmente na região da andalucia onde se atingem valores extremos de temperatura no verão:hehe:

Cumprimentos
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Boas a todos

Como sou novo nestas bandas, gosaria de obter um conselho vosso:

Resido na cidade da Guarda a 1010 m de altitude e estou a pensar investir numa estação metereológica brevemente. Quero um equipamento barato e simples e que permita utilizar em diversos locais, a minha vida profissional obriga-me a estar constantemente em viagem principalmente pelo Centro/Sul de Espanha, logo esse sistema deverá permitir uma ligação rápida em quartos de hotel por onde passo. Gostava de obter registos principalmente na região da andalucia onde se atingem valores extremos de temperatura no verão:hehe:

Cumprimentos

A questão nem é o equipamento, penso que um simples sensor de temperatura e humidade do LIDL ou hipermercados do género resolveria o problema.
A verdadeira questão é depois a instalação, que necessita de algum rigor e é preciso que conheças os «cantos à casa», ou seja, é preciso que saibas onde bate ou não o sol, onde corre ou não vento, para além da própria localização - que duvido que consigas melhor do que colocar o sensor no parapeito de uma janela - já são algumas limitações.
Mais importante do que o sensor e o material em si é a própria instalação; por muito bom que o material seja, não tirarás partido dele sem uma boa utilização e, necessariamente, uma correcta instalação.
Por isso, deverás saber bem onde irás ficar, de modo a que o sensor de temperatura e humidade permaneça sempre à sombra e num local o mais arejado possível, dentro de todas as limitações, claro está.

Um sensor de temperatura e humidade (estação meteorológica simples) andará à volta dos 25 € e já te servirá bem para esse objectivo.

De resto, penso que não há mais nada de muito relevante a referir, venham esses registos em viagem. :)
 

ferreirinha47

Cumulus
Registo
12 Jan 2009
Mensagens
212
Local
figueiras 179m / Leiria
ola boa tarde, como estou a dar os primeiros passos na matéria, peço que me deêm uma pequena ajuda, a estação meterologica que está à venda no lidl é um bom investimento ou ha melhor com o memso custo, vivo perto de leiria e gostava de saber onde poderia adquirir uma estação aqui na zona, tirnado as do lidl claro.
cumprimentos
ferreirinha 47
 

rotiv

Cirrus
Registo
12 Abr 2008
Mensagens
1
Local
praia de quiaios
olá
boa tarde a todos
gostaria de saber se alguem tem alguma estação meteorologica a instalada junto ao litoral que não tenha problemas com o ambiente corosivo a que está exposta .eu já vou na 3ªoregon scientific 968 e estou sempre a ter problemas com os sensores neste momento está em baixo como podem verificar no sit www.nautic-azul.com ,mas brevemente vai estar novamente a bombar.
obrigado
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Encontrei em Espanha à venda uma estação PCE, não sei se é merca branca ou não, que permite ligar ao PC e à Net, que penso que pelo preço será assim a mais barata do segmento visto que uma Oregon Wmr100 ou uma La Crosse equivalente nunca fica a menos de 160€. Além disso aparentemente a estação tem um logger, ausente das que referi, mas carece de confirmação bem como a capacidade do mesmo. Outra dúvida será saber se o software se consegue ligar ou não a redes como o WU. Vou tentar saber. O preço é de cerca de 79+IVA16%, ou seja, 91,64€ + 17,00 € de portes para Portugal.
Desconheço a fiabilidade, fica apenas como informação.

PCE FWS 20
estacion-meteorologica-pce-fws20-completa.jpg

http://www.pce-group-europe.com/esp.../p6978_Estacion-meteorologica-PCE-FWS-20.html

Alguem chegou a comprar esta estação???

Se sim, o que acharam???
 

vinc7e

Nimbostratus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
1,045
Local
Vila Verde
Comprei esse hoje:lol:
Enquanto não vem a estação mais vale comprar um, e também para análise comparativa de temperaturas com ela.

tb tenho um mt parecido, de vez em quando eles lançam uns modelos novos
com algumas alterações...

tou a espera de uma estação tb do lidl mas ultimamente nao tenho encontrado..:disgust:
 

Maeglin

Cirrus
Registo
14 Jun 2007
Mensagens
30
Local
Barreiro
Acrescentar, para quem procura informação sobre esta estação, de que a mesma é vendida com outros nomes/referências :


- Watson W-8681

- WH1081

- Elecsa AstroTouch 6975

- WX-2008

- National Geographic 265 NE





Se Googlarem qualquer um destes nomes encontrarão mais info. da estação o que sempre ajuda na hora da decisão.


Deixo aqui o link daquele que parece ser o fabricante desta estação: http://www.foshk.com/en/products/show.asp?id=41 e onde é possível fazer o download do software Easyweather v.5.0


:thumbsup:

Boas , se alguem comprar esta estação , pode usar este software que aparentemente é melhor que o de origem :

Cumulus : http://sandaysoft.com/products/cumulus

Têm aqui uma review do material que vos espera : http://www.digitalham.co.uk/equipment/Watson_W8681.php

Link ebay caso alguem queira investir : http://stores.ebay.es/Waters-and-Stanton
 

Acardoso

Cumulus
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
251
Local
Sobreiro-Bustos (Aveiro)

Acardoso

Cumulus
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
251
Local
Sobreiro-Bustos (Aveiro)
Alguém me sabe indicar uma estação equivalente a uma oregon WMR200 que tenha um pluviómetro com uma resolução abaixo dos 0.5mm (0.4,0.3), sem ser uma davis...
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Aproveita e põe-lhe umas pilhas de Lithium (compra numa loja de fotografia por ex.) em vez de alcalinas. Já li que eram mais resistentes à incursão de humidade dentro do sensores.

Desculpa o Off-Topic. :(

As pilhas que vinham com a minha estação vinham já algumas delas fracas, por isso tenho dificuldade em captar o sinal, por vezes (eu próprio comprovei que era mesmo das pilhas, pois experimentei-as em vários sítios, inclusivo numa lanterna, e a lanterna não dava quase luz nenhuma :angry:). Posso comprar umas pilhas novas (alcalinas, claro) e melhores, e fazer o reset a toda a estação e colocá-las, isto tudo sem problemas? (Isto tendo em conta que a estação funciona também com um painel solar).
 

PauloJota

Cirrus
Registo
1 Fev 2009
Mensagens
30
Local
Porto - Ramalde (3 km do mar)
Newbie

Caríssimos,

Este é o meu primeiro post. Chamo-me Paulo e sou do Porto. Sempre tive um fascínio pelas condições atmosféricas adversas. Gostava de adquirir uma estação metereológica, mas não consigo tomar uma decisão.
1 - Gostava de ter uma estação que me permitisse descarregar os dados no pc;
2 - Não queria gastar muito;
Outra questão: Existe algum tipo de sensor que permita ligação ao PDA?

Obrigado pelas dicas e continuem o bom trabalho. É que eu já venho aqui à uns tempos sem me inscrever.

Cumprimentos.