Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas



HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Boas,
Colocando o anemómetro no topo do telhado, qual é a altura mínima que deve ser colocado acima do ponto mais alto do mesmo?
Caso seja relevante é para instalar o anemómetro da Davis VP2.
Cumps.
Jorge Antunes

Deve estar pelo menos 1,2 metros acima do telhado. Tenho o meu 2 metros acima do topo do telhado.

Também importante é o mastro ficar bem fixo e não abanar com o vento forte.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Boas,
Colocando o anemómetro no topo do telhado, qual é a altura mínima que deve ser colocado acima do ponto mais alto do mesmo?
Caso seja relevante é para instalar o anemómetro da Davis VP2.
Cumps.
Jorge Antunes

E também ter em conta este aspecto que o Hotspot se esqueceu de referir:

não existirem quaisquer obstáculos em quaisquer quadrantes (ao nível do anemómetro) que possam prejudicar a fiabilidade dos dados. :)

Resumindo, o anemómeto não deve ter, por exemplo, ou antenas, prédios ou outros obstáculos que cortem o vento nessas direcções.
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
E pronto...Agora já encomendei a minha estação meteorológica á Media Market, foi uma Oregon WMR 80.

WMR80.jpg


Penso que seja melhor que aquelas que tinha mostrado aqui no fórum...
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Mas já a adquiriste mesmo? Não queres pensar de novo na escolha? É que eu a minha adquiri por menos desse preço e tinha ligação ao PC. É LaCrosse, ok não é tão boa como as Oregon, mas não sei até que ponto seria mais vantajoso, até está em promoção:

Estação Meteorológica

Peço desculpa, mas foi 140€. ;)
Já foi encomendada, acho que fiz uma boa escolha não?:unsure::(
Se alguem ja tiver esta estação, que me diga como ela é:)
 

PedroAfonso

Nimbostratus
Registo
18 Fev 2008
Mensagens
1,207
Local
Covilhã (700 m) / Almada
André tu fazes como quiseres, aviso-te só que:

Essa estação não dá para ligar ao pc, logo nunca conseguirás transmitir dados online. Por conseguinte estarás a pagar mais por essa estação quando não consegues aproveitá-la em pleno.

Agora também aviso que a que sugeri, e é a que tenho, não é o Ferrari das estações meteorológicas, longe disso. Há situações como a dos dados do vento que a LaCrosse admite acontecerem mas não faz nada para solucionar. Depois a transmissão wireless também não é muito boa e o sensor funciona a pilhas ao contrário da Oregon que funciona a sol.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Peço desculpa, mas foi 140€. ;)
Já foi encomendada, acho que fiz uma boa escolha não?:unsure::(
Se alguem ja tiver esta estação, que me diga como ela é:)

Eu acho que não foi uma boa escolha, a wmr80 não liga ao PC. Mesmo que no futuro não tenciones ou não tenhas meios de pôr os dados na Net, dá sempre muito jeito teres os dados no teu computador para arquivo e climatologia.
A Oregon wmr100 ou a La Crosse WS2357 que já tinhas equacionado anteriormente dão para ligar ao PC, essa wmr80 não, e como vês aí pelo link do Pedro esta última até é mais barata mesmo comprada num loja nacional, a BS Astro de Aveiro, que é uma loja de confiança.

Se já compraste e quiseres mudar de ideias, durante uns dias podes sempre devolver na loja que não há problema nenhum desde que não estragues a embalagem, etc.
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
André tu fazes como quiseres, aviso-te só que:

Essa estação não dá para ligar ao pc, logo nunca conseguirás transmitir dados online. Por conseguinte estarás a pagar mais por essa estação quando não consegues aproveitá-la em pleno.

Agora também aviso que a que sugeri, e é a que tenho, não é o Ferrari das estações meteorológicas, longe disso. Há situações como a dos dados do vento que a LaCrosse admite acontecerem mas não faz nada para solucionar. Depois a transmissão wireless também não é muito boa e o sensor funciona a pilhas ao contrário da Oregon que funciona a sol.

Esta Oregon que comprei é a pilhas:D
Obrigado pelas sugestões malta.