Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)


Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Boa noite.

Para quem anda à procura de um radiation Shield prático recomendo este:
https://pt.aliexpress.com/item/1005001372778765.html?spm=a2g03.12057483.0.0.762f63c81fmYxn
Está no Aliexpress e, tanto quanto aparenta, igual aos que estão ao serviço das EMA do IPMA. Também o suporte, vendido à parte, é em tudo idêntico.
É uma solução interessante, principalmente o de 12 camadas para sensores mais altos. Só não são adequados aos sensores mais largos.

.

Este tipo de abrigo é inútil, terá mesmo o efeito oposto!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Este tipo de abrigo é inútil, terá mesmo o efeito oposto!

Qual a razão?
Nas EMA de Luzim e de Paços de ferreira é este o Radiation Shield em uso.
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Qual a razão?
Nas EMA de Luzim e de Paços de ferreira é este o Radiation Shield em uso.

Bom dia,

Este abrigo é encontrado sob várias marcas. Veja bem as fotografias: o plástico não é suficientemente opaco. A única pessoa que realmente testou este abrigo é um italiano.
As conclusões são catastróficas: sobreaquecimento por radiação solar e arrefecimento excessivo em tempo frio sem vento. Portanto, a conclusão é bastante simples: sem estudo termodinâmico, eles apenas empilharam bandejas de má qualidade.
A estação que está a citar, estou curioso em saber como testou este abrigo com que ponto de referência.
A qualidade de um abrigo meteorológico não se limita ao sobreaquecimento ou arrefecimento, mas especialmente à sua velocidade de reacção, sabe melhor do que eu ;) que em Portugal temos grandes variações em t°, dependendo da cobertura das nuvens.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia,

Este abrigo é encontrado sob várias marcas. Veja bem as fotografias: o plástico não é suficientemente opaco. A única pessoa que realmente testou este abrigo é um italiano.
As conclusões são catastróficas: sobreaquecimento por radiação solar e arrefecimento excessivo em tempo frio sem vento. Portanto, a conclusão é bastante simples: sem estudo termodinâmico, eles apenas empilharam bandejas de má qualidade.
A estação que está a citar, estou curioso em saber como testou este abrigo com que ponto de referência.
A qualidade de um abrigo meteorológico não se limita ao sobreaquecimento ou arrefecimento, mas especialmente à sua velocidade de reacção, sabe melhor do que eu ;) que em Portugal temos grandes variações em t°, dependendo da cobertura das nuvens.
Bom dia.

Então a diferença serão mesmo os pratos em uso, que no caso do IPMA são bons, sem dúvida, porque quanto ao resto a estrutura é igual.
Então estes serão apenas uma cópia baratucha, logo "chinesa". ;)
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Bom dia.

Então a diferença serão mesmo os pratos em uso, que no caso do IPMA são bons, sem dúvida, porque quanto ao resto a estrutura é igual.
Então estes serão apenas uma cópia baratucha, logo "chinesa". ;)

Sim, mas também a dinâmica interna.
Aqui estão dois abrigos que são muito frequentemente utilizados no mundo "amador" como ponto de referência.
O METSPEC que se encontra também em algumas redes oficiais

Metspec-Radshield-11-ozrozppuo7h2i31fg2uwkp184cue4doqk9mzh87900.png

RAD-Shield-Data-Sheet_Page_3_Image_0003-ozd67nhsnk87zs89e05e2vensqj70tch1lzcgow7dc.jpg



O BARANI, com um design bastante revolucionário
(A IRM fez um longo teste).

DSC02481.jpg

Helix+sun+screen+flow+illustration.png

MeteoShield-Icing-Dirt-Assy-1000px-frame.jpg


Estou a estudar as possibilidades de fazer uma estação de referência porque estou convencido que existe uma possibilidade sem grandes despesas de dar um salto de qualidade.
 
Registo
25 Fev 2021
Mensagens
1
Local
Portugal
Boa tarde, o meu nome é miguel e sou um total principiante nestas lides. Gostaria de comprar agora que me mudei para o litoral uma estaçao metereologica que podesse colocar na varanda que me desse temperatura, humidade, vento e precipitacao pelo menos ( com previsao de alguns dias preferencilamente) mas vejo que os preços são bastante dispares entre si. Alguem de vos me poderia ajudar indicando um produto de gama budget que ja me satisfizesse o gosto de começar a ter previsoes mais accurate para a minha localizacao? Muito obrigado desde ja a todos.
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Boa tarde, o meu nome é miguel e sou um total principiante nestas lides. Gostaria de comprar agora que me mudei para o litoral uma estaçao metereologica que podesse colocar na varanda que me desse temperatura, humidade, vento e precipitacao pelo menos ( com previsao de alguns dias preferencilamente) mas vejo que os preços são bastante dispares entre si. Alguem de vos me poderia ajudar indicando um produto de gama budget que ja me satisfizesse o gosto de começar a ter previsoes mais accurate para a minha localizacao? Muito obrigado desde ja a todos.

Bom dia,

É uma opinião pessoal, numa varanda (inclusive perto das paredes) as medidas da chuva e do vento parecem-me impossíveis.
Precisaria de fotografias do seu ambiente e do seu orçamento para dar uma opinião sobre um equipamento.
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Não comprem esta estação neste site.
São uns aldrabões!!!
No site diz que a estação dá para ligar por USB e que tem painel solar mas é tudo mentira
https://www.electronic-star.pt/Jard...nco.html?force_sid=00f8bhnvj5rpqjaekt8aflv1m0

Ideia engraçada para comprar uma estação meteorológica num site "espelho alemão" que compra na China clones onde pode encontrar estações "metéo", robots de cozinha, cadeiras de jardim, bicicletas eléctricas, mobiliário doméstico, ....!
Em suma, o souc. :intrigante:Uma pequena pesquisa do n° NIF DE814529349 ... bingo!
A sério, não acha que a compra de uma estação meteorológica requer um pouco mais de seriedade?
Ao procurar o mais barato, leva-se uma pancada na cabeça!
Desculpe, mas é como se eu decidisse substituir o meu osciloscópio comprando-o em LA REDOUTE. :facepalm:
Para sua informação, este tipo de estação vem da China de um fabricante que tem duas empresas.
Um que forneça qualquer coisa, a qualquer pessoa, apenas um critério: O PREÇO.
Se tivesse lido o manual de instruções na página do sítio, teria rapidamente compreendido de onde vem esta estação E SUAS CARACTERÍSTICAS.
A segunda que tem uma abordagem mais qualitativa, para lhe dar um exemplo, esta empresa assumiu um estudo/transformação de uma associação meteorológica amadora.
Testes longos estão em curso em Itália, França e muito em breve em Portugal.
Desculpe por este golpe de boca.
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Ja pedi o reembolso
 

fernandinand

Cumulus
Registo
13 Out 2020
Mensagens
237
Local
Serra - Alvorge @~300m
Por acaso a minha é igual, comprada pela Amazon, e a descrição batia certo com o que recebi.
Só tive dúvidas na frequência de emissão (433 ou 868) mas para mim era quase irrelevante pois o meu receptor suporta quase tudo.
Até hoje estou satisfeito (qualidade/preço), apenas tive de ter a preocupação de a calibrar minimamente, se bem que já percebi que rajadas de vento >~12m/s para esta estação é para esquecer...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e Gates

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Por acaso a minha é igual, comprada pela Amazon, e a descrição batia certo com o que recebi.
Só tive dúvidas na frequência de emissão (433 ou 868) mas para mim era quase irrelevante pois o meu receptor suporta quase tudo.
Até hoje estou satisfeito (qualidade/preço), apenas tive de ter a preocupação de a calibrar minimamente, se bem que já percebi que rajadas de vento >~12m/s para esta estação é para esquecer...
Quanto te custou?
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e Gates

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Por acaso a minha é igual, comprada pela Amazon, e a descrição batia certo com o que recebi.
Só tive dúvidas na frequência de emissão (433 ou 868) mas para mim era quase irrelevante pois o meu receptor suporta quase tudo.
Até hoje estou satisfeito (qualidade/preço), apenas tive de ter a preocupação de a calibrar minimamente, se bem que já percebi que rajadas de vento >~12m/s para esta estação é para esquecer...

A frequência na Europa é de 868, 433 é proibida. Motivo pelo qual a Europa bloqueou o acesso à marca ACURITE perante a sua recusa em alterar a frequência.
A frequência 433 é um PERIGO porque pode interferir com os sistemas de segurança e saúde (por exemplo, pacemaker!).
 
Última edição: