Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
Bom dia,

Primeiro: o seu nível de tubo é? Nos 4 pontos cardeais?
O seu tubo é demasiado fino: quanto mais pequeno for o seu tubo, mais difícil será para si.
Preste também atenção à espessura do tubo.

Um método simples: enquanto segura a sua estação, aparafuse as porcas à mão. A distância deve ser igual.

2021-05-13_08-08-32.jpg


Em seguida, apertá-los progressivamente de forma idêntica, numa ordem cruzada.

2021-05-13_08-17-17.jpg

Muito obrigado a todos pela ajuda e parabéns Toby pelo tutorial!

Hoje, com mais tempo e disponibilidade percebi que o problema era realmente a deformação da chapa :-(... Na primeira vez apertei demasiado e desde ai a deformação não permitia o nivelamento correto!

Enviei email para a Froggit a saber se é possível comprar uma chapa nova (espero que sim)! Entretanto o assunto ficou "desenrascado" com um "calço" a compensar a deformação...



Saudações Meteorologicas!
 
Última edição:


gsm1120

Cirrus
Registo
24 Abr 2021
Mensagens
2
Local
Amadora
Boa tarde @gsm1120!

Tente fazer reset segundo as indicações do manual, para voltar às configurações de fábrica. E de seguida tente novamente todo o processo de instalação. Depois diga se deu certo :)

Boa noite...apos varios e diversos RESET's consegui finalmente por a consola a debitar os dados para a net. Qual foi o problema...ca em casa tenho WIFI em 2.4 ghz e 5Ghz., sendo que as duas redes tem o mesmo nome de SSID..e o telemovel e restantes dispositivos fazem a gestão automatica de se ligarem ou a 2.4 ou a 5Ghz.

Fica a dica para iniciar a estação ...so pode ser feita em 2.4Ghz...e tem de desligar os 5 Ghz no router.
Agora é ir por a estação no telhado.
Deixo-vos o link desta modesta estação
https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IAMADO3
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Boas pessoal.

A minha estação acurite avariou há uns meses, estou agora a ponderar comprar uma nova.

Que estação aconselham atualmente?

Quero uma que não necessite de PC ligado para a injeção de dados na NET em tempo real, para ligar ao WU ou similar.

No intervalo de valores até uns 300€ (aproximadamente).
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Boas pessoal.

A minha estação acurite avariou há uns meses, estou agora a ponderar comprar uma nova.

Que estação aconselham atualmente?

Quero uma que não necessite de PC ligado para a injeção de dados na NET em tempo real, para ligar ao WU ou similar.

No intervalo de valores até uns 300€ (aproximadamente).

Bom dia,

Normalmente este fim-de-semana, vou começar o segundo teste EcoWitt.
Sistema modular tão ideal para optimizar as medições. Ligação WIFI, envio para a WU-WC-...
Está no seu orçamento.
Entretanto, aqui está uma ligação de comparação: http://www.kwos.org/comparison/
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Muito obrigado pela resposta Toby.

No entanto e de forma impulsiva (não resisti ao preço vs avaliações) acabei por comprar uma Estação Meteorológica 5 em 1 BRESSER 7002580.

Muito fácil de usar, é verdade que é uma 5 em 1, mas ficou a 130 já com entrega.

Tinha antes uma acutite e digo-vos, está muito mais elegante e fácil de usar. é verdade que não tem software próprio, mas injeta todos os dados em tempo real para o WU e WC.


Está instalada desde terça feira e estou muito satisfeito!

Aqui está:
https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IVILAN47
 
Última edição:

cmg

Cirrus
Registo
19 Jan 2010
Mensagens
92
Local
Lisboa
Boas
Estava a ver na Internet onde encontrar um rolamento ou a parte de baixo do anemometro para a Oregon WMR100N (ainda não encontrei, ajuda bem vinda) pois deixou de rodar e encontrei umas estações da marca Bresser. Alguém tem opinião ou comentário sobre as mesmas? São clones de alguma outra marca?
Obrigado
Cumps

Enviado do meu SM-A516B através do Tapatalk
 

cmg

Cirrus
Registo
19 Jan 2010
Mensagens
92
Local
Lisboa
Boas
Alguém me respondeu à questão da avaria do anemómetro mas e peço desculpa, não encontro o post. De qualquer maneira já descobri o tipo de rolamento usado, é "623ZZ" e no ebay há muitos. Vamos a ver se o consigo substituir.
Obrigado
Cumps
 

leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
Boas
Atualmente tenho dois instrumentos de medição meteorológica: um medidor de chuva com termómetro e uma estação meteorológica Bresser 7002510. Estou a pensar adquirir mais uma estação, desta vez a minha escolha seria a Sainlogic WS3500/Froggit WH3000SE, por duas razões:
- Medição da precipitação com a resolução de 0,1mm (um grande ponto a favor);
- Ligação á internet para assim poder ter acesso aos dados em tempo real;
- Sensores de radiação solar e índice UV (acho interessante).

Tendo esta estação, pretendo ligá-la ao Weathercloud. Tenho no entanto uma dúvida que gostaria que me esclarecessem, se possível: durante uma falha de energia, com o consequente corte da ligação WiFi, os dados ficam "armazenados" até que se restabeleça a ligação ou simplesmente perdem-se?

Obrigado
LeoFe
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e lserpa

Luis Rafael

Cirrus
Registo
17 Jan 2021
Mensagens
57
Local
Baixa da Banheira
Boas
Atualmente tenho dois instrumentos de medição meteorológica: um medidor de chuva com termómetro e uma estação meteorológica Bresser 7002510. Estou a pensar adquirir mais uma estação, desta vez a minha escolha seria a Sainlogic WS3500/Froggit WH3000SE, por duas razões:
- Medição da precipitação com a resolução de 0,1mm (um grande ponto a favor);
- Ligação á internet para assim poder ter acesso aos dados em tempo real;
- Sensores de radiação solar e índice UV (acho interessante).

Tendo esta estação, pretendo ligá-la ao Weathercloud. Tenho no entanto uma dúvida que gostaria que me esclarecessem, se possível: durante uma falha de energia, com o consequente corte da ligação WiFi, os dados ficam "armazenados" até que se restabeleça a ligação ou simplesmente perdem-se?

Obrigado
LeoFe
Olá LeoFe,

Tenho uma Frogitt WH4000SE que armazena os dados na consola durante +- uma semana. Quando se dá o corte de energia a ligação à internet quebra, logo, não há transmissão de dados. No entanto a consola continua a ter ligação Radio Frequência com a estação meteorológica. Os dados já não são retransmitidos para a weathercloud ou similiares. Podem é ser acedidos pelo programa no computador.

Um abraço.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e lserpa

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Boas
Atualmente tenho dois instrumentos de medição meteorológica: um medidor de chuva com termómetro e uma estação meteorológica Bresser 7002510. Estou a pensar adquirir mais uma estação, desta vez a minha escolha seria a Sainlogic WS3500/Froggit WH3000SE, por duas razões:
- Medição da precipitação com a resolução de 0,1mm (um grande ponto a favor);
- Ligação á internet para assim poder ter acesso aos dados em tempo real;
- Sensores de radiação solar e índice UV (acho interessante).

Tendo esta estação, pretendo ligá-la ao Weathercloud. Tenho no entanto uma dúvida que gostaria que me esclarecessem, se possível: durante uma falha de energia, com o consequente corte da ligação WiFi, os dados ficam "armazenados" até que se restabeleça a ligação ou simplesmente perdem-se?

Obrigado
LeoFe

Perdem-se. Sem ligação WiFi, os dados dos sensores exteriores não são recebidos.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
Olá LeoFe,

Tenho uma Frogitt WH4000SE que armazena os dados na consola durante +- uma semana. Quando se dá o corte de energia a ligação à internet quebra, logo, não há transmissão de dados. No entanto a consola continua a ter ligação Radio Frequência com a estação meteorológica. Os dados já não são retransmitidos para a weathercloud ou similiares. Podem é ser acedidos pelo programa no computador.

Um abraço.
Olá Luis Rafael,

Por acaso já pensei em adquirir essa estação meteorológica de que falas com o propósito de, durante falhas de energia, os dados não se perderem, podendo ser acedidos mais tarde no computador. Confesso que até estava a ficar maravilhado, mas quando vi em alguns manuais que a resolução da precipitação é de 0,3mm fiquei logo descontente. Se comprar, será a WH3000SE. Se faltar energia, posso sempre complementar os dados com os da minha outra estação, que permite recuar 24h no histórico. Por acaso sabes dizer-me se tendo duas estações a operar ao mesmo tempo elas geram interferências nos dados uma da outra?

Abraço!
 

Luis Rafael

Cirrus
Registo
17 Jan 2021
Mensagens
57
Local
Baixa da Banheira
Olá Luis Rafael,

Por acaso já pensei em adquirir essa estação meteorológica de que falas com o propósito de, durante falhas de energia, os dados não se perderem, podendo ser acedidos mais tarde no computador. Confesso que até estava a ficar maravilhado, mas quando vi em alguns manuais que a resolução da precipitação é de 0,3mm fiquei logo descontente. Se comprar, será a WH3000SE. Se faltar energia, posso sempre complementar os dados com os da minha outra estação, que permite recuar 24h no histórico. Por acaso sabes dizer-me se tendo duas estações a operar ao mesmo tempo elas geram interferências nos dados uma da outra?

Abraço!
Bom dia LeoFe,

Nunca testei. Pelos fóruns podemos encontrar algumas sugestões de como fazer. Deixo aqui o link, pode ser que consigas ou tenhas ideias.

Um abraço.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Perdem-se. Sem ligação WiFi, os dados dos sensores exteriores não são recebidos.

Rectificando o que disse. Os dados dos sensores exteriores são recebidos por RF, mas sem WIFi não seram enviados para lado nenhum. Nem mesmo usado o CumulusMX, que tambem os recebe capturado os pacotes WiFi. Não tendo data logger, creio que na ausência de WiFi os dados serão perdidos.
Uma forma simples de obviar este problema e ter o router e a consola ou o DP1500 apoiados numa pequena UPS.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Olá pessoal.

uma questão.
Alguém aqui têm uma estação meteorológica Froggit HP1000 Se Pro ou similar?

pois, a minha estação anda com um problema no anemometro, de dia funciona tudo muito bem, de noite a história é outra, o anemometro deixa de funcionar.

Já enviei uma série de emails à froggt, mas andam sempre a mandar respostas automáticas com indicações da treta e que eu já as revi 3000x, inclusive troquei as pilhas de alcalinas para lithium.

A minha suspeita é que seja um problema no suercapacitador (bateria interna)... já vasculhei a net à procura de queixas semelhantes e não encontrei nada!

Alguém com algum problema do género, ou alguma solução útil para o corrigir?

Estou em vias de a desventrar todinha... mas nem a procaria de um esquema electrónico a marca fornece
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Olá pessoal.

uma questão.
Alguém aqui têm uma estação meteorológica Froggit HP1000 Se Pro ou similar?

pois, a minha estação anda com um problema no anemometro, de dia funciona tudo muito bem, de noite a história é outra, o anemometro deixa de funcionar.

Já enviei uma série de emails à froggt, mas andam sempre a mandar respostas automáticas com indicações da treta e que eu já as revi 3000x, inclusive troquei as pilhas de alcalinas para lithium.

A minha suspeita é que seja um problema no suercapacitador (bateria interna)... já vasculhei a net à procura de queixas semelhantes e não encontrei nada!

Alguém com algum problema do género, ou alguma solução útil para o corrigir?

Estou em vias de a desventrar todinha... mas nem a procaria de um esquema electrónico a marca fornece
Tentarei descobrir através das pessoas que conheço na Ecowitt.
 
  • Gosto
Reactions: lserpa e joselamego