Estaçao Meteorológica no Caramulo

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Obrigado.

Pois é @keipha, grande praga de fetos que lá está instalada.
Eu acho uma boa ideia. Se você e/ou o Mr. Neves, que são da região, puderem ir aparando os fetos que por lá vão aparecendo seria excelente para evitar que fique tudo coberto novamente. E também aparar as silvas que vão esticando pelo parque. Eu usei 2 pares de luvas e mesmo assim consegui espetar-me numa. Acho que o pico passou pela costura da luva.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e keipha


Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Parabéns @CptRena. Qualquer dia temos de pagar-te as portagens da autoestrada, combustível, desgaste de pneus, calços dos travões, etc. Estás a fazer um excelente trabalho, a manutenção das estações meteorológicas é sempre essencial.
 
  • Gosto
Reactions: keipha

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Obrigado Miguel.
Eu normalmente aproveito também para espairecer e mudar de ares por umas horas. Mas de facto o desgaste mecânico é inevitável. Mas também quando chega a hora de mudar ou fazer um check-up não preciso de pagar mão-de-obra, normalmente. Até agora não precisei de aceder aos diagnósticos nem a coisas complicadas que só na concessionária se resolve (ou não).
Por acaso fui pela AE para lá. Já saí um pouco tarde de casa e teve de ser sempre a abrir (dentro dos limites, claro :inocente:). Para além disso, como referi, fui verificar as temperaturas para ver se posso instalar um filtro/separador que indica Tmax: 50°C lá no motor. A voltar, já foi sempre na N230, em ponto morto :malandro: uma boa parte do caminho. Tão bom para fazer e ver a média a descer :D

Ainda bem que me relembraste da AE porque já me esquecia de a pagar. :lol:


A ema parece que ainda não voltou à vida. Aquilo tem um pequeno painel, como viram nas fotos, de relativa baixa potência. A bateria encontrava-se completamente descarregada (≈11,4V). E, aparentemente, pelo que vi e pelas fotos colocadas no seguimento Interior Norte e Centro pelo colega Mr.Neves, é capaz de ter estado nublado grande parte do dia lá, o que complicou o processo de recarga. Espero que a batt não se estrague tanto tempo no nível mín. Ainda bem que colocaram um controlador de carga, senão a batt "ia com os pitos" de certeza. E ainda por cima agora vêm dias cinzentos por tempo indeterminado. Está complicado.
 
  • Gosto
Reactions: keipha

keipha

Cumulus
Registo
9 Fev 2014
Mensagens
450
Local
Ermida - Tondela
Há outro problema com o painel. A colocação não é a melhor, pois está grande parte do tempo na sombra da árvore que está no outro lado da estrada. Em dias de sol a partir de sensivelmente do meio dia, não há luz directa no painel.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Agora no Inverno, com a diminuição da elevação solar, é provável que isso aconteça. Mas quando lá estive, cheguei lá pelas 16:10 e o sol estava a bater nele, como se pode ver nas fotos. Só a parte inferior estava com alguma sombra dos fetos.
Mas sim, já tinha reparado nesse pormenor também. A árvore fica mesmo a Sul e depois tem as casas a SO e O.
Eu até já tinha pensado em mover o painel para o telhado da casita que lá tem, mas para isso teria que comprar um bom cabo e uma caixa para a emenda. E depois também dava mais nas vistas.
 
  • Gosto
Reactions: keipha

keipha

Cumulus
Registo
9 Fev 2014
Mensagens
450
Local
Ermida - Tondela
A estação não tem estado a debitar dados. Hoje fui medir a voltagem de entrada e saida da bateria e o problema não é falta de energia. Tens ideias o que será? À entrada da placa estão a chegar 13.98v. parece-me a mim que a placa morreu.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Obrigado pela verificação da EMA.
É verdade. Eu estive lá no dia 23 de Outubro e deu-me a entender que o datalogger já era.
Aquilo já andava marado e cheirava a esturro lá dentro.
Tinha também medido a bateria e verificado que a alimentação estava OK.
Já tinha instalado um fusível novo no dia 19 desse mês, para evitar os maus-contactos, que depois faziam com que a bateria não carregasse, e para ficar a parte da alimentação em condições. Infelizmente a EMA não ficou funcional.
Também no dia 23 fiz uns testes aos dispositivos com o computador e verifiquei que o modem pareceu estar a funcionar sem problemas. Respondeu aos comandos que lhe enviava e encontrava-se configurado com o baud correcto, correspondente ao usado pelo datalogger.
O datalogger é que não dizia nada. A luz do conversor RS232-USB piscava, aquando da luz do datalogger, mas não recebia nada no terminal, por isso acho que o problema está no datalogger.
 
  • Gosto
Reactions: keipha

keipha

Cumulus
Registo
9 Fev 2014
Mensagens
450
Local
Ermida - Tondela
Ou seja. Morreu. Temos de esperar que alguém no IPMA se lembra desta estação para reparação. É pena. Reparei que o piloto vermelho do datalogger não piscava, por aí deduzi que tenha morrido.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Não faço ideia. Hei-de enviar um e-mail amanhã ou segunda a ver qual a "magia" que fizeram para ela voltar à vida?
Aliás já devia ter enviado um e-mail depois de lá ter ido verificar em Outubro, mas fui adiando e o tempo passou num piscar de olhos. :facepalm:
É que ou foi "magia", tipo alguma configuração lá na central, ou trocaram o datalogger. Não estou a ver o que mais poderá ser, assim de repente.:intrigante:
Também pode haver o caso de o datalogger espontaneamente ter começado a trabalhar.
 
  • Gosto
Reactions: keipha