Estação meteorológica PCE FWS-20

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Instalação definitiva da minha estação :

TnU7b.jpg


Gostam ?

Com o RS de origem?:huh:, não tem chuvido por aí?
 


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Quando fazes um RS?
 

PDias

Cumulus
Registo
29 Jan 2008
Mensagens
333
Local
Torres Vedras
Boa tarde,

venho aqui pôr uma questão, eu tenho uma PCE que neste momento devido a um acidente partiu-se o ecrâ táctil e só consigo visualizar os dados actuais e não faz ligação ao PC. No fim do mês vou mandar vir a nova solar e queria montar as duas lado a lado, uma com radiation shield e outra com o de origem para testar durante 1 mês as diferenças de temperatura entre elas, a minha dúvida é: se as duas montadas lado a lado irão interferir no sinal de uma e outra baralhando os dados?
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Boa tarde,

venho aqui pôr uma questão, eu tenho uma PCE que neste momento devido a um acidente partiu-se o ecrâ táctil e só consigo visualizar os dados actuais e não faz ligação ao PC. No fim do mês vou mandar vir a nova solar e queria montar as duas lado a lado, uma com radiation shield e outra com o de origem para testar durante 1 mês as diferenças de temperatura entre elas, a minha dúvida é: se as duas montadas lado a lado irão interferir no sinal de uma e outra baralhando os dados?

Boas
Eu acho que irá só captar uma delas e depois de interligada é que a 48 segundos transmitem, pois eu já tentei isso pois tenho 2 emissores e só ía para a consola o que aparecia 1º.

A titulo de curiosidade li algures (a contrario deste caso;)) que pode existir apenas um emissor e podem existir várias consolas, por exemplo nos vizinhos etc;)
 

PDias

Cumulus
Registo
29 Jan 2008
Mensagens
333
Local
Torres Vedras
Boas
Eu acho que irá só captar uma delas e depois de interligada é que a 48 segundos transmitem, pois eu já tentei isso pois tenho 2 emissores e só ía para a consola o que aparecia 1º.

A titulo de curiosidade li algures (a contrario deste caso;)) que pode existir apenas um emissor e podem existir várias consolas, por exemplo nos vizinhos etc;)

A consola actual está a funcionar só para visualização, não permite andar pelos sub-menus (só o da temperatura e humidade é que funcionam) devido ao ecrâ estar rachado/partido, e não faz ligação ao pc, facto que me leva a comprar outra porque não me permite ver os minímos nem os máximos dos sensores, por isso quando a nova chegar vou ficar com a nova e a actual, vou tentar ligar uma de cada vez para ver o resultado e depois informo como correu a experiência:thumbsup:
 

wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
Boas pessoal,

Aparentemente as pilhas (recarregáveis) do emissor da minha PCE chegaram ao limite de vida. Tratam-se de umas "alcalinas recarregáveis" (nunca tinha visto), de 1,5V e 2000mAh!
Tentei substituir por umas NI-MH 1,2V e 2350mAh, efectuei a operação de sincronismo e nada (o emissor acende o "led" mas a consola não recebe nada). Optei por desligar o painel solar e colocar umas alcalinas não recarregáveis (Duracell Ultra) e o sincronismo foi imediato, porem, após 24H tenho indicação de pilha fraca (Tx) e por vezes falha o sincronismo!!!

Já alguém substituiu as pilhas do transmissor? Que pilhas, de preferência recarregáveis, utilizaram?

Muito obrigado.
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Boas pessoal,

Aparentemente as pilhas (recarregáveis) do emissor da minha PCE chegaram ao limite de vida. Tratam-se de umas "alcalinas recarregáveis" (nunca tinha visto), de 1,5V e 2000mAh!
Tentei substituir por umas NI-MH 1,2V e 2350mAh, efectuei a operação de sincronismo e nada (o emissor acende o "led" mas a consola não recebe nada). Optei por desligar o painel solar e colocar umas alcalinas não recarregáveis (Duracell Ultra) e o sincronismo foi imediato, porem, após 24H tenho indicação de pilha fraca (Tx) e por vezes falha o sincronismo!!!

Já alguém substituiu as pilhas do transmissor? Que pilhas, de preferência recarregáveis, utilizaram?

Muito obrigado.

Boas
Eu logo no incio, desactivei o painel solar e optei por umas energizer lithium e talvez já tenham mais de 1 ano e sempre a bulir...
São caras mas vale a pena, até para estas temperaturas negativas;)
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Boas pessoal,

Aparentemente as pilhas (recarregáveis) do emissor da minha PCE chegaram ao limite de vida. Tratam-se de umas "alcalinas recarregáveis" (nunca tinha visto), de 1,5V e 2000mAh!
Tentei substituir por umas NI-MH 1,2V e 2350mAh, efectuei a operação de sincronismo e nada (o emissor acende o "led" mas a consola não recebe nada). Optei por desligar o painel solar e colocar umas alcalinas não recarregáveis (Duracell Ultra) e o sincronismo foi imediato, porem, após 24H tenho indicação de pilha fraca (Tx) e por vezes falha o sincronismo!!!

Já alguém substituiu as pilhas do transmissor? Que pilhas, de preferência recarregáveis, utilizaram?

Muito obrigado.

Devias experimentar pilhas recarregáveis com a mesma voltagem que as originais..
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Boas

Aproveito este tópico para deixar umas dúvidas quanto à PCE

Acham o pluviometro com pouca profundidade na medida em que, a precipitação forte bate e salpica para fora? Já testaram ao lado de outro pluviometro?

Por vezes o transmissor não envia dados e que eu saiba não há nada por perto que possa estar a interferir. Como melhorar a transmissão, estando a consola a cerca de 9 metros dos sensores com 2 paredes pela frente ?
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Devias experimentar pilhas recarregáveis com a mesma voltagem que as originais..

As minhas de litio vinham com 1,7V cada;)

Edit:


Energizer AA 1.5V LITHIUM High-Energy Batteries

Energizer digital camera batteries offer the long life and consistently and reliable performance you need to get the most out of your digital camera, thanks to advanced engineering and state-of-the-art manufacturing. Lasts up to 8 times longer than alkaline batteries in digital cameras.

Ideal for Digital Cameras, CD Players, Remote Control Vehicles, Metal Detectors, Flashlights, PDA's and etc. For the countless electronic gadgets that you can not live without, get the latest lithium battery technology that is proven to be the world's longest lasting AA and AAA batteries in high-tech devices. It has the highest energy density, flattest discharge voltage curve, longest shelf life, widest operating temperature range, and lightest weight.


Specifications:
Size: AA (L91 Model)
Dimensions: Diameter 14.5 mm(0.6") x Height 50 mm (2.0")
Voltage: 1.5V (1.72V initial peak)
Capacity: 3000mAh Ultra High Capacity; twice run-time compares to normal AA Alkaline battery
Max discharge: 2.0A continuous, 3.0A pulse (2sec on / 8 sec off)
Weight: 0.5 oz or 14.5grams, 25% less than Alkaline AA
Lasts up to 8 x longer in digital cameras
Wide Operating Temperature Range: Performs well in extreme temperatures from -40°F to 140°F
Long Shelf Life: 15 years.
Mfrs Part Numbers: L91, L91BP, L91VP


WARNING NON RECHARGEABLE BATTERY! Do not put the battery into a charger of any kind. Do not throw the battery into water or cur open the battery. Can not be used with other types of batteries together: Alkaline, NIMH, NICD, Li-ion. Not compatible with device require more than 1.7V or can not take 1.7V. Certain camera does not take this Lithium Battery One-time use battery, can not be return once the original package is opened.


http://data.energizer.com/PDFs/l91.pdf
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Boas

Aproveito este tópico para deixar umas dúvidas quanto à PCE

Acham o pluviometro com pouca profundidade na medida em que, a precipitação forte bate e salpica para fora? Já testaram ao lado de outro pluviometro?

Por vezes o transmissor não envia dados e que eu saiba não há nada por perto que possa estar a interferir. Como melhorar a transmissão, estando a consola a cerca de 9 metros dos sensores com 2 paredes pela frente ?

Criou-se por aí um mito em que as gotas escorregam e sobem, até já fizeram um pluviometro com paredes mais subidas:lol:

Houve por cá alguem que tem uma PCE e com conhecimentos em transmissões de modelismo, e com algumas alterações nas antenas, tem o emissor a muitos metros com varias paredes pelo meio, do telhado do 5º andar para o R/C e muito raramente perde o sinal;);)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Por acaso também já pensei em levantar as "paredes" do pluviometro... :p
 

wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
As minhas de litio vinham com 1,7V cada;)

Edit:


Energizer AA 1.5V LITHIUM High-Energy Batteries

Energizer digital camera batteries offer the long life and consistently and reliable performance you need to get the most out of your digital camera, thanks to advanced engineering and state-of-the-art manufacturing. Lasts up to 8 times longer than alkaline batteries in digital cameras.

Ideal for Digital Cameras, CD Players, Remote Control Vehicles, Metal Detectors, Flashlights, PDA's and etc. For the countless electronic gadgets that you can not live without, get the latest lithium battery technology that is proven to be the world's longest lasting AA and AAA batteries in high-tech devices. It has the highest energy density, flattest discharge voltage curve, longest shelf life, widest operating temperature range, and lightest weight.


Specifications:
Size: AA (L91 Model)
Dimensions: Diameter 14.5 mm(0.6") x Height 50 mm (2.0")
Voltage: 1.5V (1.72V initial peak)
Capacity: 3000mAh Ultra High Capacity; twice run-time compares to normal AA Alkaline battery
Max discharge: 2.0A continuous, 3.0A pulse (2sec on / 8 sec off)
Weight: 0.5 oz or 14.5grams, 25% less than Alkaline AA
Lasts up to 8 x longer in digital cameras
Wide Operating Temperature Range: Performs well in extreme temperatures from -40°F to 140°F
Long Shelf Life: 15 years.
Mfrs Part Numbers: L91, L91BP, L91VP


WARNING NON RECHARGEABLE BATTERY! Do not put the battery into a charger of any kind. Do not throw the battery into water or cur open the battery. Can not be used with other types of batteries together: Alkaline, NIMH, NICD, Li-ion. Not compatible with device require more than 1.7V or can not take 1.7V. Certain camera does not take this Lithium Battery One-time use battery, can not be return once the original package is opened.


http://data.energizer.com/PDFs/l91.pdf

Boas,

Antes de mais muito obrigado a todos pela ajuda.

@fablept: Recarregáveis com 1,5V de tensão queria eu, mas ainda não encontrei. sugestões?

@Filipe Cunha: Queria mesmo manter as recarregáveis. Utilizei as alcalinas como solução de recurso. Porem nunca pensei que umas Duracell Ultra, em 24H recebem-se o "carimbo" de "pilha fraca" (o frio não deve ajudar).
Vou verificar as opções de lítio, que parecem perfeitas.

Relativamente ao pulvímetro, de facto, concordo que o "design" não é dos mais indicados (já trabalhei com equipamentos profissionais e normalmente, no mínimo, existe uma curvatura para dentro, no externo do colector de forma a evitar "salpicos" e efeitos do vento )! Podes facilmente comparar com uma garrafa "calibrada" (fazer as contas) de forma a calcular o desvio (ainda não o fiz...).

Cumprimentos.