Estação meteorológica PCE FWS-20

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Verifica se está bem nivelado e se o vento que possa "entrar" por baixo não está a influenciar a leitura. De qualquer forma, se está na garantia, manda vir um novo!

Curiosamente, na minha a única coisa que ainda não avariou foi mesmo o pluviometro!

O que está realmente a afectar os acumulados é mesmo o problema numa das conchas, mesmo com o pluviómetro nivelado ela acaba sempre por precisar de bem mais água do que a outra. Ontem decidi colocar o pluviómetro ligeiramente inclinado para o lado dessa concha e a verdade é que o acumulado de hoje já foi idêntico ao da EMA. :D

Até agora este foi o único problema que tive com esta estação, no que toca à parte da electrónica até ao momento tem-se portado bem.

Como primeira estação estou satisfeito com ela, penso que é uma boa opção para quem se quer iniciar e ficar a perceber como tudo isto funciona, mas não tenciono de todo manter-me na gama das Fine Offset's, mas sim daqui a uns tempos obter algo mais sério como por exemplo uma Davis!
 


Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Boas,

para quem tem a estação PCE, acham que o rain rate (mm/h) dado pelo software Cumulus é fiável?

Tenho a estação desde Outubro e o máximo que obtive foi de 39,0 mm/h, e geralmente quando cai uma daquelas chuvadas a taxa é quase sempre perto deste valor. Leva-me a querer que não é muito fiável. :hmm:
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Montei hoje a estação na nova casa (É no Montijo, mas numa região mais longe do rio) e é uma pena dizerem que a transmissão da PCE é de até 100 metros quando não é. O prédio não tem 100 metros de altura, e não apanha sinal na parte da casa que mais quero. Terá de ser movida para outra parte do telhado, vamos ver.
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Montei hoje a estação na nova casa (É no Montijo, mas numa região mais longe do rio) e é uma pena dizerem que a transmissão da PCE é de até 100 metros quando não é. O prédio não tem 100 metros de altura, e não apanha sinal na parte da casa que mais quero. Terá de ser movida para outra parte do telhado, vamos ver.

Sei de quem tenha uma PCE, no telhado do 5º andar e transmite para o interior do 1º andar...mas andou a ampliar as antenas:D
 
  • Gosto
Reactions: AndréFrade

vmax69

Cirrus
Registo
21 Mar 2014
Mensagens
26
Local
Moleanos
boas,
uma questão para um noob na matéria.
Na relação preço/qualidade existe mais alguma estação dentro destes valores/qualidade?

Quem tem esta estação, poderá dar-me a sua opnião nem que seja por PM, só para não encher o tópico, mas por mim, sendo por aqui ainda melhor.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
As novas estações PCE FWS-20 têm o defeito de usarem um higrómetro resistivo em vez do que utilizavam antigamente, que era capacitivo.

Também apresentam alguns problemas com o sinal, mas isso também vai depender do local onde instalar e dos obstáculos e distância que houverem entre o termohigrómetro (emissor) e a consola (receptor).

O preço penso que é ≈100€ (-> link), depende de onde comprar (eu como nunca comprei, não tenho certezas). Os colegas aqui no fórum que a adquiriram, poderão dar mais informação.
 

vmax69

Cirrus
Registo
21 Mar 2014
Mensagens
26
Local
Moleanos
Estou com um problema, instalei o Cumulus e tenho o seguinte erro:
30-03-2014 12:57:14 : Lost sensor contact!!!
Julgo que seja porque os aparelhos estejam a uma distância que nem sempre se conseguem ligar...
Mas eu tenho a consola a uns 30 metros da estação e só tenho uma parede pelo meio.
Alguem poderá ajudar?
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Estou com um problema, instalei o Cumulus e tenho o seguinte erro:
30-03-2014 12:57:14 : Lost sensor contact!!!
Julgo que seja porque os aparelhos estejam a uma distância que nem sempre se conseguem ligar...
Mas eu tenho a consola a uns 30 metros da estação e só tenho uma parede pelo meio.
Alguem poderá ajudar?

Não será pela distancia, que RS tens/fizeste?
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Não fiz nada. Montei o que vinha na caixa. Mas o erro começou logo na altura que instalei o cumulus.
Perguntei por isso mesmo, se instalaste o de origem e sem um RS, já apanhou chuva?