O que está realmente a afectar os acumulados é mesmo o problema numa das conchas, mesmo com o pluviómetro nivelado ela acaba sempre por precisar de bem mais água do que a outra. Ontem decidi colocar o pluviómetro ligeiramente inclinado para o lado dessa concha e a verdade é que o acumulado de hoje já foi idêntico ao da EMA. Até agora este foi o único problema que tive com esta estação, no que toca à parte da electrónica até ao momento tem-se portado bem. Como primeira estação estou satisfeito com ela, penso que é uma boa opção para quem se quer iniciar e ficar a perceber como tudo isto funciona, mas não tenciono de todo manter-me na gama das Fine Offset's, mas sim daqui a uns tempos obter algo mais sério como por exemplo uma Davis!
Boas, para quem tem a estação PCE, acham que o rain rate (mm/h) dado pelo software Cumulus é fiável? Tenho a estação desde Outubro e o máximo que obtive foi de 39,0 mm/h, e geralmente quando cai uma daquelas chuvadas a taxa é quase sempre perto deste valor. Leva-me a querer que não é muito fiável.
Não, é um valor para ignorar em comparação por exemplo aos das Davis. Simplesmente agarra no valor da chuva acumulada nos últimos 5 minutos e calcula um "rate" baseado nisso. http://wiki.sandaysoft.com/a/FAQ#How_is_my_rain_rate_calculated.3F
Montei hoje a estação na nova casa (É no Montijo, mas numa região mais longe do rio) e é uma pena dizerem que a transmissão da PCE é de até 100 metros quando não é. O prédio não tem 100 metros de altura, e não apanha sinal na parte da casa que mais quero. Terá de ser movida para outra parte do telhado, vamos ver.
Na realidade em campo aberto, testei a minha e fui a mais de 250metros sem problemas, não tinha mais campo aberto
Sei de quem tenha uma PCE, no telhado do 5º andar e transmite para o interior do 1º andar...mas andou a ampliar as antenas
boas, uma questão para um noob na matéria. Na relação preço/qualidade existe mais alguma estação dentro destes valores/qualidade? Quem tem esta estação, poderá dar-me a sua opnião nem que seja por PM, só para não encher o tópico, mas por mim, sendo por aqui ainda melhor.
As novas estações PCE FWS-20 têm o defeito de usarem um higrómetro resistivo em vez do que utilizavam antigamente, que era capacitivo. Também apresentam alguns problemas com o sinal, mas isso também vai depender do local onde instalar e dos obstáculos e distância que houverem entre o termohigrómetro (emissor) e a consola (receptor). O preço penso que é ≈100€ ( link), depende de onde comprar (eu como nunca comprei, não tenho certezas). Os colegas aqui no fórum que a adquiriram, poderão dar mais informação.
Estou com um problema, instalei o Cumulus e tenho o seguinte erro: 30-03-2014 12:57:14 : Lost sensor contact!!! Julgo que seja porque os aparelhos estejam a uma distância que nem sempre se conseguem ligar... Mas eu tenho a consola a uns 30 metros da estação e só tenho uma parede pelo meio. Alguem poderá ajudar?