Estação meteorológica PCE FWS-20



Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
boa tarde
Tenho uma W8681-solar e hoje de manhã aconteceu-me um problema com o sensor de humidade..
SDbn9po.png

M3czoFh.png

O sensor registou 10% de HR mas deveria ter registado 100%... não sei é se regista 100% ou só vai aos 99%.

-Outro problema que tenho reparado é que a radiação solar mesmo de noite fica nos 4w/m2 , quando deveria registar 0w/m2.

Se alguém me conseguir ajudar resolver/compreender estes problemas agradeço.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Só vai aos 99%. Isso é um problema muito típico das transmissões destas estações, infelizmente o sinal rádio é de má qualidade. Usando o Cumulus, no menu "Configuration", e de seguida "Calibration", na zona onde diz "Spike Removal", estão várias caixas para especificar a diferença entre dois valores para o programa considerar erro e isso não acontecer nos dados. Por exemplo, meter "10" na humidade, significaria que uma diferença de 10% ou maior seria ignorada e não se reflectiria nos gráficos nem nos extremos, ou seja, se a humidade de repente fosse dos 99 para os 70, essa leitura seria ignorada. O mesmo aconteceria com 99 e 10 claro.
 
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Só vai aos 99%. Isso é um problema muito típico das transmissões destas estações, infelizmente o sinal rádio é de má qualidade. Usando o Cumulus, no menu "Configuration", e de seguida "Calibration", na zona onde diz "Spike Removal", estão várias caixas para especificar a diferença entre dois valores para o programa considerar erro e isso não acontecer nos dados. Por exemplo, meter "10" na humidade, significaria que uma diferença de 10% ou maior seria ignorada e não se reflectiria nos gráficos nem nos extremos, ou seja, se a humidade de repente fosse dos 99 para os 70, essa leitura seria ignorada. O mesmo aconteceria com 99 e 10 claro.

Obrigado pela ajuda !!:thumbsup:
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
O curioso é que só falhou na HR, geralmente falha um digito em todos os dados dessa comunicação, o que não foi o caso...
Na minha só aconteceu isso uma vez, no seu inicio, +- 4 anos;)
 

pedro-silva

Cirrus
Registo
27 Fev 2013
Mensagens
3
Local
Fuzeta - Algarve
Boas,
Estou a pensar em comprar esta estação, mas tenho uma dúvida que me impede de avançar com a compra.
Moro num prédio familiar de 2 andares, a minha casa é no r/chão e os sensores vão ficar no cimo do prédio, que será como se fosse o 3 andar.
Sendo assim, gostava de saber se os sensores não perdem sinal até à estação que vai ficar no r/chao...
Se o sinal não for forte o suficiente, existe alguma alternativa? Dá para ligar por cabo?
Cumps.
 
Registo
27 Jan 2012
Mensagens
38
Local
Ribeirão Preto,Brasil
Boas,

O problema não são interferências, é mesmo a falta de qualidade do material utilizado! Em cerca de 2,5 anos de uso já substitui 1 emissor (simplesmente apagou-se), 1 sensor de velocidade do vento (rolamento gripado). Ambos foram substituídos em garantia.
Neste momento necessito de outro emissor (consola não recebe dados nem a 10 cms) e 1 sensor de direcção do vento (rolamento gripado)! Ou tenho mesmo azar ou isto é mesmo muito fraquinho...

:mad::mad: estou na mesma situação. ja troquei um sensor na garantia e agora la se foi outro. e o pior é que falaram que os novos estao com um sistema de frequencia de transmissao novo. então tem que comprar o sensor mais a console. desisti.
 

stormiday

Cumulus
Registo
17 Set 2009
Mensagens
216
Local
Fermentelos (Águeda) 25 mts altitude
:mad::mad: estou na mesma situação. ja troquei um sensor na garantia e agora la se foi outro. e o pior é que falaram que os novos estao com um sistema de frequencia de transmissao novo. então tem que comprar o sensor mais a console. desisti.

Boas.
Já me aconteceu a mesma situação dos rolamentos presos tanto no sensor de direção de vento como no anemómetro. A solução foi fácil; se puxarem pelas partes móveis dos sensores elas saem e deixam à vista o tal rolamento.
No meu caso, usei óleo em spray para os desbloquear totalmente (é fácil) e depois apliquei um bocadinho de massa consistente para alta temperatura (para que não derreta quando faz muito calor) e problemas resolvidos.

Abraço.
 

stormiday

Cumulus
Registo
17 Set 2009
Mensagens
216
Local
Fermentelos (Águeda) 25 mts altitude
Boas,
Estou a pensar em comprar esta estação, mas tenho uma dúvida que me impede de avançar com a compra.
Moro num prédio familiar de 2 andares, a minha casa é no r/chão e os sensores vão ficar no cimo do prédio, que será como se fosse o 3 andar.
Sendo assim, gostava de saber se os sensores não perdem sinal até à estação que vai ficar no r/chao...
Se o sinal não for forte o suficiente, existe alguma alternativa? Dá para ligar por cabo?
Cumps.

Olá Pedro.

Eu também tenho uma PCE e tenho 2 consolas. Eu vivo no segundo andar e posso levar a minha consola ao r/c para ver se apanha.

Depois digo qualquer coisa.:thumbsup:
 

Meteolouco

Cumulus
Registo
5 Dez 2014
Mensagens
164
Local
Celorico da Beira - a reportar a 510m de altitude
Olá Pedro.

Eu também tenho uma PCE e tenho 2 consolas. Eu vivo no segundo andar e posso levar a minha consola ao r/c para ver se apanha.

Depois digo qualquer coisa.:thumbsup:

Boa tarde Pedro também tenho uma há cerca 2 meses, o que te posso dizer é que tenho a sorte de ter o sotão por baixo da estação meteorológica a cerca de 10 metros distancia aqui sim não há problemas nenhuns mas quando tinha a consola em casa no 2andar quase todos os dias perdia a ligação e ás vezes ficava uma hora e mais sem ligação, o problema desta estação a meu ver é que o sinal é muito fraco mas claro que esta é a minha opinião, agora tenho isto sempre a dar sem problemas no sotão, qualquer coisa diz abraço
 

Meteolouco

Cumulus
Registo
5 Dez 2014
Mensagens
164
Local
Celorico da Beira - a reportar a 510m de altitude
já gora alguem teve problemas com o anenometro desta estação? é que o meu não regista a velocidade vento e já pedi a substituição do mesmo há 15 dias e nada disseram que tinha esperar que não tinham em stock, obrigado desde já
 

Meteolouco

Cumulus
Registo
5 Dez 2014
Mensagens
164
Local
Celorico da Beira - a reportar a 510m de altitude
ontem passou-se algo estranho mas que já sei o que é ou seja o pluviometro registou precipitação a mais o que se deveu ao muito vento que se fez sentir e que abana um pouco as conchas do mesmo, certo? alguém me pode esclarecer sobre isto? alguma outra sugestão?
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Tentar ficar o mastro o melhor possível, e também o suporte onde está o pluviómetro, usar espias para isso. Ou se possível colocar o pluviómetro bem seguro numa superfície plana (chaminé com tecto raso por exemplo).
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
ontem passou-se algo estranho mas que já sei o que é ou seja o pluviometro registou precipitação a mais o que se deveu ao muito vento que se fez sentir e que abana um pouco as conchas do mesmo, certo? alguém me pode esclarecer sobre isto? alguma outra sugestão?

Porque o mastro não está bem fixo.