Estações Meteorológicas da Comunidade

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Tópico para debate da possível união da comunidade para a compra de estações meteorológicas e colocação da mesma em locais importantes.

Projeto em fase inicial.

O que acho que importante agora, é responder às seguintes perguntas:

- Está disposto a ajudar para comprar uma estação?

- Quem vai juntar o dinheiro fornecido pela comunidade e de que modo se faz?

- O tipo de estação a comprar deve ter um limite no preço?

- Que dados (chuva, vento, temp) devem ser analisados na estação? Talvez depende de cada sítio? (Como sabem quanto mais coisas a estação tiver mais cara fica)

- Quem fica responsável pela instalação e manutenção da estação?

- Quais os locais em que devemos colocar estações?

- Deveremos criar uma rede "MeteoPT" tipo a rede "IPMA"?

- Como é que passamos dados da estação para o wunderground ou outros sites?

Gostava primeiro que dessem a vossa opinião sobre isto, também darei a minha, mas x pessoas pensam melhor que uma ;)

@jonas_87 @criz0r
 
  • Gosto
Reactions: Toby


Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
Bom dia,

Excelente iniciativa! :thumbsup: Muito melhor que MeteoGlobal....

Penso, que é necessário em primeiro lugar pedir-se qual nível de precisão?
Um elevado nível de precisão: Davis VP2 + calibração + montagem às normas + conexão WeatherLink IP.
Se um elevado nível for o objetivo, muito bom exemplo é:
http://www.infoclimat.fr/
http://www.infoclimat.fr/observations-meteo/temps-reel/alcobaca/000EX.html#highlight=05
É uma boa aprendizagem antes de montar uma rede 100% portuguesa.

Prejuízo que pessoa tem reage à isto: http://www.meteopt.com/forum/topico/representacao-de-portugal-sobre-infoclimat.9075/
Se o meu muito mau portugueses não incomodar, estou pronto para participar à uma rede de qualidade.

Bom Domingo
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Bom dia,

Excelente iniciativa! :thumbsup: Muito melhor que MeteoGlobal....

Penso, que é necessário em primeiro lugar pedir-se qual nível de precisão?
Um elevado nível de precisão: Davis VP2 + calibração + montagem às normas + conexão WeatherLink IP.
Se um elevado nível for o objetivo, muito bom exemplo é:
http://www.infoclimat.fr/
http://www.infoclimat.fr/observations-meteo/temps-reel/alcobaca/000EX.html#highlight=05
É uma boa aprendizagem antes de montar uma rede 100% portuguesa.

Prejuízo que pessoa tem reage à isto: http://www.meteopt.com/forum/topico/representacao-de-portugal-sobre-infoclimat.9075/
Se o meu muito mau portugueses não incomodar, estou pronto para participar à uma rede de qualidade.

Bom Domingo

Obrigado pela opinião!

De facto acho que as estações Davis são as melhores, mas acho que seria difícil angariar esse dinheiro todo. Talvez comecemos por estações mais baratas.

Também tenho dúvida em que rede é que devíamos incluir estas estações, netatmo, wunderground ou fazer uma nossa (se é que isso é possível).
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Outro exemplo que se pode ver é a comunidade meteoclimatic dos nossos vizinhos espanhóis.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Sim são bons exemplos, mas eu não tenho os meios para fazer tipo um novo site com uma interface tipo dessas, que receba dados das estações. Acho que o melhor é começar devagar e implementar as "nossas" estações na rede WU ou netatmo.

De resto, acho que a ideia principal agora é mesmo que estações devemos comprar a um custo justo para que todos possamos ajudar, e de que modo podemos fazer essa ajuda.

Por enquanto o local para colocação da estação que discutimos no Seguimento Litoral Centro foi a Peninha (serra de Sintra), principalmente um anemómetro e termómetro, não sei se um pluviómetro seria necessário.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
Boa noite,

Penso (parecer pessoal) se uma rede portuguesa quiser impôr-se, único a qualidade for fiança de futuro.
Se quiser que IPMA ajuda esta rede, não há 36 soluções.
Se os espanhóis ou os franceses forem capazes, os portugueses também!
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas @guisilva5000

Desculpa lá não ter dito nada, estou para fazer uma chamada/enviar email ao PNSC sobre a questão da Peninha, e falar com determinadas pessoas.
Esta semana já tenho mais tempo,assim que tiver algumas novidades comunico.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boa tarde, peço desculpa o atraso a responder ao tópico, já sabem que da minha parte estou inteiramente disponível para vos ajudar com este projecto, acho muito interessante e será concerteza também de grande utilidade até para o próprio IPMA.
Na eventualidade de no futuro ser colocada algum estação aqui nesta região coloco-me ao dispor para realizar a manutenção da mesma e penso que até faz sentido uma vez que ter uma estação apenas na Praia da Rainha não reflecte nem de perto a temperatura real da cidade de Almada. No caso de ser necessário tenho também alguma facilidade em reunir com a CMA ou Juntas do Concelho para discutir ao pormenor este tema. :thumbsup:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boa tarde,

Ao ler este tópico de início, gostaria só de informar que a Troposfera tem em curso, neste momento, um projecto de uma rede de estações meteorológicas amadoras certificadas.
Esse projecto já consta dos nossos objectivos desde a fundação da associação, mas na altura, mesmo apresentando o projecto aqui no fórum, nunca ninguém se mostrou interessado no mesmo.

Teve um pequeno atraso, dada a complexidade do mesmo e dos custos inerentes, mas estamos ainda a trabalhar sobre o mesmo.
Pretendemos criar uma rede com estações fiáveis, de qualidade, as quais terão a devida certificação (de acordo com os critérios das entidades oficiais, com quem estamos a colaborar). A ideia é que seja uma rede cujos dados possam ser utilizados pelo próprio IPMA, por exemplo. Serão integradas estações já existentes e futuras estações que poderão surgir.

Estamos receptivos a colaboração de quem quiser. A questão do crowdfunding suscita-nos muitas dúvidas... Mas se houver vontade de membros aqui do fórum, e deste tópico em particular, em colaborar, podemos discutir em conjunto algumas ideias.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Boa tarde,

Ao ler este tópico de início, gostaria só de informar que a Troposfera tem em curso, neste momento, um projecto de uma rede de estações meteorológicas amadoras certificadas.
Esse projecto já consta dos nossos objectivos desde a fundação da associação, mas na altura, mesmo apresentando o projecto aqui no fórum, nunca ninguém se mostrou interessado no mesmo.

Teve um pequeno atraso, dada a complexidade do mesmo e dos custos inerentes, mas estamos ainda a trabalhar sobre o mesmo.
Pretendemos criar uma rede com estações fiáveis, de qualidade, as quais terão a devida certificação (de acordo com os critérios das entidades oficiais, com quem estamos a colaborar). A ideia é que seja uma rede cujos dados possam ser utilizados pelo próprio IPMA, por exemplo. Serão integradas estações já existentes e futuras estações que poderão surgir.

Estamos receptivos a colaboração de quem quiser. A questão do crowdfunding suscita-nos muitas dúvidas... Mas se houver vontade de membros aqui do fórum, e deste tópico em particular, em colaborar, podemos discutir em conjunto algumas ideias.

Neste momento a nossa ideia era começar por uma estação na Peninha. Acho que a rede pode evoluir ao longo dos anos, mas depende da vontade de cada um. Não sei como podíamos colaborar, talvez ajudando monetariamente para a compra da estação e vocês tratavam da instalação e de falar com o IPMA? E as estações que algumas pessoas do fórum já têm podiam entrar nessa rede?
Quanto ao crowdfunding, nunca fiz, mas não sei quais os eventuais problemas com isso, talvez quem já tenha passado pela experiência possa falar melhor.
 
  • Gosto
Reactions: Toby

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
Boa tarde,

Ao ler este tópico de início, gostaria só de informar que a Troposfera tem em curso, neste momento, um projecto de uma rede de estações meteorológicas amadoras certificadas.
Esse projecto já consta dos nossos objectivos desde a fundação da associação, mas na altura, mesmo apresentando o projecto aqui no fórum, nunca ninguém se mostrou interessado no mesmo.

Teve um pequeno atraso, dada a complexidade do mesmo e dos custos inerentes, mas estamos ainda a trabalhar sobre o mesmo.
Pretendemos criar uma rede com estações fiáveis, de qualidade, as quais terão a devida certificação (de acordo com os critérios das entidades oficiais, com quem estamos a colaborar). A ideia é que seja uma rede cujos dados possam ser utilizados pelo próprio IPMA, por exemplo. Serão integradas estações já existentes e futuras estações que poderão surgir.

Estamos receptivos a colaboração de quem quiser. A questão do crowdfunding suscita-nos muitas dúvidas... Mas se houver vontade de membros aqui do fórum, e deste tópico em particular, em colaborar, podemos discutir em conjunto algumas ideias.

Boa noite,

Gostarei de ter mais informação.
Tenho um VP2+ desde 2011 conforme MF/WMO.

O meu português é muito mau, se não for um obstáculo, mim está aberto todas as à formas de colaboração.

http://www.infoclimat.fr/observations-meteo/temps-reel/alcobaca/000EX.html#highlight=20
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
O 1º passo é questionar quem estará interessado em alinhar neste projecto, e para isso é necessário que se faça uma lista. A partir daí o objectivo será a recolha da opinião de todos acerca da melhor estação a comprar tendo por base a relação qualidade/custo. Se tivermos 30 pessoas a contribuir com 10 euros já teremos uma margem razoável para se comprar uma estação. Claro que o feedback dos Moderadores/Administradores do Fórum é sempre primordial e com a sua experiência seria sem dúvida muito mais fácil :) .