Este ano meteorologicamente foi...

Foi um ano até bem frio no Inverno, houve alguma neve em Janeiro. O verão foi tempestuoso e superquente :calor:. A chuva foi mais ou menos, não gostei nem desgostei. Os meses que se destacaram foram Fevereiro (Depressão tropical), Outubro, Novembro e Dezembro (Depressões). :D

Gostei, muita chuva e frio de Janeiro a Março (só faltou a neve:(), depois muito calor e tempo seco de Abril a Setembro. E de novo chuva e frio de Outubro até agora, ou seja, um ano extremista:D!

Então, este ano foi.....

Janeiro - Extremamente chuvoso, brutal, muita dela a cair com 5ºC.

Fevereiro
- Muito semelhante a Janeiro mas mais frio e menos chuvoso, também com chuva a cair com 5ºC.

Março
- Chuvoso e frio.

Abril - Dias primaveris intervalados por belos episódios de precipitação.

Maio - Muito semelhante a Abril com calor de Verão já no final do mês.

Junho - Começou quente, tendo o calor envergonhado-se pelo meio e aqueceu bem pro final.

Julho - Mês extremamente quente e seco, sendo o final tórrido tanto em máxima como mínimas (25ºC).

Agosto
- O mês mais quente de todos e seco, com noites e dias tórridas.

Setembro - As noites foram ficando mais frescas os dias mais curtos, máximas ainda elevadas no inicio do mês.

Outubro - Tempo ameno e chuvoso.

Novembro
- Chegou o frio com máximas e mínimas a decair, mês mais seco que Outubro.

Dezembro - Ainda não chegou ao fim.

Conclusão, ano bastante recheado de todo o tipo de fenómenos, não vou estar aqui a explanar o que faltou ou não faltou porque se não andava sempre depressivo, eu gosto de todos os tipos de tempo seja seca ou dilúvio. Foi um Outono e Inverno molhado e frio, uma Primavera amena e Verão tórrido, cheio de adrenalina nos acompanhamento das temperaturas essencialmente há noite, entre o Inverno e o Verão não consigo escolher qual me deu mais prazer de acompanhar se o Verão pelas suas noites quentes 30ºC às 3h se o Inverno com episódios de precipitação a 5ºC.

12 de Fevereiro 2010 - 14h30

p2127582.jpg

6 de Julho 2010 (data americana) - 2h19

p7068166.jpg

Grande 2010 :hehe:

Relativo a este topico so tenho 2 coisas muito simples para dizer por enquanto referente a Lisboa Gago Coutinho:

-)o Valor da percipitação ira ser dos mais elevados dos ultimos 10 anos ira ficar no intervalo dos 900-1000mm;
-)Temperatura media anual deverá ficar-se entre os 16,5º-17º graus, ou seja igual inferior aos ultimos anos;

Conclusão ano não dos mais quentes mas ao mesmo tempo chuvoso que penso eu seja algo de salientar;
Más noticias para os defensores mais radicais do aquecimento global que perpetuam o Oeste da penisula Iberica a um clima quase semi-arido e desertico, quando penso com a instablidade das NAOs venha acontecer exactamente o contrario, mas isso é o que acho nada mais que isso.

cumps e

Boas Festas

Relativo a este topico so tenho 2 coisas muito simples para dizer por enquanto referente a Lisboa Gago Coutinho:

-)o Valor da percipitação ira ser dos mais elevados dos ultimos 10 anos ira ficar no intervalo dos 900-1000mm;
-)Temperatura media anual deverá ficar-se entre os 16,5º-17º graus, ou seja igual inferior aos ultimos anos;

Sempre a bater na mesma tecla, irra!!

tn085791yr.gif

E não diga que vai dar tudo ao mesmo! Se quer falar de dados da G.Coutinho tem de comparar com as normais para a G.Coutinho e não com o Geofísico!

Este ano meteorologicamente falando foi muito bom..
As estações diferenciaram-se umas das outras muito bem e assim é que gosto...Verão com muito calor e pouca nortada...:cool: Um final de JUlho e Agosto com anormal falta de nortada. Primavera a intercalar o calor com a chuva. E o Outono(Outubro-Dezembro),e Inverno deste ano(Janeiro-Março) com muita chuva,dias de trovoada e dias com muito vento..;)
Ano excelente,e diversificado como se quer...

Ainda me lembro dessa noite maluca por ai de 31ºC de madrugada Mário Barros...E aquela noite onde o Cabo da Roca chegou aos 32ºC se não me engano ás 2 da manhã,máxima do dia :D Grande ano mesmo,cheio de fenómenos interessantes.

7 de Junho 2010 - 2h19

p7068166.jpg

Não será 6 de Julho?

Este ano meteorologicamente (sem acento) foi... extremo.
Frio e chuvoso no Inverno, quente no Verão.

Este ano meteorologicamente foi... quase.
Faltaram, por várias vezes, 1 ou 2ºC a menos para um nevão histórico em Portel. Só deu para ver um chuvisco de neve e água neve sem nenhuma acumulação a 10 de Janeiro.

Este ano meteorologicamente foi... entretido.
Poucos perídos sem interesse. Grande participação no fórum, aumento exponencial de participantes e visitantes.

Este ano meteorologicamente foi... destrutivo.
Infelizmente ocorreram muitos danos materiais e humanos causados, em parte, pela meteorologia. Madeira, Tomar, Fajãzinha, incêndios,...

Última edição:
Este ano foi bastante produtivo em termos meteorologicos:cold::rain::calor:

Queria só destacar a queda de neve em Bragança (sem acumulação) na madrugada do dia 8 de Março, que é a neve mais tardia que já vi cair:cold: e também a temperatura da água do mar de 26ºC no Sotavento Algarvio em Agosto, que é à água mais quente onde me banhei em Portugal:calor:

Este ano meteorologicamente (reafirmo o alerta do David, sem acento!) falando, foi memorável e quase quase que podia ter sido brutal, faltou terem estado menos 1 ou 2 graus em determinados dias de Janeiro e Fevereiro, que teria sido algo de loucos mesmo! :cold::D

Destacaria 3 eventos:

Começo pelo fim com uma excelente trovoada, como há muito não via em Elvas, com uma aparato eléctrico digno de registo! Foi a 16 de Setembro:

p9169031medium.jpg

Outro evento que não me sairá da memória foi o resultado das fortes precipitações e consequentes enxurradas na Madeira a 20 de Fevereiro, com várias pessoas falecidas, histórias de sofrimento e imagens impressionantes... :sad:

98326643.jpg

Por último o que para mim foi uma das maiores alegrias pessoais e meteorológicas; a queda de neve :w00t: na minha cidade a 10 de Janeiro:

dsc03581ymedium.jpg

p1106686medium.jpg

É uma imagem de sonho! Elvas pintadinha de branco!!! :uau:

Tenho grandes esperanças nos 2011... vamos ver :unsure:

para mim foi um ano meteorológico muito bom, quase "perfeito" em tudo...apenas falhou por assim dizer nas trovoadas de Verão, que acabei por não as ter.
De destacar o Inverno rigoroso que se fez sentir entre Janeiro e Fevereiro, com muita chuva e Frio.
A Primavera também foi "normal" dias soalheiros alternados com alguns dias de chuva ou aguaceiros com trovoadas.
O Verão também "cumpriu" e bem, com dias extremamente quentes, tendo eu registado uma máxima próxima dos 45ºC em Julho.
O Outono também foi animado, principalmente em finais de Outubro e agora no fim em Dezembro.

Espero que o ano meteorológico de 2011 seja tão bom ou melhor que este que acaba.:thumbsup: