Este ano meteorologicamente foi...



SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Foi um ano até bem frio no Inverno, houve alguma neve em Janeiro. O verão foi tempestuoso e superquente :calor:. A chuva foi mais ou menos, não gostei nem desgostei. Os meses que se destacaram foram Fevereiro (Depressão tropical), Outubro, Novembro e Dezembro (Depressões). :D
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Gostei, muita chuva e frio de Janeiro a Março (só faltou a neve:(), depois muito calor e tempo seco de Abril a Setembro. E de novo chuva e frio de Outubro até agora, ou seja, um ano extremista:D!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Então, este ano foi.....

Janeiro - Extremamente chuvoso, brutal, muita dela a cair com 5ºC.

Fevereiro
- Muito semelhante a Janeiro mas mais frio e menos chuvoso, também com chuva a cair com 5ºC.

Março
- Chuvoso e frio.

Abril - Dias primaveris intervalados por belos episódios de precipitação.

Maio - Muito semelhante a Abril com calor de Verão já no final do mês.

Junho - Começou quente, tendo o calor envergonhado-se pelo meio e aqueceu bem pro final.

Julho - Mês extremamente quente e seco, sendo o final tórrido tanto em máxima como mínimas (25ºC).

Agosto
- O mês mais quente de todos e seco, com noites e dias tórridas.

Setembro - As noites foram ficando mais frescas os dias mais curtos, máximas ainda elevadas no inicio do mês.

Outubro - Tempo ameno e chuvoso.

Novembro
- Chegou o frio com máximas e mínimas a decair, mês mais seco que Outubro.

Dezembro - Ainda não chegou ao fim.

Conclusão, ano bastante recheado de todo o tipo de fenómenos, não vou estar aqui a explanar o que faltou ou não faltou porque se não andava sempre depressivo, eu gosto de todos os tipos de tempo seja seca ou dilúvio. Foi um Outono e Inverno molhado e frio, uma Primavera amena e Verão tórrido, cheio de adrenalina nos acompanhamento das temperaturas essencialmente há noite, entre o Inverno e o Verão não consigo escolher qual me deu mais prazer de acompanhar se o Verão pelas suas noites quentes 30ºC às 3h se o Inverno com episódios de precipitação a 5ºC.

12 de Fevereiro 2010 - 14h30

p2127582.jpg


6 de Julho 2010 (data americana) - 2h19

p7068166.jpg


Grande 2010 :hehe:
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Relativo a este topico so tenho 2 coisas muito simples para dizer por enquanto referente a Lisboa Gago Coutinho:

-)o Valor da percipitação ira ser dos mais elevados dos ultimos 10 anos ira ficar no intervalo dos 900-1000mm;
-)Temperatura media anual deverá ficar-se entre os 16,5º-17º graus, ou seja igual inferior aos ultimos anos;

Conclusão ano não dos mais quentes mas ao mesmo tempo chuvoso que penso eu seja algo de salientar;
Más noticias para os defensores mais radicais do aquecimento global que perpetuam o Oeste da penisula Iberica a um clima quase semi-arido e desertico, quando penso com a instablidade das NAOs venha acontecer exactamente o contrario, mas isso é o que acho nada mais que isso.

cumps e

Boas Festas
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Relativo a este topico so tenho 2 coisas muito simples para dizer por enquanto referente a Lisboa Gago Coutinho:

-)o Valor da percipitação ira ser dos mais elevados dos ultimos 10 anos ira ficar no intervalo dos 900-1000mm;
-)Temperatura media anual deverá ficar-se entre os 16,5º-17º graus, ou seja igual inferior aos ultimos anos;

Sempre a bater na mesma tecla, irra!!

tn085791yr.gif


E não diga que vai dar tudo ao mesmo! Se quer falar de dados da G.Coutinho tem de comparar com as normais para a G.Coutinho e não com o Geofísico!
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Este ano meteorologicamente falando foi muito bom..
As estações diferenciaram-se umas das outras muito bem e assim é que gosto...Verão com muito calor e pouca nortada...:cool: Um final de JUlho e Agosto com anormal falta de nortada. Primavera a intercalar o calor com a chuva. E o Outono(Outubro-Dezembro),e Inverno deste ano(Janeiro-Março) com muita chuva,dias de trovoada e dias com muito vento..;)
Ano excelente,e diversificado como se quer...



Ainda me lembro dessa noite maluca por ai de 31ºC de madrugada Mário Barros...E aquela noite onde o Cabo da Roca chegou aos 32ºC se não me engano ás 2 da manhã,máxima do dia :D Grande ano mesmo,cheio de fenómenos interessantes.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
7 de Junho 2010 - 2h19

p7068166.jpg

Não será 6 de Julho?

__________________________________________________________________

Este ano meteorologicamente (sem acento) foi... extremo.
Frio e chuvoso no Inverno, quente no Verão.

Este ano meteorologicamente foi... quase.
Faltaram, por várias vezes, 1 ou 2ºC a menos para um nevão histórico em Portel. Só deu para ver um chuvisco de neve e água neve sem nenhuma acumulação a 10 de Janeiro.

Este ano meteorologicamente foi... entretido.
Poucos perídos sem interesse. Grande participação no fórum, aumento exponencial de participantes e visitantes.

Este ano meteorologicamente foi... destrutivo.
Infelizmente ocorreram muitos danos materiais e humanos causados, em parte, pela meteorologia. Madeira, Tomar, Fajãzinha, incêndios,...
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Este ano foi bastante produtivo em termos meteorologicos:cold::rain::calor:

Queria só destacar a queda de neve em Bragança (sem acumulação) na madrugada do dia 8 de Março, que é a neve mais tardia que já vi cair:cold: e também a temperatura da água do mar de 26ºC no Sotavento Algarvio em Agosto, que é à água mais quente onde me banhei em Portugal:calor:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Este ano meteorologicamente (reafirmo o alerta do David, sem acento!) falando, foi memorável e quase quase que podia ter sido brutal, faltou terem estado menos 1 ou 2 graus em determinados dias de Janeiro e Fevereiro, que teria sido algo de loucos mesmo! :cold::D

Destacaria 3 eventos:

Começo pelo fim com uma excelente trovoada, como há muito não via em Elvas, com uma aparato eléctrico digno de registo! Foi a 16 de Setembro:

p9169031medium.jpg



Outro evento que não me sairá da memória foi o resultado das fortes precipitações e consequentes enxurradas na Madeira a 20 de Fevereiro, com várias pessoas falecidas, histórias de sofrimento e imagens impressionantes... :sad:

98326643.jpg



Por último o que para mim foi uma das maiores alegrias pessoais e meteorológicas; a queda de neve :w00t: na minha cidade a 10 de Janeiro:

dsc03581ymedium.jpg


p1106686medium.jpg


É uma imagem de sonho! Elvas pintadinha de branco!!! :uau:

Tenho grandes esperanças nos 2011... vamos ver :unsure:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
para mim foi um ano meteorológico muito bom, quase "perfeito" em tudo...apenas falhou por assim dizer nas trovoadas de Verão, que acabei por não as ter.
De destacar o Inverno rigoroso que se fez sentir entre Janeiro e Fevereiro, com muita chuva e Frio.
A Primavera também foi "normal" dias soalheiros alternados com alguns dias de chuva ou aguaceiros com trovoadas.
O Verão também "cumpriu" e bem, com dias extremamente quentes, tendo eu registado uma máxima próxima dos 45ºC em Julho.
O Outono também foi animado, principalmente em finais de Outubro e agora no fim em Dezembro.

Espero que o ano meteorológico de 2011 seja tão bom ou melhor que este que acaba.:thumbsup: