Estudo vento médio no território português

holiveira

Cirrus
Registo
25 Set 2008
Mensagens
1
Local
Azeitão
Estou à procura de um estudo sobre a velocidade do vento durante o ano no território português, será que alguém conhece algum sitio onde possa arranjar esta informação.

Hugo Oliveira
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Estou à procura de um estudo sobre a velocidade do vento durante o ano no território português, será que alguém conhece algum sitio onde possa arranjar esta informação.

Hugo Oliveira

Olá holiveira.
Bem vindo ao fórum:thumbsup:

O INETI tinha em mãos um projecto denominado por "Atlas do Vento", que não sei se já estará concluído.
O projecto visa conhecer todo o potencial eólico do país, estudando em pormenor a velocidade do vento nas diversas regiões.

De qualquer forma vê os seguintes documentos presentes nesta página:
http://www.ineti.pt/projectos/projectos_frameset.aspx?id=299
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Ora viva se calhar não venho muito a tempo mas trago mesmo aquilo que queres

Atlas do Potencial Eólico par Portugal Continental
http://www.cgul.ul.pt/docs/PauloCostaMSc.pdf

diverte-te



Devo de salientar que maravilhoso estudo que foste encontrar:thumbsup:
Tem a explicação de como funciona os ventos ao passar por colinas e montanhas é tal como a zona onde vivo,que tem por influencia da serra de sintra e onde se forma uma nuvem secundária(lenticular) a sul da serra em certas ocasiões meteorologicas.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

tehcno

Cirrus
Registo
8 Fev 2011
Mensagens
1
Local
Coimbra
Reavivando o assunto deste tópico, alguém sabe onde exista algum estudo do género onde constem as velocidades médias do vento por região e por mês?
O link do atlas que postaram aí infelizmente já não está disponível...

Obrigado desde já pela ajuda.
 

Luis Carlos

Cirrus
Registo
22 Nov 2015
Mensagens
1
Local
Viana do Castelo
Boa tarde.

Eu estou neste momento no 12º ano no curso de Técnico de Gestão do Ambiente e estou a desenvolver um projeto de aptidão profissional sobre energias renováveis e gostava de saber se existe uma shape dos ventos cá de Portugal para utilizar no sistema de informação geográfica, Arc Gis. Obrigado.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Ha uns anos atrás cheguei a usar as shapefiles do site da agencia do ambiente, eles tinham muitos dados por exemplo, geadas, temperatura media anual, nº horas de sol etc, não recordo se tinha vento.
Tentei procurar no site, mas não encontrei nada.