EUMETSAT no Google Earth

• Thread starter Thread starter Mjhb
  • Data de início Data de início
Vi agora mesmo no Site da EUMETSAT, que esta estava associada com a Google Earth, fornecendo a informação da precipitação com actualização de a cada 15 ou 30minutos.

Só que resta-me ainda uma dúvida:
Será que só fornece informação sobre a precipitação?
Não consigo saber...:(

Eis o link: http://www.eumetsat.int/Home/Main/Media/Features/713983?l=en

O EUMETSAT utiliza um tipo de sensor que através de análise da estrutura das nuvens estima o valor da precipitação.

O resultado é que não é o melhor (ou pelo menos na precipitação que efectivamente chega ao solo).

Esse sistema já é há muito gratuitamente visto no seu próprio site:

http://oiswww.eumetsat.org/IPPS/html/MSG/PRODUCTS/MPE/WESTERNEUROPE/IMAGESDisplay/lrH2HNZ8iYDkX

Sim, o MPE (Multi-Sensor Precipitation Estimate) é apenas uma estimativa da precipitação baseada em satélite, muito falível (nada tem a ver com um radar por ex.) pois nem sempre o vapor de água e nuvens correspondem a chuva efectiva. O MPE já há muito que é disponibilizado pela Eumetsat mas de qualquer forma é de aplaudir disponibilizarem agora isso como layer do Google Earth. Resta saber a actualização que tem, e se no futuro disponibilizam outros produtos desta forma, que dão sempre jeito.

Será este um pequeno e embrionário sinal da Eumetsat em querer finalmente dirigir-se mais ao público em geral ? Se for, é bom sinal. A limitação que existe na Europa no acesso a produtos satélite da Eumetsat tem sido uma velha luta de todos nós, face ao que por exemplo se passa nos EUA.

Sim, o MPE (Multi-Sensor Precipitation Estimate) é apenas uma estimativa da precipitação baseada em satélite, muito falível (nada tem a ver com um radar por ex.) pois nem sempre o vapor de água e nuvens correspondem a chuva efectiva. (...) Resta saber a actualização que tem, e se no futuro disponibilizam outros produtos desta forma, que dão sempre jeito.

Eu já fiz a instalação do aplicativo no Google Earth e tive a comparar com as imagens de satélite do Eumetsat; parece-me que o layer é actualizado relativamente à última imagem de satélite, pelo menos no período diurno.