EUMETSAT no Google Earth



Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Vi agora mesmo no Site da EUMETSAT, que esta estava associada com a Google Earth, fornecendo a informação da precipitação com actualização de a cada 15 ou 30minutos.

Só que resta-me ainda uma dúvida:
Será que só fornece informação sobre a precipitação?
Não consigo saber...:(

Eis o link: http://www.eumetsat.int/Home/Main/Media/Features/713983?l=en

O EUMETSAT utiliza um tipo de sensor que através de análise da estrutura das nuvens estima o valor da precipitação.

O resultado é que não é o melhor (ou pelo menos na precipitação que efectivamente chega ao solo).

Esse sistema já é há muito gratuitamente visto no seu próprio site:

http://oiswww.eumetsat.org/IPPS/html/MSG/PRODUCTS/MPE/WESTERNEUROPE/IMAGESDisplay/lrH2HNZ8iYDkX
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Sim, o MPE (Multi-Sensor Precipitation Estimate) é apenas uma estimativa da precipitação baseada em satélite, muito falível (nada tem a ver com um radar por ex.) pois nem sempre o vapor de água e nuvens correspondem a chuva efectiva. O MPE já há muito que é disponibilizado pela Eumetsat mas de qualquer forma é de aplaudir disponibilizarem agora isso como layer do Google Earth. Resta saber a actualização que tem, e se no futuro disponibilizam outros produtos desta forma, que dão sempre jeito.

Será este um pequeno e embrionário sinal da Eumetsat em querer finalmente dirigir-se mais ao público em geral ? Se for, é bom sinal. A limitação que existe na Europa no acesso a produtos satélite da Eumetsat tem sido uma velha luta de todos nós, face ao que por exemplo se passa nos EUA.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Sim, o MPE (Multi-Sensor Precipitation Estimate) é apenas uma estimativa da precipitação baseada em satélite, muito falível (nada tem a ver com um radar por ex.) pois nem sempre o vapor de água e nuvens correspondem a chuva efectiva. (...) Resta saber a actualização que tem, e se no futuro disponibilizam outros produtos desta forma, que dão sempre jeito.

Eu já fiz a instalação do aplicativo no Google Earth e tive a comparar com as imagens de satélite do Eumetsat; parece-me que o layer é actualizado relativamente à última imagem de satélite, pelo menos no período diurno.