Eu também a apanhei aqui de casa, em Almada. Desculpem a falta de qualidade da imagem, mas foi captada por telemóvel.
16/09/2010 - 19h39
Pelo que fui depois acompanhando através do Instituto de Meteorologia, esta célula abateu-se sobre o Baixo e Alto Alentejo até bem tarde com muita trovoada. Não sei qual era a altura do topo desta célula, mas posso afirmar que observei relâmpagos iluminando-a até depois das 23h! Tendo em conta a distância a que me encontro das regiões do Interior onde a trovoada se abatia, é de ficar espantado.
Não sei qual era a altura do topo desta célula, mas posso afirmar que observei relâmpagos iluminando-a até depois das 23h! Tendo em conta a distância a que me encontro das regiões do Interior onde a trovoada se abatia, é de ficar espantado.
Uma coisa muito interessante que observei nesta trovoada é que alguns dos raios que saíam do topo da nuvem disparavam na horizontal. Desculpem a minha linguagem de leigo, mas é a melhor maneira de a descrever. O topo da célula iluminava-se constantemente e dela partiam descargas quer para o solo, quer para os lados (entenda-se, na horizontal). O detector no IM assinalou uma boa quantidade de raios positivos, talvez seja por isso, não sei.
Ah, e obrigado por não me apelidarem de "maluquinho" por ter dito que conseguia observar a partir da parte ocidental da margem sul uma trovoada que se estava a abater no interior do Alentejo.