Evento convectivo - 16 Setembro 2010

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Aqui vos deixo as fotos do evento convectivo de final de tarde no dia 16 de Setembro 2010.

Consegui apanhar esta célula magnífica e o por do sol espectacular. Espero que gostem. :thumbsup:


img08641.jpg



img0849dm.jpg



img08531.jpg



img08551.jpg



img0858g.jpg



img0862p.jpg



img0866y.jpg



img0870e.jpg
 


Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Lindas fotos, colega. :thumbsup:

Eu também a apanhei aqui de casa, em Almada. Desculpem a falta de qualidade da imagem, mas foi captada por telemóvel.


foto057copy.jpg

16/09/2010 - 19h39


Pelo que fui depois acompanhando através do Instituto de Meteorologia, esta célula abateu-se sobre o Baixo e Alto Alentejo até bem tarde com muita trovoada. Não sei qual era a altura do topo desta célula, mas posso afirmar que observei relâmpagos iluminando-a até depois das 23h! Tendo em conta a distância a que me encontro das regiões do Interior onde a trovoada se abatia, é de ficar espantado. :shocking:
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Não sei qual era a altura do topo desta célula, mas posso afirmar que observei relâmpagos iluminando-a até depois das 23h! Tendo em conta a distância a que me encontro das regiões do Interior onde a trovoada se abatia, é de ficar espantado. :shocking:
Sim, foi festa quase toda a noite para os lados de Elvas. Era assustador visto daqui e só estou a ~45km.
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Sim, foi festa quase toda a noite para os lados de Elvas. Era assustador visto daqui e só estou a ~45km.
;)

Uma coisa muito interessante que observei nesta trovoada é que alguns dos raios que saíam do topo da nuvem disparavam na horizontal. Desculpem a minha linguagem de leigo, mas é a melhor maneira de a descrever. O topo da célula iluminava-se constantemente e dela partiam descargas quer para o solo, quer para os lados (entenda-se, na horizontal). O detector no IM assinalou uma boa quantidade de raios positivos, talvez seja por isso, não sei.

Ah, e obrigado por não me apelidarem de "maluquinho" por ter dito que conseguia observar a partir da parte ocidental da margem sul uma trovoada que se estava a abater no interior do Alentejo. :D