Evento «Isabel» - 28 Setembro/8 Outubro 2009

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Tópico Índice, Resumos, Conclusões e Notícias Nacionais do Evento


saty.gif



Previsões

- Seguimento e Discussão das Previsões do Tempo - Início | Fim
- Análise Modelos e Alertas Oficiais - Início/Fim


Seguimentos

- Açores e Madeira - Início (28 Set) | Fim (6 Out)
- Litoral Norte - Início (5 Out) | Fim
- Interior Norte e Centro - Início (5 Out) | Fim
- Litoral Centro - Início (5 Out) | Fim
- Sul - Início (6 Out)| Fim

Fotografia/Vídeo/Reportagens

- Evento «Isabel» - Chuva, Vento e Trovoadas - 28 Setembro/8 Outubro 2009
- Trovoada Covilhã 07-10-2009



Eventos Significativos

- Ciclogénese Tropical nos Açores
a) Antecedentes Seguimento Açores e Madeira (1 Out)
b) Tempestade Tropical Grace - 5 de Outubro 2009

- Tornado em Ferreira do Zêzere - 7 Outubro 2009

- Inundações em Guimarães

- Mau Tempo ontem na Madeira
- Mais de 150mm de precipitação em 24h no Pico do Areeiro (Madeira)

- Habitantes de Sobral da Adiça (Moura) retirados de casa devido a inundações
 

DMartins

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
829
Local
Guimarães - 199mts Altitude
Evento «Isabel» - Chuva, Vento e Trovoadas - 28 Setembro/8 Outubro 2009

Temporal em Guimarães inunda diversos pontos do concelho
TEMPORAL. As fortes chuvas que se abateram durante a noite desta terça-feira, em Guimarães, causaram prejuízos em vários locais da cidade. Habitações e lojas ficaram inundadas.

Tudo aconteceu pelas 21 horas, quando a chuva começou a cair com mais intensidade e, em menos de meia hora, deu origem a inúmeras torrentes de água. Pelas 20:45 horas, os Bombeiros Voluntários das Taipas foram chamados para remover uma árvore que tinha caído na freguesia de Balazar, na Estrada Nacional 101, que liga Guimarães a Braga.

Foi enviada uma viatura com três homens que, à hora em que a GMRtv tomou conhecimento da ocorrência, pelas 21:30 horas, ainda se encontravam em trabalhos de remoção. À mesma hora, pelas 21:30 horas, foram enviadas daquela corporação duas viaturas para auxiliarem os Bombeiros Voluntários de Guimarães, que já não tinham como acudir a todas as situações de enchentes.

Também os Voluntários de Vizela foram chamados a intervir em Casal de Lobo, na freguesia de Nespereira, onde, pelas 21:55 horas, as chuvas diluvianas causaram alguns estragos. Entretanto, um incêndio deflagrou numa empresa situada perto da capela da Madre de Deus, em Azurém.


In: GuimarãesTv. - gmrtv.com - http://www.gmrtv.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=2260
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Evento Especial «Isabel»: Interior Norte e Centro - Outubro 2009

Mau tempo
Bombeiros da Covilhã chamados para várias inundações desde as 6h30
Os Bombeiros Voluntários da Covilhã têm estado a acudir a várias inundações desde 6h30 de hoje, devido a chuva forte, disse à Agência Lusa fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS)

«São várias inundações nalgumas habitações, sem gravidade, que os bombeiros têm socorrido caso a caso», descreveu a mesma fonte.

Os pedidos de ajuda no concelho da Covilhã têm surgido sobretudo na freguesia do Tortosendo, acrescentou.

O distrito de Castelo Branco, a que pertence a Covilhã, está hoje sob aviso Laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido às previsões de chuva e vento fortes, à semelhança de praticamente toda a região do Norte e Centro de Portugal continental, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).

Os distritos mais a Sul, Évora, Beja e Faro, estão com aviso Amarelo, o segundo menos grave da escala.

Para os distritos com aviso Laranja, o IM prevê chuva ou aguaceiros temporariamente fortes e acompanhados por trovoadas, enquanto que o vento deverá soprar forte nas terras altas, com rajadas que podem atingir 80 quilómetros por hora.

Nos três distritos com aviso Amarelo espera-se também chuva por vezes forte e acompanhada de trovoadas.

Lusa / SOL
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=150108
 

vitamos

Staff
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,433
Local
Estarreja
re: Evento «Isabel» - Chuva, Vento e Trovoadas - 28 Setembro/8 Outubro 2009

Um deslizamento de terras em Resende provocou esta manhã um morto. É mais uma consequência do mau tempo que se fez sentir esta noite e que se espera para hoje com chuva e vento fortes em Portugal continental. O Instituto de Meteorologia colocou alguns distritos mais a Sul com aviso Amarelo e todos os restantes com aviso Laranja.


O mau tempo que se fez sentir esta madrugada em quase todo o territónio continental deverá ter estado na origem do deslizamento de terras em Resende que provocou uma vítima mortal.

A vítima ficou soterrada depois de um deslizamento de terras em S. João Fontoura, no concelho de Resende, quando o carro em que seguia foi atingido por uma pedra de grandes dimensões.


Fonte: www.rtp.pt
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
E enquanto ainda se verificam algumas ocorrências dignas de registo e outras ainda são esperadas, é já possível fazer um 1º apanhado geral do que terá sido a passada noite e madrugada:
Antes de mais nada, a solicitação aqui deixada para que hoje fosse feriado
obviamente não foi atendida mas não terá sido por tal facto que não houve
uma proliferação de posts ( terá sido a madrugada mais concorrida desde que o nosso forum existe)
Em segundo lugar, houve como seria expectável, um grande número de
extremos incríveis sendo as ocorrências de Ferreira do Zêzere,
Guarda, Covilha,Guimarães entre outras, as mais sonantes.
Em 3º lugar , Houve precipitações importantes (bem acima do esperado) em vastas zonas do interior norte e centro tão carenciadas.
Relâmpagos e trovões ,aguaceiros e vento em rajadas foram frequentes
em sítios tão distantes que neste aspecto poder-se-á falar em alguma democraticidade nas ocorrências.
Também houve como sempre há nestas circunstâncias regiões onde a Isabel terá passado despercebida ou muito aquém do esperado e consequentemente surgiram aqui e ali
alguns posts de desilusão ou desencanto com a má sorte ou má fortuna.
E depois também ocorreram discrepâncias incríveis entre lugares que distam poucos Kms uns dos outros mas com registos assinalavelmente diferentes.
Enfim, houve muita animação e um acompanhamento ímpar de todos nós , madrugada fora,neste forum que tem já uma dimensão nacional importante mesmo sabendo nós que noites assim, contar-se-ão pelos dedos de uma só mão e que a pasmaceira meteorológica prejudica naturalmente a sua vivacidade e natural expansão .
E por falar em pasmaceira e como este é um tópico de seguimento e previsão
adivinhem lá quem já está todo "prontinho" para entrar de novo em cena?
Pois é : -Lá vai o forum queixar-se às Entidades competentes da
"asfixia meteorológica" que o Anticiclone dos Açores nos impõe...
 

AnDré

Staff
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
11,087
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (900m)
re: Evento «Isabel» - Chuva, Vento e Trovoadas - 28 Setembro/8 Outubro 2009

07 Outubro 2009 - 15h00
Estragos em várias zonas do País
Mau tempo



Queda de pedra mata sexagenário

O mau tempo e as fortes chuvas que se fazem sentir em algumas localidades do País provocaram estragos em várias zonas do País. Há um morto confirmado em Resende, distrito de Viseu, na sequência de deslizamento de terras e da queda de uma pedra na via pública.

A queda de uma pedra meio metro de diâmetro matou esta manhã em S. João da Fontoura, Resende, um homem de 60 anos que estava estacionado num pequeno quadriciclo, conhecido por “papa reformas”.

Joaquim Carvalho ficou soterrado e teve morte imediata, tendo sido a sua mulher a pedir auxílio às autoridades. Aliás a vítima tinha ido levar a mulher a uma paragem de autocarro e encontrava-se, no local, à espera que esta apanhasse o autocarro quando foi surpreendido pela queda da pedra. Esta esmagou o habitáculo do veículo e não deu hipóteses a Joaquim de escapar.

O mau tempo terá sido o responsável maior pelo desabamento que acabou por vitimar o sexagenário. No local estiveram a GNR e os bombeiros que depois de isolarem o local, acabaram por transportar o corpo ao Centro de Saúde local.



FAMÍLIAS DESALOJADAS EM FERREIRA DO ZÊZERE


Outra das situações mais complicadas aconteceu em Ferreira do Zêzere onde, de acordo com as autoridades, a queda de árvores e as inundações desalojaram várias famílias.

As fortes chuvadas tiveram início de madrugada e neste momento, algumas casas não têm qualquer condição de habitabilidade, as vias estão cortadas e os cabos de energia derrubados. Os bombeiros, a GNR e a protecção civil foram chamados perto das 04h00 da madrugada.

Há a indicação de pelo menos quatro pessoas desalojadas, duas na localidade de Rebaldia e duas em Milharadas.




ESTRAGOS POR TODO O PAÍS


Também Tomar sofreu estragos de ordem diversa sendo o mais grave o de um prédio que ficou sem telhado.

Ontem à noite, em Guimarães, o parque de estacionamento do centro comercial de São Francisco e algumas ruas ficaram inundadas. Os bombeiros e a protecção civil receberam ainda naquela cidade diversos pedidos de ajuda para casos de infiltrações, inundações e sarjetas entupidas.

Santarém foi outra das localidades afectadas, à semelhança de Ovar em Esmoriz. Em Ovar, por exemplo, as ligações telefónicas foram interrompidas e pararam completamente em virtude do mau tempo.

Na região de Guarda foram registadas quedas de muros, estradas cortadas e inundações.



MORADORES DE SOBRAL DE ADIÇA RETIRADOS DE CASA

O mau tempo que esta quarta-feira se abateu sobre Portugal obrigou à retirada de várias habitantes na aldeia de Sobral de Adiça, no concelho de Moura. A ribeira local transbordou, tendo povocado inundações.

Os moradores afectados vivem na parte mais baixa da aldeia e estão a ser tranferidos para a zona mais alta da localidade pelos bombeiros. Apesar da chuva intensa que caiu esta manhã e dos estragos causados, não há registo de vítimas.

Correio da Manhã
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Evento Especial «Isabel»: Sul - Outubro 2009

20091007150611.jpg


Tromba de água inundou habitações no Sobral da Adiça
Uma tromba de água no Sobral da Adiça, no concelho de Moura, inundou várias habitações. O caudal da ribeira subiu e a zona baixa da freguesia foi inundada esta manhã. Não há a lamentar vítimas. Quatro automóveis foram arrastados pela enxurrada. Os seus ocupantes foram resgatados pelo Bombeiros Voluntários. A Protecção Civil, os Bombeiros e os moradores estão a proceder a operações de limpeza. O caudal da ribeira já desceu.
Canudo Sena, responsável pelo Centro Distrital de Beja de Operações de Socorro (CDOS), assegurou à Rádio Pax que “a situação está a caminhar para a normalidade”.
http://www.radiopax.com/noticias.php?d=noticias&id=7362&c=1

Mau Tempo: Habitantes de Sobral da Adiça (Moura) retirados de casa devido a inundações
Beja, 07 Out (Lusa) - Vários habitantes de Sobral da Adiça, no concelho de Moura (Beja), estão a ser retirados das suas casas, na zona mais baixa da aldeia, depois da ribeira local ter transbordado e provocado inundações, revelaram os bombeiros.
Lusa
13:42 Quarta-feira, 7 de Out de 2009


Beja, 07 Out (Lusa) - Vários habitantes de Sobral da Adiça, no concelho de Moura (Beja), estão a ser retirados das suas casas, na zona mais baixa da aldeia, depois da ribeira local ter transbordado e provocado inundações, revelaram os bombeiros.

"Caiu uma chuva bastante intensa, a meio da manhã, e fez transbordar a ribeira do Sobral, provocando algumas inundações de casas", revelou à agência Lusa o segundo comandante distrital de Beja das Operações de Socorro, Carlos Pica.

O mesmo responsável adiantou que vários meios dos bombeiros estão, no terreno, a retirar as pessoas dessa zona e a levá-las "para pontos mais altos" da aldeia, assim como a "controlar e monitorizar a situação".
http://aeiou.visao.pt/mau-tempo-hab...retirados-de-casa-devido-a-inundacoes=f532137
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Evento Especial «Isabel»: Sul - Outubro 2009

Sobral da Adiça, concelho de Moura
Inundações não provocam vítimas, nem desalojados

A forte chuvada que hoje fustigou a zona de Sobral da Adiça, concelho de Moura (Beja), e que fez transbordar uma ribeira e inundar várias casas, não provocou vítimas, nem desalojados, disse à agência Lusa fonte dos bombeiros.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

O segundo Comandante Distrital das Operações de Socorro (CDOS) de Beja, Carlos Pica, explicou à agência Lusa que os bombeiros estão empenhados durante a tarde em operações de limpeza das casas afectadas, localizadas na zona mais baixa da aldeia.

"Caiu uma chuva bastante intensa, entre as 10:00 e as 10:30, e fez transbordar a ribeira do Sobral, provocando algumas inundações de casas", relatou o responsável, indicando que alguns habitantes foram retirados das suas habitações para pontos mais altos da aldeia.

"Algumas casas situadas junto à linha de água foram inundadas, sobretudo no rés-do-chão", especificou.

Depois de ter baixado o caudal da ribeira, as pessoas começaram a regressar a casa e em conjunto com os bombeiros procedem a operações de limpeza.

O segundo comandante distrital de Beja das Operações de Socorro referiu ainda que foi mobilizado para o local um meio aéreo, para acautelar a necessidade de um “eventual resgate onde os meios terrestres não pudessem chegar".

Carlos Pica explicou que, a montante de Sobral da Adiça, há "uma confluência de várias linhas de água" que, devido à chuva intensa que caiu, fez "transbordar a ribeira que atravessa” a aldeia.

http://www.destak.pt/artigo/42155
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Evento Especial «Isabel»: Sul - Outubro 2009

400 inundações e 40 desabamentos nas últimas horas

Mais de 400 inundações e cerca de 40 desabamentos de terras foram registados em todo o país desde as 20h00 de ontem.

33077890.jpg

Concelho de Ferreira do Zêzere afectado por tornado. Paulo Cunha/Lusa.

As contas são da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e foram reveladas à Renascença por Miguel Cruz, adjunto de operações.

As chuvas fortes que caíram, sobretudo durante a madrugada e a manhã desta quarta-feira, afectaram especialmente os distritos de Aveiro, Braga, Porto, Viseu, Santarém e Lisboa.

Nos registos que tem até ao momento, a Protecção Civil confirma um morto em Resende, Viseu, e seis desalojados em Ferreira do Zêzere.

Neste último caso, a passagem de um tornado na última madrugada danificou várias casas nas povoações de Areias e Beco. Algumas sofreram danos nos telhados e outras ficaram com a estrutura afectada.

O comandante dos bombeiros locais e vereador da Protecção Civil, Pedro Mendes, adianta que o levantamento dos estragos está a ser feito e que pode haver necessidade de realojar mais pessoas.

Tempo melhora a partir de amanhã

O mau tempo nesta altura ainda se faz sentir nalgumas zonas do país, mas para amanhã e até ao fim de semana o tempo vai voltar a ser seco e quente, de acordo com o meteorologista Pedro Reis Vieira.

Ainda de acordo com as previsões, no sábado e no domingo as temperaturas máximas no país vão variar entre os 25 e os 30 graus.

http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=92&did=73770

PS: Ena, uma notícia que não usa o "mini". Parabéns Renascença.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Olá, agora que se gastam os últimos cartuchos, usem este tópico para colocar os vossos resumos do evento, e se quiserem, as conclusões do mesmo, alegrias, desabafos ou outra coisa qualquer que queiram debater sobre estes dias.
 

ecobcg

Cumulonimbus
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
4,877
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Resumo do dia:
Precipitação acumulada: 37,6mm
Rain rate máximo: 104,8mm/hora

Total acumulado com a "Isabel":
Dia 5: 0,2mm
Dia 6: 1,8mm
Dia 7: 37,6mm
Dia 8: 1,2mm
Total: 40,8mm
Não foi mau!:thumbsup:
 
Última edição:

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,189
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Boas

Vou usar este tópico apenas para dizer que devia haver uma maior preocupação por parte de quem informa de chamar as situações meteorológicas pelos nomes.
Desta vez acho que a quantidade de disparates que foram ditos mostra muita falta de informação de quem está a informar. Ouvimos de tudo TUFÕES, TROMBA DE ÁGUA ( esta já é tradicional, qualquer dia mudamos o nome definitivamente), CICLONES e a mais recente NANO MINI MICRO TORNADO, vamos lá ver se no próximo evento eles já estão mais informados.

Mais um apontamento que achei interessante foi ver a potencia de um cape mais elevado, dando outro brilho a trovoada.

A lamentar a morte em Viseu e os estragos pelo resto do país.

Abraços
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,446
Local
Cova da Piedade (28m) / Belver (140m)
Concordo a 100% com o ajrebelo, para quem vê a Meteorologia com outros olhos como nós chega a ser deprimente ver tanto erro por parte da Comunicação social.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Por aqui foi bastante "calmo" em termos de precipitação e não houve nada de significativo a salientar:

Dia 5 - 3,0 mm
Dia 6 - 8,8 mm
Dia 7 - 4,0 mm
Dia 8 - 1,2 mm

Total - 17,0 mm

Registo para o "calor" de Outubro que permitiu ter no dia 6, a 3ª mínima tropical deste ano com 20,3ºC.
 

meteo

Nimbostratus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
1,978
Local
Oeiras
Por aqui um fim de Setembro e entrada de Outubro bastante quentes,com umas noites de verdadeiros ananases :hehe: No fim-de-semana(Domingo) chegou o mau tempo,mas só Terça foi realmente interessante.Madrugada de trovoada,e chuva.Trovoada e muita chuva mesmo! 20minutos seguidos de chuva torrencial.Seria interessante saber quanto choveu,mas sem estação,nada a fazer... Bela madrugada de Outono!