Evento «Isabel» - 28 Setembro/8 Outubro 2009

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Algumas dados do evento «Isabel» por terras de Aveiro:)

Precipitação max. em 24h: 82.8mm
Precipitação max. numa 1h: 32.6mm
Total de Precipitação: 107.1mm
Rajada max. 54.2km/h
 


ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Impressionante este valor de dia 7, plenamente corroborado por alguns relatos que recolhi recentemente dizendo respeito a queda de muros e deslizamento de terras em várias zonas das freguesias de Cabeçudo e Cernache do Bonjardim. Outros eventos extremos como os de Ferreira do Zêzere não foram notados, mas a severidade local foi bem evidente.


Sim realmente foi uma madrugada de muita chuva e trovoada, e o nascer do dia mostrou os problemas que esta causou, desde inundações em garagens, acumulação de agua nas estradas, as quedas de muros que falaste e por consequência o deslizamento de terras para as estradas, a saída das aguas para fora do seu habitual percurso inundando alguns terrenos. Às 7h da manhã a radio local fazia referencia à algumas situações e pedia as pessoas para comunicarem qualquer problema que pode-se ser relevante às populações.

Pode-se dizer que apesar dos prejuízos causados foi uma sorte não ter ocorrido em pleno inverno quando as terras por vezes estão saturadas e as ribeiras e ribeiros poderão estar perto do seu limite de caudal.