Exemplares de plantas tropicais em Portugal que se dão bem e frutificam



luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Olá a todos. Em Portugal os citrinos são muito conhecidos, mas normalmente ficamos pela produção de 2 ou 3 variedades de laranja, limão, tangerinas e clementinas. O nosso país tem um clima muito favorável ao cultivo de citrinos, mas a produção é limitada em termos de variedades. É importante que se diversifique já que existem citrinos muito mais valorizados. Deixo alguns exemplos:

Limas caviar: São de muito fácil cultivo, produtivas e com elevado preço de mercado. As minhas resistiram muito bem aos -6,5C do ano passado, muito melhor que o limoeiro e as laranjeiras... Existem frutos de polpa roxa, vermelha, branca, rosa, amarela e verde.
r785347_6791104.JPG


4bb145d4f81e2630e8c5b20a9cbfb068_w640_h360_cp_sc.jpg


01f25a8ea62fd7ff72528a12b13ee46a--native-plants-entrepreneur.jpg


Pomelo: Pouco conhecido, este citrino tem entre 1 e 2,5Kg dependendo das variedades! Nutricionalmente mais rico que os outros citrinos. É menos resistente ao frio. Literalmente é uma árvore com bolas de futebol penduradas!

Pomelo-Tree-Seeds-Grapefruit-Shaddock-Great-Taste-organic-fruit-seeds-50pcs-For-Orchard-Home-Gardening-Free.jpg


pamplemousse-chinois.jpg
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Outras variedades de citrinos pouco frequentes por cá:

Laranja Cara cara: doce de polpa rosa

1135.jpg


Laranjas sanguíneas:
De polpa vermelha. A variedade moro tem sumo cor de sangue.

bloodorangecake.jpg


Laranja baunilha e laranja morango:
Têm os respectivos sabores. A laranja baunilha tem a característica de não ter acidez e muito menos açucar, mas por isso parece ser mais doce e com sabor a baunilha. É indicada para pessoas com diabetes e com problemas gástricos.

Etrog:
É uma espécie de limão extremamente valorizado porque é usado pela comunidade judaica para fins religiosos.

etrog2.jpg


Clementina de polpa vermelha

3731f1017dc9f3523c71bc9119f14d07--citrus-rubin.jpg
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Alguém tem citrinos destes mais raros? ;)

Abriste-me a porta para um Mundo de citrinos que desconhecia por completo! :D

Não fazia ideia que havia tantas variedades, até podia tentar produzir algumas, mas acho que iria ter muitas dificuldades se quisesse escoar o produto, embora valorizados, não são muito conhecidos.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Abriste-me a porta para um Mundo de citrinos que desconhecia por completo! :D

Não fazia ideia que havia tantas variedades, até podia tentar produzir algumas, mas acho que iria ter muitas dificuldades se quisesse escoar o produto, embora valorizados, não são muito conhecidos.
E existe muito mais! Tenho de fazer mais uns posts. Em relação a escoar tinhas dificuldade porquê? Se existe sector em expansão é o alimentar e produção de alimentos exóticos para nichos de mercado. Eu estou a apostar nisso como economia familiar. O nosso país tem as melhores condições para tal. Depois é uma questão de associação para ganhar escala. ;)
 

cookie

Nimbostratus
Registo
20 Set 2014
Mensagens
1,224
Local
Azurara - Vila do Conde
  • Gosto
Reactions: luismeteo3